quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Pimenta lamenta novos alagamentos em Porto Alegre e critica governo Melo: “a cidade foi constrangida no primeiro dia do ano”

Fortes chuvas voltaram a causar alagamentos em diversos bairros da capital gaúcha

Paulo Pimenta (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta (PT), lamentou os novos alagamentos que ocorreram em Porto Alegre na última quarta-feira (1º). Fortes chuvas atingiram a cidade e geraram alagamentos em bairros como Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, 4º Distrito e Navegantes. A situação fez com que a cerimônia de posse do prefeito Sebastião Melo (MDB) fosse interrompida e adiada.

Pimenta criticou a falta de manutenção das casas de bomba e limpeza de bueiros, mesmo após as catastróficas enchentes que atingiram a cidade em maio de 2024. “Porto Alegre foi constrangida no primeiro dia do ano, em função da chuva, vários serviços públicos foram prejudicados, trazendo um enorme prejuízo para a cidade e para a população no primeiro dia do ano. Eu quero dizer que a limpeza, a manutenção das casas de bomba, a garantia alimentar básica do serviço do dia-a-dia, do feijão com arroz, da manutenção do trabalho, é das prefeituras, no caso particular da Prefeitura de Porto Alegre. Nós tivemos a paralisação da linha do Trensurb, nós investimos tudo novinho, encheu de água de novo porque as bombas não funcionaram”, disse o ministro.

“O sistema de casas de bombas ou não funcionou ou funcionou de forma precária em toda a região norte de Porto Alegre, do centro de Porto Alegre. A única casa de bombas que funcionou normalmente foi a do trem. Agora é evidente que ela é insuficiente para poder absorver todo o volume de água não drenada em função do não funcionamento do sistema da prefeitura, o que ocasionou essa interrupção do sistema.”, completou.

Por fim, o ministro pediu para que a Prefeitura de Porto Alegre faça os serviços de manutenção para que alagamentos não voltem a acontecer. “Eu quero aqui alertar a população. Por mais que a gente faça todo o trabalho que nós faremos com recursos federais para criar um sistema de proteção contra enchentes e modernização dos diques, se as prefeituras, em caso da Prefeitura de Porto Alegre, não fizer aquilo que é o seu trabalho, limpeza, manutenção, garantia de funcionamento do sistema, toda a chuva que acontecer vai acontecer, o que infelizmente, no dia 1º, de forma lamentável, a população precisou observar, sofreu as consequências que a gente lamenta profundamente”, afirmou.

 

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário