Ponte foi inaugurada no dia 21/12; tragédia aconteceu após fortes chuvas na quarta-feira (1º), que fizeram o nível do Rio Caí subir de forma expressiva
Ponte provisória inaugurada no dia 21/12 desaba sobre o Rio Caí, no RS (Foto: Reprodução/G1)
Uma ponte provisória construída para restabelecer a ligação em Feliz, a 80 km de Porto Alegre, foi arrastada pela correnteza do Rio Caí na última quinta-feira (2). A informação foi divulgada pela prefeitura do município, que também detalhou as condições que levaram ao colapso da estrutura. A ponte havia sido erguida em outubro de 2024, após enchentes devastadoras em maio, e mobilizou moradores, empresas e o poder público para sua construção.
De acordo com o G1, a tragédia aconteceu após fortes chuvas na quarta-feira (1º), que fizeram o nível do rio subir de forma expressiva. "Às 9 da manhã, a ponte foi coberta pelas águas. Pelas 17h, começou a apresentar sinais de comprometimento. Pelas 19h, se foi total", informou a prefeitura.
A estrutura conectava o centro da cidade, que possui cerca de 13,7 mil habitantes, às localidades de São Roque, Picada Cará e ao município de Linha Nova. Segundo o prefeito Júnior Freiberger (PSD), o impacto vai além da mobilidade local. "Sem esta ponte, não temos mais ligação entre os dois lados do município para veículos pesados. Isso não afeta somente a mobilidade da cidade, mas de toda a região. E me arrisco a dizer do estado", afirmou.
Com a perda da ponte, o trajeto para conectar os dois lados da cidade agora exige um desvio por Vale Real ou Bom Princípio, aumentando o percurso em cerca de 20 km. Outra travessia do município, a Ponte de Ferro, não foi afetada pelas chuvas.
A ponte provisória, composta por nove contêineres reforçados com estruturas metálicas, foi uma solução emergencial após a destruição da principal ligação durante as enchentes de maio. Entretanto, o nível do Rio Caí desta vez chegou a cinco metros, dois metros acima do normal, inviabilizando sua resistência. "Somente depois que a água baixar para sabermos se os contêineres foram deslocados, levados por quantos metros ou se apenas afundaram", disse Freiberger.
Em maio, quando outra ponte foi levada, o nível do rio chegou a 14 metros, evidenciando o histórico de intempéries severas na região.
Fonte: Brasil 247 com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário