segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Relação entre Brasil e EUA é fria e protocolar, avaliam fontes diplomáticas

Alguns diplomatas estão apreensivos com o distanciamento entre Lula e Trump e afirmam que a relação é fria, na melhor das hipóteses

Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)

Fontes diplomáticas demonstram preocupação com a relação entre o governo Lula e o governo Trump. Desde a eleição do republicano, praticamente não houve nenhum contato entre as partes, além de mensagens protocolares.

A jornalista Priscila Yazbek, correspondente da CNN em Nova York destaca em reportagem que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviou uma carta à sua contraparte americana, Marco Rubio, indicado para o Departamento de Estado dos Estados Unidos, para cumprimentá-lo pela nomeação.

Além da carta, que é uma formalidade, não houve uma tentativa de ligação ao novo Secretário de Estado.

Alguns diplomatas estão apreensivos com o distanciamento entre os dois governos e afirmam que a relação é fria, na melhor das hipóteses.

A percepção entre os diplomatas é que a indiferença de Trump com Lula era previsível, já que o governo que está entrando nos Estados Unidos tem lado – e não é o de Lula.O presidente brasileiro declarou apoio à vice-presidente Kamala Harris durante as eleições americanas em 2024. A dois meses da votação, o presidente brasileiro afirmou: “Deus queira que a Kamala ganhe eleição nos EUA”. Na semana do pleito, Lula acrescentou que torcia pela democrata.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário