A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 12 participantes que alcançaram a nota máxima de mil na redação, sendo apenas um estudante de escola pública, em Minas Gerais. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC).
Os estados com participantes que obtiveram nota mil foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal. Em comparação, na edição de 2023, 60 estudantes atingiram a nota máxima na redação, sendo quatro oriundos de escolas públicas.
A nota média da redação apresentou crescimento em relação ao Enem 2023, passando de 645 para 660 pontos, um aumento de 15 pontos. A média geral das provas também subiu, passando de 543 para 546 pontos. O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A redação, que tem peso de 20% na nota total, é avaliada com base em cinco competências, e os participantes podem zerar a prova caso fujam do tema proposto.
O Enem 2024 contou com mais de 4,32 milhões de inscritos, dos quais 73,5% compareceram aos dois dias de prova. O exame é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Durante a coletiva de imprensa em que os resultados foram apresentados, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou uma novidade: “Lembrando que, este ano, o presidente vai lançar um prêmio de reconhecimento aos resultados da educação básica no Brasil – inclusive o resultado do Enem”.
“Vamos anunciar à imprensa e à população brasileira as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da educação básica no nosso país por município, por estado, por rede, por escola. É uma forma de reconhecer, de dar transparência ainda maior aos resultados e de valorizar os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário