Jair Bolsonaro, no entanto, está inelegível, de acordo com decisão do TSE
Da esq. para a dir.: Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação I Marcelo Camaro / Agência Brasil I Ricardo Stuckert)
O presidente Lula (PT) enfrenta cenários desafiadores em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, conforme aponta levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (13). A pesquisa, realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, analisou três cenários distintos contra nomes ligados ao bolsonarismo, relata a Veja.
No primeiro cenário, Lula aparece atrás de Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro lidera com 45,7% das intenções de voto, enquanto Lula registra 42,2%. A diferença é considerada empate técnico, dado a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Outros 8,3% afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum candidato, enquanto 3,8% não souberam ou não responderam.
Quando o adversário é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula lidera com 43,4% das intenções de voto, contra 40,6% do ex-ministro de Bolsonaro. A disputa também configura empate técnico. Nesse cenário, 11,9% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, e 4,1% não souberam ou não opinaram.
No terceiro cenário, Lula enfrentaria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O presidente aparece com 43,1% das intenções de voto, enquanto Michelle soma 42,2%. Outros 10,7% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum candidato, e 4,1% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou 2.018 eleitores em 164 municípios distribuídos pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Fonte: Brasil 247 com informações da revista Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário