Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Foto: Getty Images/Mario Tama
A presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) relembrou a promessa de Lula de “abrasileirar preços dos combustíveis” e celebrou o atual preço do diesel e da gasolina. A estratégia do governo evita pressões inflacionárias no preço dos produtos.
A Petrobras fechou 2024 sem reajuste no diesel pela primeira vez em 13 anos e o preço da gasolina teve apenas uma alteração no ano. A estatal anunciou em maio do ano passado o fim da paridade de preços com o mercado internacional, uma promessa de campanha de Lula.
Gleisi lembra que a imprensa criticou a promessa do presidente e diz que alguns veículos chegaram a sugerir “que a Petrobras ia quebrar”.
“Felizmente para o para o Brasil, erraram de novo. As ações da estatal mais que dobraram de valor e a gasolina parou de subir todo semana. Tivemos reajuste zero do diesel em 2024 e apenas um reajuste da gasolina em 2024”, afirma a presidente do PT.
Ela ainda mostra um gráfico que aponta que o preço da gasolina passou a maior parte do ano abaixo da paridade de importação medida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e só ficou acima no início do ano e por nove semanas entre setembro e outubro.
“Dá pra comparar como seria muito mais caro se continuassem cobrando em dólar”, completou Gleisi.
No ano passado, a Petrobras ainda apontou que teve uma forte geração de caixa no segundo trimestre de 2024 e reduziu sua dívida financeira para o menor nível desde 2008. “Os resultados operacionais foram sólidos e ocorreram dentro do esperado”, afirmou Magda Chambriard, presidente da estatal na ocasião.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário