Deputado, no entanto, criticou tentativas de "cooptação pessoal" de lideranças tucanas por outros partidos sem a discussão de projeto político consistente
Aécio Neves (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)
Em meio a uma crescente perda de influência no cenário político brasileiro, o PSDB avalia a possibilidade de fusão, federação ou incorporação a outros partidos. A informação foi confirmada pela Folha de S. Paulo a partir de declarações do deputado federal Aécio Neves, uma das principais lideranças tucanas.
"O PSDB vai construir uma aliança ao centro com forças que estejam dispostas a isso e por isso nós temos ampliado as nossas conversas. A partir de fevereiro, nós vamos retomá-las com mais intensidade", afirmou Aécio.
Aécio criticou as tentativas de "cooptação pessoal" de lideranças tucanas por outros partidos sem a discussão de um projeto político consistente. Segundo a Folha e o Globo, o PSDB já manteve diálogos com MDB, Solidariedade e Podemos.
O PSDB, que já foi um dos maiores partidos do país, tem enfrentado um declínio expressivo desde 2016. Nas eleições municipais de 2024, elegeu apenas 273 prefeitos, 250 a menos que em 2020, caindo do 4º para o 8º lugar em número de cidades conquistadas. Pela primeira vez, o partido não conseguiu eleger nenhum vereador para a Câmara Municipal de São Paulo. Comparado a 2016, houve uma redução de 65,7% no número de prefeitos eleitos.
Com a perda de relevância, o partido, que já teve nomes como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro José Serra, teme ser rebaixado ao grupo das legendas nanicas.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário