quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

PF encaminha ao STF inquérito sobre desvios de emendas envolvendo União Brasil

Remessa dos autos ao STF se deve aos indícios de crimes envolvendo parlamentares com foro privilegiado

     (Foto: pf)

A Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação da Operação Overclean, que apura um esquema de desvio de emendas parlamentares e recursos públicos envolvendo empresários da Bahia com fortes laços políticos no União Brasil. Um dos alvos da operação, Marcos Moura, conhecido como "rei do lixo", é filiado ao partido e ocupa posições de destaque em seus órgãos de direção. As informações são da coluna de Aguirre Talento, no UOL

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em dezembro, a PF encontrou documentos que indicam uma transação imobiliária entre Moura e o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), líder do partido na Câmara. A descoberta gerou a remessa dos autos ao STF, após o surgimento de indícios de crimes envolvendo parlamentares com foro privilegiado, cujos detalhes seguem sob sigilo.

A investigação teve início em 10 de dezembro, com a deflagração da primeira fase da Operação Overclean. Na ocasião, a PF cumpriu 17 mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento no desvio de recursos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e de prefeituras.

Entre os alvos estava o vereador de Campo Formoso, Francisquinho Nascimento (União Brasil), primo de Elmar, suspeito de fraudar licitações da prefeitura para favorecer o grupo de empresários. A organização criminosa, segundo a PF, movimentou pelo menos R$ 1,4 bilhão durante o período investigado.

O processo ainda aguarda distribuição a um relator no STF, e a decisão que autorizou o envio dos autos ao Supremo foi proferida pela 2ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal da Bahia.

Fonte: Brasil 247 com informações do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário