terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Governo Lula prioriza projetos econômicos e sociais em 2025

Lideranças do Partido dos Trabalhadores consideram que 2025 é um ano de intensa articulação política e entregas

Lula (Foto: ABr | Reprodução)

A principal missão do governo Lula em 2025 é aprovar projetos prioritários nas áreas econômica, social e de segurança pública. O governo começa o ano preparando a articulação política para contornar a fragmentação política do Congresso e assegurar a aprovação dos projetos prioritários, aponta o jornal O Estado de S.Paulo, que destaca também a possibilidade de tomar medidas adicionais como a reforma ministerial.

Nos dois primeiros anos do atual mandato do presidente Lula, o governo conseguiu avanços importantes no Congresso, incluindo a aprovação do novo marco fiscal, que estabelece regras para o controle de gastos públicos, e a reforma tributária, voltada para simplificar o sistema de impostos. Essas vitórias foram alcançadas com grande esforço político.

No próximo ano, o professor de ciência política analisa que o governo enfrentará um cenário ainda mais desafiador, marcado por um Congresso fragmentado e uma polarização crescente às vésperas das eleições presidenciais de 2026. O professor destaca que, com parlamentares focados em suas bases eleitorais, a aprovação de projetos prioritários será mais difícil, sobretudo diante de interesses conflitantes e da resistência de uma oposição fortalecida.

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), que assumirá a liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, aposta na aprovação de projetos econômicos e considera que isto melhorará a avaliação do governo.

“O presidente falou que é hora de consolidar o governo. A economia é muito importante. Acho que vai continuar sendo a principal questão do governo aqui. A questão do governo aqui é dar tranquilidade, consolidar os números, os resultados do governo. Terá uma turma nova que vai estar na ‘frequência’. Vejo, com bons olhos, também esse novo momento no Parlamento”, disse.

Na mesma linha, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Rogério Correia (PT-MG), destaca a importância das matérias econômicas e sociais, afirmando que 2025 será um “ano de entrega” para o governo, O parlamentar menciona o projeto de lei que propõe a alteração das regras para a aposentadoria de militares, com o objetivo de equilibrar as contas públicas, além da proposta de redução da renúncia fiscal, que busca diminuir os benefícios tributários concedidos a determinados setores da economia, aumentando a arrecadação e possibilitando a destinação de mais recursos para áreas prioritárias, como saúde, educação e programas sociais.

“Agora, precisamos de alguns programas para acertar a economia, que promovam a divisão de renda — uma marca que o PT busca estabelecer e que o governo do presidente Lula tem como compromisso”, resume.

Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário