“Pomerode se destaca pela cor da pele das pessoas”, disse o governador bolsonarista
(Foto: Agência Senado)
O presidente do PT em Santa Catarina, Décio Lima, entrou com um pedido para que o Ministério Público investigue uma fala em que o governador do estado, Jorginho Mello (PL), elogia a “cor da pele” dos moradores de Pomerode, no Vale do Itajaí. A cidade tem cerca de 80,3% de sua população composta por pessoas brancas, com pretos e pardos representando menos de 20%. As informações são da Folha de S. Paulo
Na representação, Décio Lima afirma que a fala do governador bolsonarista foi "desastrosa, criminosa, racista e supremacista". A declaração de Mello ocorreu durante a abertura da 40ª edição da Festa Pomerana, evento que celebra as tradições germânicas.“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, disse em áudio encaminhado para a imprensa.
"O noticiado [Jorginho] tratar tal fato (cor branca da pele da população de Pomerode), como algo de destaque, algo que torne a cidade atrativa, claramente denota uma fala, postura, conduta supremacista do governador do estado, ao tratar as pessoas de cor de pele branca, como melhores, mais atrativas, como sendo de destaque, em detrimento das demais cores de pele (negros, pardos)", diz a representação enviada por Décio Lima ao MP.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário