Aeronave da Bolívia foi perseguida por dois caças A-29 Super Tucano da FAB. Foto: Divulgação
A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou um avião nas proximidades de Porto Velho (RO) que havia saído a Bolívia e tem investigado a aeronave junto a Polícia Federal. A aeronave tem matrícula brasileira e ingressou no país ilegalmente. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.
Militares e agentes da PF têm investigado a aeronave e a principal suspeita é que a aeronave seja usada para tráfico internacional de drogas entre Brasil e Bolívia. O modelo interceptado e um Cessna 401A e tem capacidade para três ou quatro passageiros.
“As ações foram adotadas por se tratar de um tráfego ilícito, que se mostrou não colaborativo e desobedeceu as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira”, afirmou a FAB em nota. O avião foi interceptado na manhã desta quarta (26), antes da tentativa de golpe de Estado no país, que ocorreu durante a tarde.
Radares da FAB em Rondônia detectaram a aeronave após ações de inteligência da PF. Dois caças A-29 Super Tucano foram acionados para tentar interceptar o avião, que não obedeceu às ordens das autoridades brasileiras e fugiu de volta para a Bolívia.
A ação para interceptar a aeronave faz parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).
Vídeo feito por moradores da região mostra parte da perseguição ao avião clandestino. É possível ouvir o barulho de tiros durante a ação.
Veja:
Fonte: DCM com informações do Metrópoles