sábado, 5 de outubro de 2024

Boulos concentra campanha na periferia para atrair o eleitorado de Lula e cita propostas para os direitos sociais em SP

Segundo o candidato, 'qualquer um dos bolsonaristas que vai para o segundo turno com a gente é uma ameaça para a capital'

Marta Suplicy, Lula e Guilherme Boulos (Foto: X/@LulaOficial)


O candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) fez duas carreatas nesta sexta-feira (4) em diferentes regiões periféricas da capital paulista. Na briga pela primeira posição nas intenções de voto, o deputado pretende reforçar a presença em áreas onde está a maioria dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), são pessoas com renda média de até dois salários mínimos e baixa escolaridade.

"Vamos para o segundo turno tratando de propostas. O desafio é derrotar o atraso. Qualquer um dos bolsonaristas que vai para o segundo turno com a gente é uma ameaça para a cidade, os dois têm relação com o crime organizado, os dois representam a extrema direita bolsonarista, nossa missão vai ser derrotá-los", afirmou. "Agora é rua, um momento de mobilização para convencer as pessoas a votar na gente".

O candidato falou sobre o Poupatempo da Saúde, para zerar a fila para exames e consultas na rede municipal de saúde. "A primeira coisa que vou fazer é trabalhar para implementar o Poupatempo da Saúde, para zerar a fila de consulta e exame. Minha prioridade vai ser a saúde. Moradia por causa da minha história".

Fonte: Brasil 247

Nunes vence Boulos e Marçal no segundo turno, mostra Paraná Pesquisas

O candidato do Psol venceria o postulante do PRTB por 44% a 38%
Ricardo Nunes (Foto: ABr)

 O Instituto Paraná Pesquisas informou nesta sexta-feira (4) que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vence Guilherme Boulos (Psol) por 50,6% contra 35,6% num possível segundo turno entre os dois candidatos à prefeitura da capital paulista. Os eleitores que disseram votar branco, nulo ou não deram voto em candidatura alguma representaram 9,5%, e não souberam ou não responderam, 4,6%.

O atual chefe do Executivo paulistano também venceria Pablo Marçal (PRTB) por 53,1% a 28,9%. O quesito branco/nulo/nenhum somou 13,5%, e não souberam ou não responderam, 4,6%.

O candidato psolista ganharia de Marçal, por 44,6% a 38,2%. Os entrevistados que afirmaram votar branco, nulo ou não deram voto em postulação alguma somaram 12,7%, e não souberam ou não responderam, 4,5%.

A pesquisa ouviu 1500 eleitores, entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro de 2024, em São Paulo. A margem estimada de erro é de aproximadamente 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95,0%. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP09433/2024.

Fonte: Brasil 247

Nova pesquisa indica empate técnico em SP. Nunes e Boulos brigam pela primeira posição e Marçal derrete na capital paulista

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado Guilherme Boulos (Psol) têm 26% dos votos cada. A margem estimada de erro é de 2,6 pontos percentuais
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes (Foto: Brasil 247/Wikimedia)

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lidera a corrida eleitoral, com 26,8% dos votos. Em segundo lugar ficou Guilherme Boulos (Psol), com 26,0%, e, na terceira posição, Pablo Marçal (PRTB), com 24,2%. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Paraná Pesquisas. A margem estimada de erro é de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

A candidata Tabata Amaral (PSB) apareceu na quarta colocação 11,5%. José Datena (PSDB), com 3,5%. Maria Helena (Novo) ficou na sexta colocação (1,7%), seguida por Bebeto Haddad (DC), com 0,2%. João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) têm 0,1% cada. Altino Prazeres (PSTU) teve 0,0%.

Foram entrevistados 1500 eleitores, entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro de 2024. O grau de confiança é de 95,0%. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP09433/2024.

Fonte: Brasil 247

Emília Corrêa lidera disputa pela prefeitura de Aracaju com 34%, diz pesquisa

Na sequência, aparece Luiz Roberto (PDT), com 21,4%

Emília Corrêa (Foto: César de Oliveira/Câmara Municipal de Aracaju)

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira (4), uma nova pesquisa sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Aracaju (SE) em 2024. O levantamento mostra que Emília Corrêa (PL) lidera as intenções de voto, com 34,3%, seguida por Luiz Roberto (PDT), com 21,4%, e Yandra (União), com 14,9%.

Candisse Carvalho (PT) aparece com 7,6%, Delegada Danielle (MDB) com 7,3%, Niully Campos (Psol) com 3,1%, Zé Paulo (Novo) com 0,4% e Felipe Vilanova (PCO) com 0,1%. O número de eleitores indecisos é de 4,7%, enquanto 6,1% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Corrêa lidera com 28,1%, seguida por Luiz Roberto com 16,3% e Yandra com 10,1%. Neste cenário, 7,3% pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 28% ainda não sabem em quem votar.

O levantamento ainda simulou cenários de segundo turno. Contra Luiz Roberto, Emília Corrêa venceria com 52,3% a 35,1%. Contra Yandra, Corrêa também sairia vitoriosa, com 51,9% contra 29,4%. Em uma disputa entre Luiz Roberto e Yandra, o candidato do PDT ganharia por 43% a 33,4%.

A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Yandra é a mais rejeitada, com 28,9% dos eleitores afirmando que não votariam nela de jeito nenhum. Em seguida, aparecem Candisse Carvalho com 26,4% e Emília Corrêa com 20,9%.

Contratada pelo Partido Liberal (PL), a pesquisa entrevistou 700 eleitores entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SE-07491/2024.

Fonte: Brasil 247

Felipe Neto declara apoio a Guilherme Boulos: 'não há mais condição de ter SP refém do bolsonarismo' (vídeo)

O ativismo social do candidato precisa ser valorizado, sugeriu o influenciador
Felipe Neto (Foto: Divulgação)


O youtuber Felipe Neto declarou apoio nesta sexta-feira (4) ao candidato do Psol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. De acordo com o influenciador, "a gente não tem mais condição de ter a cidade de São Paulo refém do bolsonarismo, da extrema-direita, dessa política violenta".

"Boulos é uma liderança popular, que atrai multidões. É um cara com preparo, que a vida inteira foi dedicada para combate à injustiça, para a diminuição da desigualdade social", continuou.

"Foi vítima das mais absurdas mentiras, das mais violentas campanhas de difamação e ódio, mas ele resistiu. Boulos eu conheço e confio. Estou com Boulos", acrescentou.



Fonte: Brasil 247

Fábio Novo (PT) lidera disputa pela prefeitura de Teresina com 46%, aponta pesquisa


Silvio Mendes (União Brasil) aparece em seguida, com 37%
Fábio Novo (Foto: Assembleia Legislativa do Piauí)

O levantamento realizado pelo Instituto Datamax, divulgado nesta sexta-feira (4), mostra Fábio Novo (PT) liderando a disputa pela Prefeitura de Teresina, com 46,15% das intenções de voto. Silvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo lugar, com 37,7%.

Em seguida, Dr. Pessoa (PRD) tem 2,3%, seguido por Tonny Kerley (Novo) com 1,1%, Lourdes Melo (PCO) com 0,35%, Francinaldo Leão (Psol) e Santiago Belizário (UP), ambos com 0,15%. Telsírio Alencar (Mobiliza) registrou 0,1%, enquanto Geraldo Carvalho (PSTU) obteve 0,05%.

A pesquisa ainda apontou que 9,25% dos entrevistados estão indecisos e 2,7% declararam voto em branco ou nulo.

O levantamento entrevistou 2 mil eleitores entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, possuindo uma margem de erro de 2,19 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PI-09368/2024.

Fonte: Brasil 247

Carro do gabinete de segurança de Lula é roubado em SP

Uma equipe do GSI estava no município fazendo os preparativos de segurança para o presidente Lula votar

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Adriano Machado / Reuters I Reprodução (Band))

Policiais buscam um carro que pertence à comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, furtado durante a tarde desta sexta-feira (4), na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Uma equipe do GSI estava no município fazendo os preparativos de segurança para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva votar.

O veículo foi levado para a comunidade de Heliópolis, na Zona Sul da cidade de São Paulo. Equipes da Polícia Militar realizam diligências para encontrar o veículo, de acordo com informações do Brasil Urgente.

Os criminosos levaram o carro enquanto quatro integrantes do GSI e militares da Marinha faziam uma vistoria no local para a votação do presidente. Dois bandidos abordaram e ameaçam a funcionária com uma arma na cabeça.

Fonte: Brasil 247

Milei é acusado de plagiar discurso de personagem fictício em pronunciamento na ONU


O presidente da Argentina teria reproduzido "palavra por palavra" trechos de um discurso do personagem Josiah "Jed" Bartlet

Javier Milei (Foto: Reuters)


O presidente da Argentina, Javier Milei, foi acusado nesta sexta-feira (4) de copiar um monólogo da série de drama político The West Wing em um trecho do discurso apresentado na Assembleia Geral das Nações Unidas. Segundo o jornal argentino Página 12, Milei teria reproduzido "palavra por palavra" trechos de um discurso do personagem Josiah "Jed" Bartlet, presidente fictício da série.

As suspeitas surgiram após o colunista político Carlos Pagni apontar "extraordinárias" semelhanças entre os dois discursos. Além disso, veículos argentinos destacaram que Santiago Caputo, estrategista-chefe de Milei, é “fanático pelo roteirista [e criador da série] Aaron Sorkin” e que ele supostamente teria participado da elaboração do discurso.

Confira um trecho do discurso de Javier Milei:

“Acreditamos na defesa da vida de todos. Acreditamos na defesa da propriedade de todos. Acreditamos na liberdade de expressão para todos. Acreditamos na liberdade de culto para todos. Acreditamos na liberdade de comércio para todos… E porque nestes tempos o que acontece em um país rapidamente tem impacto em outros, acreditamos que todas as pessoas devem viver livres da tirania e da opressão, seja na forma de opressão política, escravidão econômica ou fanatismo religioso. Esta ideia fundamental não deve ser meras palavras — ela tem de ser apoiada por ações diplomática, econômica e materialmente”.

Abaixo, o monólogo do episódio 15 da quarta temporada de The West Wing:

“Somos pela liberdade de expressão em todos os lugares. Somos pela liberdade de adorar em todos os lugares. Somos pela liberdade de aprender… para todos. E porque em nosso tempo, você pode construir uma bomba em seu país e trazê-la para o meu país, o que acontece em seu país é muito da minha conta. E então somos pela liberdade da tirania, em todos os lugares, seja sob o disfarce de opressão política… ou escravidão econômica… ou fanatismo religioso… Essa ideia mais fundamental não pode ser enfrentada apenas com nosso apoio. Ela tem que ser enfrentada com nossa força: diplomaticamente, economicamente, materialmente”.

Fonte: Brasil 247 

Rede social X faz depósito em conta errada e STF manda a plataforma regularizar pagamento

O depósito 'não foi realizado corretamente', destacou o ministro do Supremo Alexandre de Moraes
Elon Musk e Alexandre de Moraes (Foto: Leon Neal/Pool via Reuters | ABR)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes informou nesta sexta-feira (4) que a rede social X fez o depósito dos R$ 28 milhões em multas devidas à Justiça em uma conta errada. A plataforma pertence ao bilionário Elon Musk.

“O depósito do valor de R$ 28.600.000,00 (vinte e oito milhões e seiscentos mil reais) não foi realizado corretamente na conta vinculada a estes autos, em que pese sua existência ser de pleno conhecimento da requerida em face dos bloqueios e depósitos realizados anteriormente, conforme certidão da Secretaria Judiciária”, diz a decisão. O relato foi publicado no blog da Daniela Lima.

"Há, portanto, necessidade de regularização do depósito realizado pela X Brasil Internet Ltda, para que haja o efetivo e integral adimplemento das multas", acrescentou.

Em 30 de agosto, Moraes determinou a suspensão da rede social X no Brasil. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um representante legal no Brasil. O prazo terminou às 20h07 do dia 29.

Na quarta-feira (28), o ministro intimou Musk a realizar a indicação. A intimação foi feita no perfil do STF na rede social. No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça.

Caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumprir a suspensão em 24 horas e comunicar as operadoras de telefonia para realizarem os bloqueios. As operadoras também deverão bloquear o uso de VPN por usuários que tentem burlar a suspensão.

A medida terá validade em todo o território nacional até que todas as ordens judiciais de bloqueio sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas.

Ao justificar a suspensão da rede social, o ministro citou o Marco Civil da Internet e disse que as empresas de internet devem ter representação no Brasil e cumprir decisões judiciais sobre a retirada de conteúdo considerado ilegal.

Moraes também afirmou que Elon Musk retirou a empresa do Brasil com objetivo de não cumprir as decisões do STF.

"A finalidade ilícita e fraudulenta desse encerramento da empresa nacional foi confessada na própria mensagem realizada em redes sociais, qual seja: permanecer descumprindo ordens do Poder Judiciário brasileiro, em especial dessa Suprema Corte", afirmou o ministro.

O ministro também determinou a aplicação de multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que utilizarem uma VPN (Virtual Private Network), uma espécie de rede privada utilizada na internet para escapar de restrições a sites suspensos.

Na decisão, Moraes informou que foram bloqueadas duas contas bancárias do X no Brasil. O bloqueio ocorreu no dia 18 deste mês após as primeiras decisões que foram descumpridas pela rede social. Uma das contas tinha saldo de R$ 2 milhões. O saldo da segunda era de R$ 6,66

Fonte: Brasil 247 com informações da Agência Brasil