sábado, 11 de janeiro de 2025

Bolsonaro vai assistir à posse de Trump pela TV, diz Lindbergh após Moraes cobrar convite oficial

Ministro do STF também determinou que Bolsonaro forneça explicações detalhadas sobre seu plano de ir à posse do aliado de extrema-direita nos EUA

Lindbergh Farias e Jair Bolsonaro (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | REUTERS/Bernadett Szabo)

O deputado federal Lindbergh Farias foi às redes sociais ironizar o pedido de Jair Bolsonaro, ao Supremo Tribunal Federal (STF), para comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos e aliado de extrema-direita, Donald Trump.

Mais cedo neste sábado (11), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Bolsonaro apresente o convite oficial para a cerimônia de posse, marcada para o próximo dia 20. Na sexta-feira (10), os advogados de Bolsonaro protocolaram um pedido de liberação de seu passaporte, retido pela Justiça, para que ele possa viajar aos EUA na próxima semana e comparecer ao evento. No entanto, Moraes destacou que a defesa apresentou apenas uma mensagem de e-mail enviada a Eduardo Bolsonaro, sem identificação clara do remetente. O magistrado também solicitou informações detalhadas sobre o horário e a programação do evento.

Após a decisão de Moraes, o parlamentar do PT do Rio de Janeiro previu que Bolsonaro assistirá ao evento pela televisão, destacando a falta de um convite oficial até o momento. "Bolsonaro disse que foi convidado para posse de Trump e pediu o passaporte. Quase 40 deputados iam acompanhar o inelegível nos EUA. Aí Xandão exigiu o convite oficial da posse. Mas eles só tem um e-mail de um desconhecido para Eduardo Bolsonaro. Acho que eles vão assistir pela TV", escreveu Lindbergh Farias na plataforma X.

A Polícia Federal apreendeu o passaporte de Bolsonaro por ordem de Moraes em 8 de fevereiro do ano passado, durante a Operação Tempus Veritatis, deflagrada para investigar a trama golpista que tentou impedir a posse do presidente Lula.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário