Espaço Petrobras de Cinema será inaugurado com celebração ao audiovisual nacional na Rua Augusta
Espaço Petrobras de Cinema (Foto: Divulgação)
A Petrobras assumiu o patrocínio de um dos cinemas de rua mais icônicos de São Paulo, localizado na tradicional Rua Augusta. O Espaço Petrobras de Cinema, novo nome do antigo Espaço Augusta de Cinema, será oficialmente apresentado no dia 21 de janeiro em uma cerimônia exclusiva para convidados e imprensa, com a exibição de três produções nacionais. A iniciativa marca mais uma importante ação cultural da estatal, que reforça seu histórico de apoio ao cinema brasileiro. As informações são da Agência Gov, com texto ampliado e editado por Paulo Donizetti de Souza.
O espaço, que há mais de três décadas é um dos pilares da cinefilia paulistana, conta com cinco salas de cinema (incluindo um anexo do outro lado da rua), capacidade total para 750 espectadores, além de café, bomboniere e livraria. Magda Chambriard, presidente da Petrobras, destacou a relevância da parceria para a cultura nacional. “Patrocinar e dar nome a esse importante espaço, considerado um ícone da cultura brasileira, é uma forma de celebrar e promover o cinema em nosso país. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando a pluralidade de manifestações culturais que fazem nosso país ser tão único”, afirmou Chambriard.
☉ Um marco para o cinema brasileiro
A Petrobras já tem longa tradição de apoio ao audiovisual. Carlota Joaquina, o primeiro longa-metragem patrocinado pela companhia em 1995, foi um marco da retomada do cinema nacional. Segundo Chambriard, a meta é ampliar esse suporte por meio do fortalecimento da produção e distribuição de filmes, além do patrocínio a espaços culturais como o Espaço Petrobras de Cinema.
Adhemar Oliveira, fundador da rede Cinespaço e responsável pela programação do cinema, comemorou o novo patrocínio. “Contar com o apoio da Petrobras neste momento delicado de retorno do público às salas de cinema, após dois anos de pandemia, é fundamental para darmos continuidade ao projeto de exibição e democratização das telas, que propomos desde o início da nossa trajetória”, afirmou Oliveira. O cineclubista também comanda outros espaços emblemáticos como o Cine Sala, em São Paulo, o Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, e o Cinema Glauber Rocha, em Salvador.
☉ História e legado
O cinema na Rua Augusta começou em 1947 com o Cine Majestic. Após períodos de declínio na era dos shopping centers, a sala foi revitalizada por diferentes iniciativas, passando por patrocinadores como o Banco Nacional, o Instituto Moreira Salles e, mais recentemente, o Itaú. Em 2024, o Grupo Cinesystem adquiriu diversas salas do Itaú Cinemas, exceto a unidade da Rua Augusta, que voltou ao controle da Cinespaço.
Ao longo de três décadas, o Espaço Petrobras de Cinema registrou mais de 14 milhões de espectadores, com projetos como o Escola no Cinema e o Clube do Professor, além de abrigar festivais, pré-estreias e filmes de grande relevância cultural. O espaço continua a ser um ponto de encontro essencial para os amantes do audiovisual, mantendo sua tradição de valorizar a diversidade cinematográfica nacional e internacional.
Essa parceria entre Petrobras e Cinespaço é um exemplo concreto de como a colaboração entre instituições públicas e privadas pode fortalecer a cultura e democratizar o acesso ao cinema.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário