Suspeito segue foragido e é considerado peça-chave nas investigações. Ataque ao assentamento Olga Benário, em Tremembé, deixou duas pessoas mortas
Velório e ato em memória de Valdir Nascimento e Gleison, do MST (Foto: Douglas Mansur e Filipe Peres / Comunicação MST)
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decretou neste domingo (12) a prisão temporária de Ítalo Rodrigues da Silva, apontado como um dos envolvidos no ataque ao assentamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tremembé, no Vale do Paraíba. A informação foi noticiada pelo jornal O Globo.
O crime, ocorrido na noite de sexta-feira (10), resultou na morte de duas pessoas e deixou seis feridos. Ítalo segue foragido e é considerado peça-chave nas investigações.
A decisão ocorre após a prisão de Antonio Martins dos Santos Filho, conhecido como "Nero do Piseiro", de 41 anos, identificado como mentor intelectual do atentado. Ele foi detido no sábado (11) após ser reconhecido por testemunhas e permanece no Centro de Triagem de Taubaté. Após audiência de custódia realizada neste domingo, a Justiça converteu sua prisão em preventiva por 30 dias.
De acordo com o delegado Marcos Ricardo Parra, responsável pelo caso, a principal linha de investigação aponta que o ataque foi motivado por uma disputa interna envolvendo a venda irregular de um lote de terra no assentamento. Relatos indicam que o grupo teria inicialmente tentado intimidar os assentados, mas a situação evoluiu para a emboscada armada.
"Com o assentamento fechado que é, eles têm ali um entendimento de existir concordância para a admissão de pessoas novas no local. Até onde a gente apurou, essa concordância não teria acontecido nessa comercialização do terreno", explicou Parra.
Testemunhas relataram que cerca de 10 pessoas participaram do ataque. Além de armas brancas, como foices e facas, também foram utilizadas armas de fogo. Duas vítimas foram identificadas: Valdir do Nascimento (conhecido como Valdirzão) e Gleison Barbosa de Carvalho.
A Polícia Civil apreendeu armas e um veículo utilizado na ação, que foram encaminhados para perícia. O material será analisado para identificar impressões digitais e outros vestígios que possam levar aos demais suspeitos.
Detido, "Nero do Piseiro" confessou participação no crime e tem colaborado com a polícia, indicando o paradeiro de outros envolvidos. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, as buscas seguem intensificadas para localizar Ítalo Rodrigues da Silva e os demais suspeitos.
fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário