Claudia Sheinbaum vai mostrar os êxitos do seu governo durante manifestaçãon no Zocalo, praça central da capital mexicana
Claudia Sheinbaum apresenta balanço positivo de 100 dias de governo (Foto: Prensa Latina
Prensa Latina - A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, apresenta neste domingo (12), em manifestação junto ao povo na capital mexicana a prestação de contas dos 100 dias do seu governo.
“Neste domingo apresento ao povo o relatório dos primeiros 100 dias de governo. Todos os mexicanos estão convidados para o Zócalo (praça central da capital federal). O evento será animado pelo grupo Legado de Grandeza. Aguardo vocês”, escreveu o presidenta na última quinta-feira na rede social X.
A mandatária completou esse período à frente do país com uma elevada aprovação da população (entre 77 e 80 por cento segundo as pesquisas mais reconhecidas) e uma gestão caracterizada pela continuidade do processo de mudanças sociais iniciado em 2018.
“Não vamos regressar ao período neoliberal, nem ao período do regime de corrupção e de privilégios, vamos continuar a manter a transformação”, expressou recentemente a chefe do Executivo ao responder a uma pergunta na sua habitual coletiva de imprensa.
Mencionou como outros elementos importantes a defesa dos direitos das mulheres e do povo mexicano.
“Esta é a nossa visão. 'Para o bem de todos, os pobres primeiro' continua a ser a máxima do nosso governo e vamos continuar trabalhando honestamente e dando resultados ao povo do México”, afirmou.
Além de manter os programas sociais concebidos durante a gestão do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, como prometeu fazer, Sheinbaum acrescentou outros três, entre eles, o que é destinado a beneficiar com pensão mulheres entre 60 e 64 anos.
Uma segunda iniciativa dará apoio às famílias com crianças e adolescentes matriculados na educação infantil, ensino fundamental ou médio público, e a terceira, chamada Saúde Casa por Casa, busca melhorar a qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência.
No que diz respeito à segurança, classificada como a principal preocupação dos mexicanos, o governo implementa uma estratégia baseada na atenção às causas, consolidação da Guarda Nacional, fortalecimento da inteligência e investigação e coordenação com os entes federais.
Como resultado, os números oficiais indicam uma diminuição de 16,3 por cento na incidência de homicídios dolosos entre Setembro e Dezembro de 2024, período que inclui precisamente os primeiros três meses de seu governo.
As autoridades relataram também a detenção de 7.720 pessoas por crimes de grande impacto, bem como a apreensão de mais de 66 toneladas de drogas – incluindo 1.168 quilos e 561 mil comprimidos de fentanil – e um número superior a três 1.600 armas de fogo.
Fonte: Brasil 247 com Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário