O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, assumiu o cargo nesta terça-feira (14) com o compromisso de fortalecer a presença do governo nas redes sociais, focando no enfrentamento ao bolsonarismo e no combate à disseminação de fake news.
Após a solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, Sidônio também anunciou que planeja abrir “imediatamente” uma licitação para reforçar a atuação do governo nas plataformas digitais.
Com previsão inicial de investimento de R$ 197 milhões, a licitação para a contratação de agências de comunicação havia sido suspensa no ano passado devido a indícios de irregularidades. No entanto, na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o Executivo a realizar uma nova chamada.
Segundo Sidônio, os valores e detalhes do edital ainda estão sendo finalizados, mas o novo processo contará com recursos significativos e manterá ações voltadas para o combate às fake news, já previstas no projeto liderado por seu antecessor, Paulo Pimenta. Sidônio pretende incluir novos parâmetros para intensificar a presença no ambiente digital.
“Eu pretendo fazer uma nova licitação digital. Essa antiga não nos vale mais e não nos interessa. E vamos nos encaminhar o mais rápido possível para fazer isso, ainda neste semestre”, declarou o ministro, sinalizando que pretende acelerar o processo.
Sidônio, que foi responsável pela estratégia da campanha presidencial vitoriosa de Lula (PT) em 2022, agora tem como objetivo impulsionar a popularidade do presidente. Segundo auxiliares do Palácio do Planalto, a principal meta de Lula ao reestruturar a comunicação é garantir um bom posicionamento para as eleições de 2026, quando planeja disputar a reeleição.
Embora o governo pretenda agir com rapidez, respeitando todos os prazos legais, o novo contrato para serviços digitais só deverá estar em vigor no segundo semestre.
A expectativa é que a nova estratégia de comunicação também dê maior visibilidade a programas emblemáticos da gestão petista, como o Pé-de-Meia na Educação. A falta de destaque a projetos sociais sempre foi uma preocupação de Lula, que busca ampliar a divulgação das iniciativas de seu governo.
Fonte: DCM
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