Atualmente, o partido conta com três ministério no governo Lula, além de ter o apoio governista nas eleições pela presidência do Senado
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Uma ala do União Brasil defende que o partido rejeite as candidaturas do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do cantor sertanejo Gusttavo Lima para apoiar a reeleição do presidente Lula (PT) em 2026, informa o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles. Segundo essas lideranças, o melhor caminho para o partido é aprofundar a relação com o governo, especialmente em estados do Norte e do Nordeste, onde Lula tem ampla popularidade.
Para essa ala do União Brasil, Caiado deve buscar uma vaga ao Senado em 2026, enquanto Gusttavo Lima é apenas uma “aventura” que não tem chances de prosperar. Atualmente o partido conta com os ministros Celso Sabino, do Turismo, Juscelino Filho, das Comunicações, e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, no governo Lula. Além disso, a sigla tem o apoio governista para a presidência do Senado com Davi Alcolumbre.
Por outro lado, um dos maiores entraves para a consolidação do apoio do partido à Lula em 2026 é a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados. Parte dos parlamentares rejeita o governo e gostaria que o novo líder do partido na Casa fosse ligado à oposição. Esse grupo quer que o deputado Mendonça Filho (PE) lidere a bancada em 2025, enquanto a ala ligada a Lula quer a indicação do deputado Pedro Lucas (MA).
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário