quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Na véspera da posse de Maduro, equipe de Maria Corina Machado diz que ela foi detida

Líder da oposição da Venezuela participava de manifestação em Caracas e foi "violentamente interceptada" ao sair do local, segundo publicação de sua equipe

Maria Corina Machado em ato da oposição venezuelana em Caracas - 9/1/2025 (Foto: REUTERS/Maxwell Briceno)

A líder da oposição venezuelana María Corina Machado foi detida nesta quinta-feira (9) após participar de uma manifestação contra o governo de Nicolás Maduro no município de Chacao, em Caracas, de acordo com uma declaração de uma porta-voz de sua equipe à Associated Press. Segundo uma postagem do Comando Nacional de Campanha de Machado e Edmundo González nas redes, agentes governamentais dispararam contra as motocicletas que a transportavam, enquanto ela deixava o local.

A postagem ainda diz que a ex-deputada “foi violentamente interceptada” ao deixar a concentração.

Essa foi a primeira aparição pública de María Corina Machado em meses. Desde que sua candidatura foi barrada nas eleições presidenciais de julho, a ex-deputada havia mantido um perfil discreto. Ainda não há informações oficiais sobre as circunstâncias de sua prisão ou possíveis acusações formais contra ela. Vale destacar que amanhã é o dia da posse de Maduro para seu terceiro mandato.

Contexto venezuelano - A detenção ocorre em um momento de elevada tensão política na Venezuela, após eleições presidenciais que foram alvos de contestação por opositores e por países como os Estados Unidos.

Em 28 de julho, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou a vitória de Nicolás Maduro com mais de 50% dos votos. A oposição alega que o resultado correto seria a vitória do ex-diplomata Edmundo González, aliado de Machado, com quase 70% dos votos. O chavismo, por outro lado, afirma que a maioria dos documentos apresentados pela oposição é falsificada.

Até o momento, não houve pronunciamento oficial por parte do governo venezuelano sobre a prisão de María Corina Machado.

Fonte: Brasil 247


Nenhum comentário:

Postar um comentário