Furacão abriu o placar com Julimar no primeiro tempo, mas tomou empate 'relâmpago' e depois se perdeu no jogo
Athletico saiu na frente, mas tomou gol de empate ‘relâmpado’ e no segundo tempo cedeu a virada (Foto: Valquir Aureliano)
O Athletico Paranaense está de volta na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (2 de novembro), jogando em plena Ligga Arena, a equipe comandada por Lucho González foi derrotada pelo Vitória por 2 a 1, de virada. Julimar (num gol ‘sem querer querendo’) abriu o placar para os donos da casa. Os visitantes, no entanto, empataram logo em seguida, com Alerrandro. E no segundo tempo, conseguiram a virada num lance de contra-ataque, com Matheuzinho dando números finais ao confronto: 1 a 2.
Com a derrota diante de sua própria torcida, o Furacão estaciona nos 34 pontos conquistados em 31 jogos e cai para a 17ª colocação do Brasileirão, abrindo a zona de rebaixamento da competição (fica atrás do RB Bragantino, que empatou com o Cuiabá hoje e tem 35 pontos). Os baianos, por outro lado, chegam aos 38 pontos conquistados e sobem duas posições na tabela, aparecendo em 12º lugar.
No próximo sábado (9 de novembro), o Furacão volta a campo no Morumbis, para encarar o São Paulo. Já o Vitória atua no mesmo dia, às 16h30, contra o Corinthians, no Barradão.
ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
No Athletico, os desfalques foram o ponta Canobbio, o meia Christian e o atacante Mastriani, todos machucados. O lateral-direito Madson também se lesionou e não foi relacionado. Assim, o técnico Lucho Gonzalez escalou Cuello na lateral-direita, sendo essa a única mudança em relação à partida contra o Cruzeiro. O esquema foi o mesmo, o 4-2-3-1.
PRIMEIRO TEMPO
Aproveitando-se do fator casa, o Athletico começou a partida pressionando o adversário embusca do gol. Tomou um susto aos 28 minutos, quando o goleiro Mycael falhou e em seguida operou grande defesa em finalização de Willian Oliveira, mas na sequência já abriu o placar, aos 31 minutos, num lance ‘sem querer querendo’: Julimar foi cruzar fechado e acabou mandando a bola direto para o gol, sem chance de defesa para o goleiro.
Mas nem deu tempo da torcida celebrar direito a vantagem no placar, porque no lance seguinte, praticamente, Kaique Rocha falhou e deixou Alerrandro na cara do gol. O atacante não desperdiçou e empatou o jogo.
Depois do empate, o Furacão teve mais uma chance em chute colocado de Julimar. No entanto, caiu de produção e na ‘catimba’ do adversário, que conseguiu segurar o empate.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, o Furacão seguiu com dificuldades na criação de jogadas, como na reta final da etapa inicial. A primeira mudança, então, veio aos 16 minutos, com Zapelli substituindo João Cruz.
Mas nem deu tempo da substituição surtir algum efeito. Aos 19, o Vitória fez uma bela jogada pela esquerda num contra-ataque e Alerrandro escapou da marcação para cruzar rasteiro, na medida, para Matheuzinho aparecer bem posicionado dentro da área rubro-negra e finalizar firme, pro fundo do gol: 1 a 2.
Com o time da casa já em desvantagem, Lucho González mandou Fernandinho a campo na vaga de Erick. E já no fim do jogo, o treinador ainda apostou em Leo Godoy e Emersonn nas vagas de Cuello e Julimar.
Os mandantes tiveram duas chances claras para empatar, aos 29 e aos 30 minutos. No primeiro lance, Lucas Esteves quase fez um gol contra. No segundo, Fernandinho viu sua finalização ser tirada em cima da linha do gol pelo zagueiro Wagner Leonardo. E os baianos, por sua vez, ainda mandaram uma bola no travessão aos 39 minutos, com Machado. O placar, porém, permaneceu inalterado, para a tristeza athleticana.
✱ ATHLETICO 1 x 2 VITÓRIA
●Athletico: Mycael; Cuello (Leo Godoy), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Fernandinho) e Felipinho; Nikão, João Cruz e Julimar (Emersonn); Pablo.
Técnico: Lucho González
●Vitória: Lucas Arcanjo; Edu (Zé Hugo), Néris e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Willian Oliveira, Ricardo Ryller (Machado), Matheuzinho e Lucas Esteves; Everaldo (Carlos Eduardo) e Alerrandro (Janderson).
Técnico: Thiago Carpini
● Gols: Julimar (31-1º), Alerrandro (33-1º), Matheuzinho (19-2º)
●Cartões amarelos: Willian Oliveira, Lucas Arcanjo, Machado (V); Cuello (A)
● Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
● Público: 40.666 total
● Local: Ligga Arena, sábado, às 18h30
◆ PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
15 – Pablo recebe de frente para o gol, na entrada da área, e arrisca uma finalização forte. Lucas Arcanjo espalma e no rebote a zaga afasta o perigo.
28 – Lançamento para a área do Vitória e Erick consegue o desvio de cabeça para criar um lance perigoso. Lucas Arcanjo espalma a bola e afasta o perigo.
29 – Erro de Mykael na saída de bola. Alerrando aciona Willian Oliveira, que fica na cara do goleiro. Mas o goleiro se recupera do erro anterior e faz grande defesa.
31 – Gol do Athletico! Julimar avança pela esquerda e, perto da área, arrisca um cruzamento fechado. Só que a bola vai direto para o gol, sem chance de defesa pro goleiro.
33 – Gol do Vitória! Chutão de Cáceres para a frente. Kaique Rocha falha e deixa Alerrando livre na grande área. O atacante chuta no canto, na saída do goleiro, e empata a partida.
34 – Julimar recebe pela esquerda e chuta colocado da entrada da área, buscando o ângulo. A bola passa por cima do gol.
Segundo tempo
2- Lançamento de Pablo para Julimar, que dispara nas costas da zaga, ajeita a bola com a cabeça, invade a área e chuta forte. A bola passa por cima.
6 – Alerrandro recebe na intermediária. Com espaço, gira em direção ao gol e chuta forte, em cima do goleiro, que segura em dois tempos.
7 – Cobrança de falta de João Cruz, que coloca a bola na cabeça de Thiago Heleno. O zagueiro cabeceia firme e a bola passa raspando a trave.
17 – Nikão lança para Julimar, que mata a bola no peito e deixa para trás Edu, na velocidade. De frente para o gol, ele chuta buscando o canto oposto e manda ao lado da meta.
19 – Gol do Vitória! Vitória faz boa trama pela esquerda do ataque, em transição. Alerrandro escapa da marcação e cruza rasteiro para Matheuzinho, que aparece bem posicionado dentro da área, de frente pro gol. Ele finaliza firme e balança a rede.
26 – Balão na área do Vitória, Erick cabeceia para o gol e Lucas Arcanjo defende. Na sequência, Felipinho chuta de fora da área e obriga mais uma boa defesa do goleiro.
29 – Cruzamento da direita. Lucas Esteves desvia contra a própria meta e por pouco não faz o gol contra.
30 – Pressão do Athletico. A bola sobra com Fernandinho, que bate de primeira. Lucas Arcanjo desvia, mas a bola ainda vai em direção ao gol. Wagner Leonardo salva em cima da linha.
39 – Mais um contra-ataque do Vitória. Carlos Eduardo ajeita para Machado, que chuta de primeira, de fora da área. A bola explode no travessão.
Fonte: Bem Paraná