Segundo o líder do governo no Congresso, o governo vai conseguir reverter a crise
Randolfe Rodrigues (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O líder do governo Lula (PT) no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta segunda-feira (20) que já foi colocada em prática uma estratégia que vai reverter a crise de popularidade gerada pela crise do Pix, informa a CNN. Nas últimas semanas, uma onda de desinformação sobre uma medida do governo que aumentaria a fiscalização do Pix foi capitalizada pela oposição e afetou a popularidade do presidente.
“Perdemos o jogo, mas foi naquele momento da temporada em que ainda tem como recuperar e levar o campeonato”, afirmou, argumentando que o recuo da medida era inevitável. “Quando você está perdendo por 7 a 0, a torcida só quer que o jogo termine logo”, completou.
O senador considera acertada a decisão de Lula em recuar na medida sobre o Pix, mas admitiu que houve uma demora para reagir que fez com que o governo perdesse o controle da situação. No entanto, na opinião dele, as mudanças no discurso logo surtirão efeitos.
Crise do Pix - Entraram em vigor, em 1º de janeiro de 2025, normas, posteriormente anuladas, da Receita Federal que ampliavam a fiscalização sobre o uso da plataforma Pix de pagamentos.
De acordo com as regras, publicadas pelo governo federal em setembro de 2024, bancos e outras instituições financeiras passariam a informar ao Fisco dados básicos referentes a algumas movimentações financeiras, definidas em níveis mais elevados de renda para pessoas físicas e jurídicas. O Ministério da Fazenda previu uma queda no volume de informações enviadas à Receita Federal devido ao alívio concedido aos clientes de menor renda dos bancos tradicionais.
No entanto, o governo federal foi acusado de supostamente aumentar os impostos sobre a classe média, em meio à disseminação de notícias falsas pela extrema-direita sobre uma suposta tributação do Pix.
A Receita Federal negou as acusações e reiterou a importância da regularização fiscal para o combate à lavagem de dinheiro. Apesar disso, o governo revogou as medidas na semana passada.
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário