sábado, 18 de janeiro de 2025

Petrobras inicia parceria com cinema histórico de São Paulo

Espaço Petrobras de Cinema será inaugurado com celebração ao audiovisual nacional na Rua Augusta

Espaço Petrobras de Cinema (Foto: Divulgação)

A Petrobras assumiu o patrocínio de um dos cinemas de rua mais icônicos de São Paulo, localizado na tradicional Rua Augusta. O Espaço Petrobras de Cinema, novo nome do antigo Espaço Augusta de Cinema, será oficialmente apresentado no dia 21 de janeiro em uma cerimônia exclusiva para convidados e imprensa, com a exibição de três produções nacionais. A iniciativa marca mais uma importante ação cultural da estatal, que reforça seu histórico de apoio ao cinema brasileiro. As informações são da Agência Gov, com texto ampliado e editado por Paulo Donizetti de Souza.

O espaço, que há mais de três décadas é um dos pilares da cinefilia paulistana, conta com cinco salas de cinema (incluindo um anexo do outro lado da rua), capacidade total para 750 espectadores, além de café, bomboniere e livraria. Magda Chambriard, presidente da Petrobras, destacou a relevância da parceria para a cultura nacional. “Patrocinar e dar nome a esse importante espaço, considerado um ícone da cultura brasileira, é uma forma de celebrar e promover o cinema em nosso país. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando a pluralidade de manifestações culturais que fazem nosso país ser tão único”, afirmou Chambriard.

☉ Um marco para o cinema brasileiro

A Petrobras já tem longa tradição de apoio ao audiovisual. Carlota Joaquina, o primeiro longa-metragem patrocinado pela companhia em 1995, foi um marco da retomada do cinema nacional. Segundo Chambriard, a meta é ampliar esse suporte por meio do fortalecimento da produção e distribuição de filmes, além do patrocínio a espaços culturais como o Espaço Petrobras de Cinema.

Adhemar Oliveira, fundador da rede Cinespaço e responsável pela programação do cinema, comemorou o novo patrocínio. “Contar com o apoio da Petrobras neste momento delicado de retorno do público às salas de cinema, após dois anos de pandemia, é fundamental para darmos continuidade ao projeto de exibição e democratização das telas, que propomos desde o início da nossa trajetória”, afirmou Oliveira. O cineclubista também comanda outros espaços emblemáticos como o Cine Sala, em São Paulo, o Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, e o Cinema Glauber Rocha, em Salvador.

☉ História e legado

O cinema na Rua Augusta começou em 1947 com o Cine Majestic. Após períodos de declínio na era dos shopping centers, a sala foi revitalizada por diferentes iniciativas, passando por patrocinadores como o Banco Nacional, o Instituto Moreira Salles e, mais recentemente, o Itaú. Em 2024, o Grupo Cinesystem adquiriu diversas salas do Itaú Cinemas, exceto a unidade da Rua Augusta, que voltou ao controle da Cinespaço.

Ao longo de três décadas, o Espaço Petrobras de Cinema registrou mais de 14 milhões de espectadores, com projetos como o Escola no Cinema e o Clube do Professor, além de abrigar festivais, pré-estreias e filmes de grande relevância cultural. O espaço continua a ser um ponto de encontro essencial para os amantes do audiovisual, mantendo sua tradição de valorizar a diversidade cinematográfica nacional e internacional.

Essa parceria entre Petrobras e Cinespaço é um exemplo concreto de como a colaboração entre instituições públicas e privadas pode fortalecer a cultura e democratizar o acesso ao cinema.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário