segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Governo divulga resultados do Enem 2024

 

O presidente do Inep, Manuel Palacios e o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentam os resultados do Enem 2024 em coletiva de imprensa. Foto: Luís Fortes/MEC.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A apresentação foi realizada em uma coletiva de imprensa na sede do ministério. Mais de 3 milhões de candidatos participaram desta edição do exame, cujas notas individuais já estão disponíveis na Página do Participante.

☉ Ampliação da Participação

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a relevância do Enem como ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil. “O Enem tem uma importância muito grande na trajetória dos estudantes brasileiros por ser a principal porta de entrada para o ensino superior. Estamos empenhados em ampliar o acesso ao exame e incentivar a participação dos jovens”, afirmou. Ele também celebrou os resultados da edição de 2024, que registrou aumento no número de presentes e um acréscimo de 400 mil inscrições em relação ao ano anterior.

☉ Portas Abertas para o Ensino Superior

Com as notas do Enem, os participantes podem concorrer a vagas gratuitas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja consulta às vagas será liberada na terça-feira, 14 de janeiro, com inscrições previstas para começar no dia 17. Além disso, é possível pleitear bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiar a graduação pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A Lei de Cotas continua garantindo que pelo menos 50% das vagas das instituições públicas sejam reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

☉ Análise dos Resultados

Os dados do Enem 2024 revelam que 33% dos participantes superaram a nota de corte do primeiro quintil dos cursos do Sisu em 2023, abrindo oportunidades para 1.080.096 estudantes em 842 cursos. O “primeiro quintil” refere-se ao grupo de cursos cuja nota de corte está no menor intervalo, abrangendo os 20% mais acessíveis em termos de pontuação necessária para ingresso.

“Esses números mostram o potencial do Enem para transformar vidas. Muitos jovens deixam de participar por acreditarem que não terão uma boa nota, mas os dados comprovam que o acesso é possível”, ressaltou Santana.

Além disso, os resultados do Enem podem ser utilizados por instituições portuguesas conveniadas, ampliando as oportunidades para estudantes brasileiros que desejam cursar a graduação em Portugal.

☉ Desempenho e Estudos Futuros

As médias gerais das áreas de conhecimento avaliadas foram:

  • Matemática e suas Tecnologias: 529
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 528
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 517
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 495

Na redação, a média foi 660, com 12 participantes alcançando a nota máxima (1000).

Manuel Palacios, presidente do Inep, reforçou que os resultados serão utilizados em estudos para avaliar o desempenho das redes educacionais e projetar avanços para a educação básica no país, em conjunto com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

☉ Consulta dos Resultados

Os participantes podem acessar suas notas na Página do Participante. Em caso de esquecimento da senha, é possível recuperá-la pelo portal acesso.gov.br, seguindo os passos indicados.

Para mais informações, acesse a Página do Participante e confira seu desempenho no Enem 2024.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário