Na quarta-feira (8), o New York Times publicou um editorial destacando o relatório da Polícia Federal (PF) sobre os eventos do dia 8 de janeiro de 2023. O texto, intitulado “O Brasil está em grande perigo. Essas 1,105 páginas provam isso”, enfatiza que havia uma ameaça contra a democracia brasileira.
Segundo o jornal, o documento é fruto de dois anos de investigação e detalha um plano para derrubar o governo eleito. “Esses relatórios tão aguardados descrevem com detalhes surpreendentes um plano para derrubar o governo eleito”, pontua o editorial.
O veículo define os atos de 8 de janeiro como um ataque à democracia, citando a invasão de prédios governamentais por apoiadores de Jair Bolsonaro. O editorial chama o ato de caos, “quando apoiadores de Jair Bolsonaro, muitos vestidos com camisetas amarelas de futebol, atacaram edifícios governamentais na capital”. O texto destaca que o planejamento visava manter o ex-presidente no poder, confirmando a gravidade dos atos descritos pela PF.
O editorial também menciona a existência de planos de assassinato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin. “O mais chocante é que o plano envolvia assassinatos (…) incluindo o sequestro e possível execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes”, ressalta o texto.
Para o TNYT, o relatório da PF é uma prova alarmante de como a democracia brasileira esteve em risco. “O realmente assustador não é o quão perto estivemos de ver nossa democracia destruída em 2023, mas o fato de que isso pode acontecer novamente — e ter sucesso”, afirma o editorial.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário