quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

"Sempre seremos implacáveis contra qualquer tentativa de golpe", promete Lula

"Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Todos pagarão pelos crimes que cometeram", disse o presidente

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 07/09/2024 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Em discurso contundente durante evento em alusão aos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, o presidente Lula (PT) reafirmou o compromisso de seu governo com a defesa intransigente da democracia e do Estado de Direito. O evento, realizado nesta quarta-feira (8), em Brasília, relembrou o ataque às sedes dos Três Poderes na capital federal e reforçou a importância de combater ameaças à ordem democrática no Brasil.

Lula iniciou sua fala com palavras firmes: "sempre seremos implacáveis contra qualquer tentativa de golpe. Os responsáveis pelo 8 de janeiro estão sendo investigados e punidos. Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram". A declaração foi recebida com aplausos dos presentes, que incluíam ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil.

☉ Investigação e punição - O presidente destacou que as investigações avançam para identificar e responsabilizar não apenas os executores, mas também os idealizadores dos atos de vandalismo que abalaram a democracia brasileira. Ele foi enfático ao mencionar as ameaças à sua vida, à do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e à do ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. "Todos, inclusive os que planejaram o assassinato do presidente, do vice-presidente e do presidente do TSE, terão amplo direito de defesa e a presunção de inocência garantidos. Contudo, não haverá espaço para impunidade em um Brasil que luta pela justiça e pelo respeito às instituições".

☉ Fake news e discurso de ódio - O presidente também abordou o impacto destrutivo das fake news e dos discursos de ódio que têm ganhado espaço, sobretudo nas redes sociais. Segundo ele, essas práticas colocam em risco vidas e ameaçam a paz social.

"Defendemos e defenderemos sempre a liberdade de expressão, mas não seremos tolerantes com os discursos de ódio, as fake news – que colocam em risco a vida de pessoas –, e a incitação à violência contra o Estado de Direito". Lula reforçou a necessidade de um combate mais eficiente contra essas práticas e anunciou a intensificação de ações do governo para regulamentar o uso das plataformas digitais.

☉ Compromisso com o diálogo e a democracia - No encerramento de seu discurso, o presidente reafirmou a fé no diálogo como pilar para a reconstrução do país. Ele também reiterou o compromisso de seu governo com a justiça social e o desenvolvimento sustentável. "Seguiremos trabalhando dia e noite para a condução de um Brasil mais desenvolvido, mais justo e mais democrático, porque a democracia venceu".

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário