Jogando em casa, Tubarão construiu a vitória com um gol de falta em cada tempo, um marcado por Gustavo França e o outro, por Iago Teles
Paraná e Londrina jogam no Estádio do Café: goleada para a equipe do interior (Foto: Juninho Messias / Messiasphoto)
O Paraná Clube segue sem vencer em 2025 e afundado na zona de rebaixamento do Campeonato Paranaense. Na noite deste domingo (26 de janeiro), o time da Capital sofreu sua terceira derrota em cinco partidas no estadual. Desta vez, o algoz foi o Londrina, que enfiou um 3 a 0 no Tricolor em partida com direito à ‘lei do ex’. Gustavo França (que jogou na equipe curitibana em 2021) foi quem abriu o placar no primeiro tempo, em belíssima cobrança de falta de longe. Na etapa final, Iago Teles (também de falta) e Wellington deram números finais ao confronto.
Com cinco partidas disputadas, o Paraná soma apenas dois pontos e aparece na penúltima colocação do Campeonato Paranaense, dois pontos atrás do Andraus (10º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Tubarão já está no outro extremo da tabela, na segunda colocação com 10 pontos (um atrás do líder Operário).
Na próxima quarta-feira (29), às 20 horas, o Tricolor joga contra o FC Cascavel na Vila Capanema. No mesmo dia e horário acontece a partida entre primeiro e segundo colocado do estadual, em Ponta Grossa.
⊛ ESCALAÇÕES
Sem poder contar com o zagueiro Yan Victor, o lateral Lucas Mazetti, o volante Bruno Vinícius e o ponta Diego Tavares, todos lesionados, Argel Fuchs resolveu mexer no esquema tático paranista, deixando o 4-2-3-1 para apostar num 4-3-3, com Julio Rusch, Léo Silva e Geílson fechando a trinca de volantes e Gustavo Xuxa, Leandro Pereira e Rikelmi mais adiantados.
Já no Londrina, o técnico Claudinei Oliveira manteve a escalação do jogo anterior, quando o Tubarão derrotou o Cianorte por 2 a 1, fora de casa, derrubando a invencibilidade e o 100% de aproveitamento do adversário. O esquema tático com o 4-2-3-1, mais uma vez.
⊛ PRIMEIRO TEMPO
Atuando fora de casa, o Paraná procurou ficar mais recuado, postado no seu próprio campo e esperando pelo contra-ataque ou uma chance em bola parada. Ela surgiu aos 14 minutos, em lance que Leandro Pereira finalizou para fora.
O Londrina, por sua vez, controlou o jogo desde o primeiro momento. E acabou sendo, também, o time que melhor usou a bola parada: aos 29 minutos, Gustavo França foi cobrar uma falta de longe da área e arriscou o arremate direto. A bola foi no cantinho, quase sem chance de defesa para o goleiro. Golaço, simplesmente!
A partir do primeiro gol, a partida ganhou em emoção, com mais chances de gol para os dois times. E a melhor das oportunidades foi do time curitibano, que viu Rikelmi escapar da marcação no contra-ataque, invadir a área e chutar na saída do goleiro. A bola, no entanto, acabou batendo na trave e não entrou.
⊛ SEGUNDO TEMPO
Na volta da segunda etapa, Argel Fuchs mexeu no time e na formação tática paranista, colocando o atacante Eduardo Tanque em campo no lugar do volante Léo Silva. Com isso, Gustavo Xuxa passou a jogar mais como um meia
Com mais jogadores no campo ofensivo, o Paraná passou a ter mais volume de jogo e conseguiu rondar mais a área do Tubarão. E quase chegou ao empate aos nove minutos, numa finalização de letra de Gustavo Xuxa, e aos 13, quando o camisa 10 paranista arriscou um chute de fora da área e mandou a bola no travessão.
Quando o empate paranista começava a se tornar palpável, no entanto, saiu mais um gol de falta a favor do Londrina, aos 21 minutos, marcado por Iago Teles. E a partir daí o Tricolor desmoronou na partida, deixando o Tubarão mais tranquilo para ainda fazer um terceiro gol já no apagar das luzes, com Wellington, que havia entrado em campo no segundo tempo (desta vez, um gol com bola rolando mesmo, sem bola parada).
⊛ Londrina 3 x 0 Paraná
☉ Londrina: Luiz Daniel; João Vítor (Daniel Bolt), Caio, Wallace e Maurício; Alison (Kevyn) e Lucas Marques; Henrique (Yago Lincoln), Gustavo França (Wellington) e Iago Teles; Pablo (Paredes).
Técnico: Claudinei Oliveira
☉ Paraná: Gabriel Gasparotto; Daniel Guedes, Lucas Rayan, Diego Ivo e Kevin (João Lucas); Julio Rusch (Lucas Lourenço), Léo Silva (Eduardo Tanque) e Geílson; Gustavo Xuxa (Marlon), Leandro Pereira e Rikelmi.
Técnico: Argel Fuchs
☉ Gols: Gustavo França (29-1º), Iago Teles (21-2º) e Wellington (46-2º)
☉ Cartões amarelos: Henrique (L); Daniel Guedes, Luiz Gustavo (P)
☉Árbitro: José Mendonça da Silva Jr.
☉ Local: Estádio do Café, em Londrina, domingo, às 18h30
⊛ PRINCIPAIS LANCES
⊛ Primeiro tempo
●12 – Contra-ataque do Londrina. Iago Teles recebe na entrada da área, tira Daniel Guedes e chuta colocado. A bola passa ao lado do gol.
● 14 – Cobrança de falta de Julio Rusch, que lança a bola para dentro da área. Leandro Pereira recebe com liberdade, domina e chuta. Para fora, perto do gol.
● 22 – Léo Silva recebe na intermediária e resolve arrisca um chute de longe, que também passa longe do gol.
● 26 – Bola cruzada na área. A zaga paranista falha ao tentar afastar o perigo e a pelota sobra para Gustavo França, que tenta uma puxa, mas não pega firme na bola, que vai para fora.
●29 – Gol do Londrina! Cobrança de falta de longe da área. Gustavo França vai para a batida e arremata direto. A bola passa por cima da barreira e o goleiro chega a tocar nela, mas não evita o gol. E que golaço!
● 31 – João Vítor ganha do adversário na corrida pela esquerda, chega na linha de fundo e cruza. Daniel Guedes manda contra a própria meta e Lucas Rayan salva em cima da linha.
● 32 – Contra-ataque do Paraná. Rikelmi se livra do marcador, invade a área e chuta na saída do goleiro. A bola caprichosamente toca na trave.
● 34 – Cruzamento da esquerda para dentro da área paranista. Iago Teles aparece sozinho dentro da área e cabeceia firme, mas em cima do goleiro, que defende.
38 – Belo contra-ataque do Londrina. Pablo dispara pela esquerda e toca para o lado. Iago Teles deixa a bola passar e ela chega nos pés de Gustavo França, que chuta forte de fora da área. Por cima do gol.
⊛ Segundo tempo
● 9 – Daniel Guedes toca para Leandro Pereira, que recebe pela direita e cruza. A bola chega em Gustavo Xuxa, que arrisca um toque de letra e quase faz um gol antológico no Estádio do Café.
● 12 – Rikelmi passa por dois marcadores pela esquerda e invade a área. Mas João Vítor se recupera e consegue travar o atacante, que cai no chão pedindo pênalti. O árbitro só assinala escanteio para o Paraná.
● 13 – Gustavo Xuxa avança da intermediária até a entrada da área, com liberdade, e chuta cruzado. A bola toca no travessão e sai.
● 21 – Gol do Londrina! Cobrança de falta da entrada da área. Iago Teles vai para a bola e chuta forte, no canto, sem chance de defesa pro goleiro.
● 25 – Maurício passa por dois marcadores e cruza. Pablo chega para cabecear firme e Gabriel Gasparotto defende.
● 36 – Maurício avança com liberdade pelo meio e chuta forte, de longe. Gasparotto pula no canto e espalma a bola.
● 42 – Paraná escapa pela esquerda. Rikelmi toca para a passagem de João Lucas, que cruza. Eduardo Tanque disputa, fica com a bola dentro da área e chuta para fora.
● 46 – Gol do Londrina! Contra-ataque do Tubarão. Wellington recebe de frente para o marcador, abre espaço para o chute e finaliza entre as pernas do zagueiro. A bola vai no cantinho.
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário