Medida tem foco especial em setores estratégicos, como a logística ferroviária
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (16) uma nova regra que prevê o encerramento das atividades dos fundos de investimentos da Amazônia (Finam) e do Nordeste (Finor) e o redirecionamento dos recursos remanescentes para projetos de infraestrutura nas regiões Norte e Nordeste. O objetivo é financiar projetos aprovados pelo "Novo Programa de Aceleração do Crescimento", o "Novo PAC".
A lei estabelece critérios para a recompra de cotas dos fundos. A recompra das cotas será realizada via leilão em bolsa de valores, com desconto sobre o patrimônio líquido das cotas em circulação.
Os recursos obtidos serão direcionados para a aquisição de participações societárias em concessionárias de serviços públicos, com foco especial em setores estratégicos, como a logística ferroviária.
Os recursos resultantes dos dois fundos serão doados aos fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Nordeste (FDNE).
Separadamente, o governo do presidente Lula também pretende movimentar R$ 3,4 bilhões em investimentos na primeira fase do programa AmpliAR, leiloando dezenas de aeroportos.
Fonte: Brasil 247 com informações do R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário