Atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023: Abin identifica três atos em defesa dos bolsonaristas. Foto: reprodução
A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) identificou três manifestações programadas para esta quarta-feira (8) em defesa de bolsonaristas condenados por invadirem e depredarem a Praça dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, conforme informações da Folha de S.Paulo.
Segundo um documento da Abin, distribuído aos órgãos de inteligência nesta terça-feira (7), os atos ocorrerão em Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Tamandaré, em Goiânia, e na Torre do Castelo, em Campinas (SP).
O relatório da Abin também aponta uma transmissão ao vivo organizada pela Asfav (Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro), que será realizada como contraponto ao evento promovido pelo governo Lula (PT) em Brasília.
“A mobilização deve contar com a participação de jornalistas, juristas e parlamentares e busca reforçar a narrativa de perseguição institucional a opositores da atual gestão do Governo Federal”, destaca o documento da agência.
Apesar do monitoramento, a Abin afirma que nenhuma dessas manifestações apresenta caráter anti-institucional ou incitações a ações violentas. Paralelamente, a agência identificou a realização de outros oito atos em defesa da democracia e contra os ataques golpistas, além do evento oficial do governo em Brasília.
Essas manifestações ocorrerão em Belo Horizonte (MG), na Praça Sete de Setembro e na Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e também em cidades como Vitória (ES), Campo Grande (MS), Recife (PE), Araraquara (SP), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB).
O governo Lula (PT), por outro lado, prepara uma cerimônia especial no Palácio do Planalto para marcar a memória dos atos golpistas. Durante o evento, serão devolvidas obras e objetos que foram destruídos nos ataques ocorridos em janeiro de 2023.
Fonte: DCM com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário