Júri destacou a forma como o longa-metragem retrata a brutalidade do regime ditatorial a partir de uma perspectiva profundamente pessoal
Filme Ainda Estou Aqui (Foto: Divulgação)
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos, neste domingo (12), informa a Folha de S. Paulo. A obra, que narra a busca de Eunice Paiva pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar brasileira, continua a ganhar reconhecimento internacional.
Em sua justificativa, o júri destacou a forma como o longa-metragem retrata a brutalidade do regime ditatorial a partir de uma perspectiva profundamente pessoal. "Para Ainda Estou Aqui, por transmitir o horror de uma ditadura sob a perspectiva íntima de uma mãe defendendo não apenas sua família de cinco filhos, mas sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história em detalhes escrupulosos e convincentes", afirmou o júri do festival.
O longa, inspirado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva, traz Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva e Selton Mello interpretando Rubens Paiva. A produção tem sido amplamente aclamada por sua abordagem sensível e potente sobre um dos períodos mais sombrios da história brasileira.
O Festival de Palm Springs também premiou Zoe Saldaña como Melhor Atriz em Filme Internacional por sua atuação em Emilia Perez. O prêmio de Melhor Roteiro Internacional foi concedido ao italiano Vermiglio, que já havia sido reconhecido com o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza no ano passado.
Outro destaque brasileiro foi o longa Manas, dirigido por Marianna Brennand, que recebeu uma menção honrosa. Estrelado por Dira Paes, o filme aborda, com delicadeza, histórias reais e impactantes de meninas vítimas de abuso sexual na região da Ilha do Marajó, no Pará.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário