terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Incêndio em hotel de resort de esqui na Turquia mata 66 pessoas e deixa dezenas feridas

Ministra do Meio Ambiente destaca retrocessos nos EUA e a urgência da responsabilidade climática

Incêndio em hotal na Turquia (Foto: REUTERS/Mert Ozkan)

Um incêndio devastador no hotel Grand Kartal, localizado nas montanhas de Bolu, no noroeste da Turquia, deixou 66 mortos e 51 feridos na madrugada de terça-feira (20). O fogo, que começou por volta das 3h30 (hora local) no andar do restaurante do prédio de 12 andares, causou pânico entre os hóspedes, que tentaram escapar da forma mais desesperada possível, com muitos saltando pelas janelas para fugir das chamas. A tragédia ocorreu em um momento em que a região estava repleta de turistas devido às férias escolares. As informações são da Reuters.

O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, confirmou que 238 pessoas estavam hospedadas no momento do incêndio no Grand Kartal Hotel, um popular destino de esqui na região. A estrutura do hotel, com fachada de madeira, foi gravemente danificada, e equipes de bombeiros continuavam tentando controlar as chamas e realizar o rescaldo na tarde de terça-feira. “Gostaria de compartilhar essa dor, que é impossível de descrever”, disse Yerlikaya em uma declaração oficial, oferecendo condolências às vítimas. "O fogo foi extinto, mas os esforços para resfriar o local continuam", completou o ministro.

Vários hóspedes testemunharam o terror vivido durante o incêndio. Baris Salgur, um dos sobreviventes, contou ao canal de televisão NTV que, quando as chamas chegaram muito perto, pessoas começaram a pular pelas janelas para salvar suas vidas, incluindo duas mulheres no andar superior que pediram a quem estava no chão que preparasse almofadas para amortecer a queda. Outro hóspede relatou à Ekol TV que ele e sua família acordaram com o incêndio, mas não ouviram alarmes. Eles então correram para corredores tomados pela fumaça e, em desespero, saltaram de uma janela para a neve abaixo.

O incêndio, que se iniciou no andar do restaurante, foi particularmente desafiador de combater devido à topografia do local. Yerlikaya explicou que, como a parte de trás do hotel fica em uma encosta, os esforços de extinção só puderam ser feitos pelas fachadas frontal e lateral. As equipes de emergência começaram a combater as chamas cerca de 45 minutos após o primeiro chamado.

O incêndio aconteceu durante as férias escolares, quando muitos turistas de Istambul e Ancara, com suas famílias, visitam a região de Bolu para aproveitar as atividades de esqui. As autoridades turcas iniciaram uma investigação para apurar as causas do incêndio.

 

Fonte: Brasil 247 com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário