Integrantes do governo se reúnem nesta sexta para discutir medidas para baratear os preços
(Foto: Agência Brasil )
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um diagnóstico geral da alta dos preços dos alimentos e apontou o câmbio como um dos fatores primordiais do problema, informa a CNN Brasil. Nesta sexta-feira (24), Lula se reúne com ministros para discutir medidas para baixar os preços.
Segundo o diagnóstico feito pelo governo, a inflação dos alimentos está concentrada em alguns grupos específicos, como café, soja, carne e suco de laranja, que são exportáveis. Com a alta do dólar, que bateu a casa dos R$6, exportadores passaram a considerar mais atrativa a venda para o mercado externo, reduzindo a oferta local dos produtos.
No encontro desta sexta, serão analisadas propostas específicas para conter a alta dos preços. Integrantes do governo demonstram preocupação com a popularidade de Lula por conta dos impactos da inflação, e fazem um paralelo do cenário brasileiro com os Estados Unidos. Lá, a inflação foi considerada um dos principais fatores que contribuíram para a derrota do partido Democrata nas eleições de 2024.
A equipe econômica já avalia propostas apresentadas pelo setor varejista. Uma delas pedia uma mudança no modelo de validade dos alimentos, mas foi descartada pelo Planalto por conta da repercussão negativa.
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário