quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Renan Filho critica Zema por ausência em evento de concessão da BR-381/MG: “isso apequena o gestor público”

Ministro dos Tranportes diz que o governador “prioriza a política contra o interesse do cidadão”

Ministro dos Transportes, Renan Filho (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro dos Transportes, Renan Filho, teceu duras críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante o evento de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG, realizado na segunda-feira, 22 de janeiro, em Belo Horizonte. Conhecida como “rodovia da morte”, devido às péssimas condições e elevado índice de acidentes, a estrada receberá um investimento de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos.

“Em 2024, fizemos quatro leilões para Minas Gerais. Para mim, é até uma pena que o governador de Minas não esteja aqui neste momento, porque nunca um governo de Minas Gerais recebeu tanta atenção do governo federal quanto o que o presidente Lula está fazendo agora”, afirmou Renan Filho. Segundo ele, a ausência de Zema no evento é um reflexo de uma postura que coloca interesses políticos acima das necessidades da população. “Parece que a cobrança é mais política e menos pela obra, e isso apequena o gestor público”, completou.

Renan também destacou a relevância da concessão para o estado. “Minas Gerais tem 861 municípios. Acredito que nenhum deles não se sente contemplado com esta obra. Pode perguntar em qualquer cidade mineira se você acha que era importante que o presidente Lula resolvesse o problema da BR-381. A maior parte vai dizer que sim, mesmo o investimento não sendo diretamente na cidade”, enfatizou o ministro.

◎ Investimento histórico

A assinatura do contrato, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcou o início de uma nova etapa para a BR-381/MG. A rodovia, que conecta Minas Gerais a São Paulo e Espírito Santo, é estratégica para o transporte de produtos industriais. Entre 2018 e 2023, o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares registrou 3.960 acidentes e 420 mortes.

O projeto, a ser administrado pela Concessionária Nova 381, prevê a duplicação de 106 km, inclusão de 83 km de faixas adicionais, construção de 23 passarelas e instalação de áreas de escape e Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros. Nos primeiros 100 dias, estão programados reparos no pavimento, sinalização e iluminação, além da manutenção de pontes e viadutos.

◎ Impacto para a população

O projeto beneficiará diretamente 13 cidades ao longo do trecho e impactará outros municípios indiretamente, promovendo maior segurança e eficiência no tráfego, que registra uma média de 24,7 mil veículos diários. Cerca de 4 milhões de pessoas serão beneficiadas, com a geração de 83,5 mil empregos diretos e indiretos.

A concessão foi vencida por um consórcio liderado pela 4UM Investimentos, com sede em Curitiba, que apresentou a menor tarifa de pedágio e garantirá isenção no primeiro ano, além de descontos para usuários frequentes. Para o governo federal, o projeto representa um marco na infraestrutura e logística da região, transformando a BR-381/MG em um corredor moderno e seguro.

Ao final do evento, Renan Filho reforçou que a ausência de Zema contrasta com a importância histórica da iniciativa. “O gestor público pode ser político ou técnico, operário ou empresarial; o que ele não pode é priorizar a política contra o interesse do cidadão”, concluiu o ministro.

Fonte: Brasil 247

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