Segundo o líder do governo na Câmara, o presidente Lula o instruiu a fazer uma ampla composição, mantendo compromissos sólidos
José Guimarães (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), confirmou em entrevista à TV 247 um acordo entre o PT e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), futuro presidente da Câmara, para a composição de cargos importantes na Mesa Diretora e em comissões estratégicas da Casa. O pacto inclui a garantia de dois cargos na Mesa Diretora para o PT, segundo Guimarães.
“A orientação foi de fazer uma composição, estabelecendo compromissos com a democracia, a transparência, de acordos proporcionais aos tamanhos da bancada”, afirmou Guimarães.
Ele destacou que o acordo envolve, centralmente, o compromisso com a democracia e a pauta do governo. “Os compromissos coletivos com a pauta são efetivos, além do compromisso central com a democracia. A conjuntura é melhor”, reforçou.
O PT garantiu dois cargos na Mesa Diretora, incluindo o primeiro secretário, que será ocupado pelo deputado Carlos Veras (PT-PE), segundo Guimarães. Outro cargo ainda está em negociação, com possibilidade de atuação do PT em comissões importantes como a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Fiscalização e Controle, Educação ou Defesa Nacional.
O acordo também prevê que o PL ocupe a primeira vice-presidência da Mesa Diretora e o deputado aposta em um bom diálogo com o PT, disse.
Hugo Motta, apoiado pelo PT para a presidência da Câmara, também foi destacado pelo líder petista como um aliado fundamental para a estabilização e pacificação da Câmara.
“Ele está comprometido com a estabilização e pacificar para que a Câmara não se torne instrumento simplesmente de oposição ao governo”, disse Guimarães. “Não é sobre botar uma canga sobre a Casa, e sim não torná-la um instrumento. É fazer uma construção civilizada e republicana".
“Nada que atropele as regras do funcionamento democrático do país e do Congresso pode interditar as relações aqui dentro”, afirmou.
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da Mesa Diretora acontece neste sábado (1º). Já a sessão conjunta do Congresso Nacional que inaugura a nova sessão legislativa está marcada para segunda-feira (3).
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário