quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Mulher insulta trabalhadores latinos nos EUA em vídeo que gera revolta nas redes: "Trump vai deportar vocês" (vídeo)

Segundo relatos publicados nas redes sociais, a situação começou quando Wendy ouviu os homens conversando em espanhol durante o trabalho

Mulher insulta latinos por não falarem inglês nos EUA (Foto: Reprodução)

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma mulher americana, identificada apenas como Wendy, insultando trabalhadores latinos nos Estados Unidos por não falarem inglês. As imagens, que geraram indignação generalizada, foram divulgadas por veículos como O Globo. No registro, Wendy faz declarações ofensivas enquanto aborda um grupo de homens que seguravam pás e materiais de construção do lado de fora de um estabelecimento.

A mulher, vestindo um avental sobre uma blusa amarela e calça preta, disparou frases como: “O que há de errado com eles? Eles vêm aqui e não sabem nada (...). Idiotas filhos da p*** (...), não venham para a América se não souberem a língua.” Apesar das ofensas, os trabalhadores permaneceram em silêncio.

Segundo relatos publicados nas redes sociais, a situação começou quando Wendy ouviu os homens conversando em espanhol durante o trabalho. O episódio ficou ainda mais tenso quando ela mencionou o ex-presidente Donald Trump e suas políticas de imigração. “Donald Trump vai deportar [vocês], por isso vão voltar, quando Trump assinar no dia 20 (…) vão mandar para o inferno”, gritou, em referência ao dia em que Trump assumiria o cargo.

◎ Repercussão e críticas de ativistas

O influencer e ativista Carlos Eduardo Espina, conhecido por defender os direitos dos imigrantes, compartilhou o vídeo em suas redes sociais, gerando uma onda de solidariedade à comunidade latina. Espina condenou veementemente a atitude de Wendy, relacionando-a ao discurso de ódio que, segundo ele, foi amplificado durante o governo Trump.

“A pior coisa em quatro anos com Donald Trump não será o que ele fará no poder, mas sim que a sua retórica anti-imigrante cheia de ódio contra as pessoas da nossa comunidade irá capacitar muitas pessoas assim”, escreveu. Ele completou: “Senhora, esta discriminação, esta xenofobia, este ódio, irá afetar diariamente muito mais pessoas do que as rusgas de imigração e as deportações.”

◎ Debate sobre xenofobia nos Estados Unidos

O episódio reacendeu o debate sobre o impacto das políticas de imigração e discursos xenofóbicos na vida de milhões de imigrantes nos Estados Unidos. Para especialistas, casos como este mostram que, além das ações governamentais, a retórica política pode legitimar comportamentos discriminatórios, ampliando o sofrimento de comunidades vulneráveis.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário