quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

'Erramos ao achar que o golpismo estava vencido. Não estava e não está', diz Alexandre de Moraes sobre o 8/1

"Houve uma tentativa de golpe, uma tentativa de golpe filmada pelos próprios golpistas", disse o ministro do STF

Alexandre de Moraes e terroristas bolsonaristas em Brasília - 08.01.2023 (Foto: Marcelo Camargo/ABr | Ruters)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma reflexão crítica sobre a postura do país em relação ao sentimento golpista em janeiro de 2023. Durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (8), Moraes afirmou que as instituições do Brasil cometeram um erro ao acreditar que o golpismo havia sido derrotado. A declaração veio em alusão aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em um protesto contra o resultado das eleições de 2022.

“Todos nós achávamos que o golpismo, esse novo populismo digital extremista, tinha se dado por vencido. E nós erramos. Não estava vencido e não está vencido. 8 de janeiro demonstrou. Houve uma tentativa de golpe, uma tentativa de golpe filmada pelos próprios golpistas", disse o ministro, de acordo com o g1. Moraes também destacou que o país e as instituições assistiram de forma apática ao que classificou como um "cronograma golpista", um movimento que se desenrolava e que culminou nos eventos do início deste ano.

Em seu discurso durante a cermônia em memória aos dois anos dos ataques golpistas, o ministro reafirmou o compromisso do STF em combater qualquer forma de discurso de ódio, que, segundo ele, tem sido veiculado principalmente por meio das redes sociais. "O STF não vai permitir que as redes sociais continuem sendo instrumentalizadas dolosa e culposamente para discursos de ódio, nazismo, fascismos, racismo, misoginia e discursos antidemocráticos", afirmou.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário