sexta-feira, 22 de março de 2024

"Amigos o tratam como um leproso, com medo de se prejudicar", disse defesa de Cid em oitiva

 

Equipe do tenente-coronel afirma que, desde o início das investigações, ele "perdeu tudo"

Mauro Cid

Mauro Cid (Foto: Reprodução) 

 A defesa do tenente-coronel Mauro Cid apontou, durante a oitiva desta sexta-feira (22) no Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) "perdeu tudo" enquanto outros investigados não foram afetados da mesma maneira. 

O depoimento de hoje foi marcado após a revista Veja ter vazado áudios de Cid em que ele insinuava ter sido coagido pela Polícia Federal (PF) a firmar acordo de colaboração premiada. Ao juiz instrutor do caso, ele assumiu a autoria dos áudios, mas negou que tenha sido pressionado pela polícia ou pelo judiciário a fazer o acordo.

O militar, então, foi questionado sobre alguns trechos do áudio vazado. Um desses trechos se referia a Cid lamentando por "todos os outros investigados terem se dado bem". Em relação a isso, sua defesa explicou: "estava falando do presidente Bolsonaro que ganhou pix, aos generais que estão envolvidos na investigação e estão na reserva. E no caso próprio perdeu tudo. A carreira está desabando".

"Os amigos o tratam como um leproso, com medo de se prejudicar. Não é político, não é militar, quer ter a vida de volta. Está enclausurado. A imprensa sempre fica indo atrás. Está agoniado. Engordou mais de 10 quilos. O áudio é um desabafo. Acredita que as pessoas deviam o estar apoiando e dando sustentação", concluíram os advogados do tenente-coronel.

Fonte: Brasil 247

 

Cid volta atrás e nega ter sido coagido pela PF em depoimento

 

Na oitiva desta sexta, antes de ser preso, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro assumiu a autoria do áudio vazado pela Veja e afirmou que se tratava de uma "conversa privada"

Mauro Cid
Mauro Cid (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), voltou atrás em sua versão sobre supostamente ter sido coagido pela Polícia Federal (PF) a colaborar com as investigações sobre crimes envolvendo o bolsonarismo. Em sua nova oitiva desta sexta-feira (22), ele confirmou ter firmado seu acordo de colaboração premiada "de forma espontânea e voluntária" e negou que tenha havido pressão do Judiciário ou da Polícia.

Cid foi preso após o fim da oitiva por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, devido a um áudio vazado pela revista Veja, que flagrou Cid atacando a PF e o magistrado. Na gravação, ele alegava ter sido pressionado a endossar uma suposta "narrativa pronta" nas investigações.

No depoimento de hoje, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro assumiu a autoria do áudio e afirmou que "a conversa era privada, informal, sem intuito de ser exposta em revista de grande circulação".

Fonte: Brasil 247

VÍDEO: Ex-Jovem Pan descobre ao vivo no SBT que tem um nódulo na tireoide


Paulo Mathias descobriu um nódulo ao vivo. Foto: Divulgação

 Na manhã desta sexta-feira (22), uma situação inesperada marcou o programa “Chega Mais” do SBT. Enquanto o apresentador Paulo Mathias, ex-Jovem Pan, participava de uma reportagem sobre câncer na tireoide, uma descoberta surpreendente ocorreu.

Paulo foi selecionado para auxiliar o médico do programa a explicar um exame de imagem. No entanto, durante o exame ao vivo, o médico notou um nódulo na tireoide do apresentador.

O Paulo não tem uma heterogeneidade na glândula, é uma glândula mais homogênea. Achei aqui um nodulozinho, fica tranquilo, Paulo. Pelo que a gente vê aqui, é um nódulo pequenininho. É um nódulo misto, sólido e cístico“, explicou o médico ao vivo.

Diante da descoberta, Paulo Mathias expressou seu pânico, perguntando ao médico sobre a gravidade da situação. No entanto, foi tranquilizado com a resposta do médico: “Fica tranquilo, está tudo bem. É um nódulo pequeno, a chance de que esse nódulo seja maligno é menor do que 5%“.

Confira o vídeo abaixo:

Fonte: DCM

VÍDEO – Técnico da Seleção chama Robinho de “pessoa fantástica” e contesta provas

 

Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira. Foto: reprodução

O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, virou alvo de críticas nesta sexta-feira (22) após falar dos casos de estupros envolvendo Robinho e Daniel Alves. Na entrevista coletiva, o técnico teceu elogios ao ex-atleta preso na última quinta-feira (21) e questionou as sentenças das Justiças italiana e espanhola que confirmaram os crimes.

“O Robinho foi meu atleta, é uma pessoa fantástica, um profissional acima da média”, disse Dorival. Na véspera de sua estreia na seleção brasileira, ele lembrou que nunca teve “a oportunidade de trabalhar com Daniel”, antes de tratar o caso como uma especulação: “Se houve realmente e comprovado algum tipo de crime, ele tem que ser penalizado”.

Os dois brasileiros já tiveram o julgamento em todas as instâncias necessárias nos países europeus, e os estupros foram comprovados pelas investigações.

Em áudios, é possível ouvir Robinho conversando com amigos que diziam que ele “colocou o pau na boca” da vítima. Já o caso de Daniel Alves tem provas ainda mais contundentes com exames feitos logo após a denúncia e filmagens da boate em Barcelona que mostram a ida do ex-atleta e da jovem de 23 anos ao banheiro.

Fonte: DCM

APUCARANA: “Empregabilidade Mulher” oferta mais de 250 vagas de trabalho às apucaranenses


Mais de 250 vagas de emprego exclusivas para mulheres, oferta de cursos e oportunidades de estágios, são os serviços disponibilizados para as apucaranenses no “Empregabilidade Mulher Apucarana”. O evento, promovido pela Agência do Trabalho, hoje (22) e amanhã (23), na Praça Rui Barbosa, integra a extensa programação do Mês da Mulher desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf).

A estrutura de atendimento está montada em frente às escadarias da Catedral Nossa Senhora de Lourdes e funciona hoje até as 17 horas e amanhã entre 9 horas e 13 horas. O gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, cita alguns exemplos de cursos ofertados como assistente comercial; vendas; desenhista gráfico; auxiliar administrativo, de contabilidade, de enfermagem e de laboratório. “Temos vagas para cursos superiores de enfermagem, dentista, fonoaudióloga, nutricionista, entre outros. Esta é mais uma ação da Agência do Trabalhador juntamente com a prefeitura, desta vez focada ao público feminino, dando visibilidade e valorizando o importante papel da força feminina no mercado de trabalho. A meta deste evento é colocar o maior número das apucaranenses no mercado de trabalho, com carteira assinada”, informa Neno.

Larissa de Castro de Oliveira, de 19 anos, moradora do Jardim Ponta Grossa, foi um das primeiras pessoas atendidas no “Empregabilidade Mulher Apucarana”. “Estou buscando uma vaga para auxiliar de cozinha. Entreguei meu currículo e iniciei o processo para conseguir esse trabalho. Esse tipo de evento é uma grande oportunidade para agilizar o emprego que a gente está buscando. Estou otimista que tudo vai dar certo”, afirma Larissa.

Para a secretária da Semaf, Denise Canesin, o “Empregabilidade Mulher Apucarana” “mostra para a comunidade que as mulheres têm vagas no mercado de trabalho e nesta mês da mulher estamos também mobilizados em ofertar oportunidades emprego para as apucaranenses. Destacando que a Secretaria da Mulher prepara a mulher para o mercado de trabalho, oferecendo gratuitamente cursos em diversos segmentos”.

O evento Empregabilidade Mulher Apucarana está sendo realizado em parceria com o Sesc, Senac, Senai, Unespar, CIEE, Fórum de Desenvolvimento de Apucarana e Câmara de Ensino Superior de Apucarana (Cesa).

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Apucarana apresenta em oficina propostas de atualização do Plano Diretor


Apucarana promoveu nesta sexta-feira (22/03) uma oficina pública de apresentação das propostas de atualização das legislações que integram o Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano. O momento técnico, que aconteceu no salão nobre do prédio central da prefeitura, teve na pauta alterações no Código de Obras, Sistema Viário, Uso e Ocupação do Solo e Parcelamento do Solo.

“O crescimento da cidade é dinâmico. A legislação vigente é de janeiro de 2015 e vem dando valiosa contribuição para avanços significativos, como a expansão da verticalização, mas é chegado o momento de atualizarmos o nosso plano diretor para que Apucarana avance ainda mais, na habitação, na atração de indústrias, comércios e prestadores de serviços, mobilidade urbana, tecnologia e inovação, enfim, reúna ainda melhores condições para que atraia mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, disse o prefeito Júnior da Femac, frisando que a legislação determina que os Planos Diretores Municipais sejam atualizados a cada 10 anos.

Participaram da oficina membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano (CMDU), servidores da Secretaria Municipal de Obras, Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), engenheiros, arquitetos, imobiliaristas e representantes de diversos segmentos interessados em contribuir com a discussão. O diretor-presidente do Idepplan e presidente do CMDU, Dr. Ivan Silva, destaca que o explanado na oficina pública foi resultado de uma série de 10 reuniões preparatórias coordenadas pelo conselho e envolveu cinco condicionantes: habitação, desenvolvimento sustentável, expansão urbana, uso e ocupação do solo e desenvolvimento econômico. “Um momento bastante produtivo, que atendeu um anseio do poder público municipal que é ter a sociedade civil e segmentos organizados como parte ativa do processo de atualização e onde fechamos a pauta que será levada para debate na audiência pública que está agendada para acontecer nesta terça e quarta-feira (26 e 27/03), a partir das 17 horas, na Câmara de Vereadores”, diz Dr. Ivan.

Entre as propostas de atualização apresentadas na oficina pública estiveram alteração de zoneamento, transformando trechos de ruas hoje residenciais em comerciais, continuidade ou não de ruas devido abertura de novos loteamentos, inclusão de incisos legais referentes à regularização de imóveis, atualização da tabela de taxas, entre outros assuntos específicos de cada legislação. “A nossa intenção, enquanto poder público e conselho, é promover uma atualização que torne a cidade ainda mais dinâmica. A cidade está em constante movimento. Ruas que antes eram barro hoje têm asfalto. Regiões residenciais hoje também contam com comércios e precisamos estar sempre rediscutindo, de forma coletiva, atualizações para garantir uma cidade de todos”, acentuou Dr. Ivan Silva, diretor-presidente do Idepplan.  Segundo ele, as sugestões coletadas durante a oficina técnica serão apreciadas pelo CMDU.

Resumo – O conteúdo da oficina será agora pauta de audiência pública que será realizada nesta terça e quarta-feira (26 e 27/03), sempre a partir das 17 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana.

Compêndio de leis municipais, que tratam de diversos temas, sendo os principais o Desenvolvimento, Zoneamento e Perímetro Urbano, Uso e Ocupação, e Parcelamento do Solo, Edificações, Meio Ambiente, Telecomunicações e Sistema Viário, o plano diretor define os instrumentos de planejamento para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população. “Após audiências públicas e votação na Câmara de Vereadores, as atualizações aprovadas são sancionadas pelo prefeito para imediata aplicação”, esclarece Dr. Ivan Silva, diretor-presidente do Idepplan e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Serviço: Mais detalhes sobre os eventos técnicos de Apucarana visando atualização do Plano Diretor podem ser obtidos no Idepplan pelo telefone 3422-4000 – ramal 411, com o servidor municipal e secretário Executivo do CMDU, Thiago Henrique Bernardi.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

APUCARANA: Mutirão da dengue segue no Jardim Catuaí na segunda-feira


 O Mutirão de Combate à Dengue segue no Jardim Catuaí na próxima segunda-feira (25). O atendimento naquele bairro já teve início hoje, quando foram recolhidos 15 caminhões de materiais inservíveis.

O mutirão, que integra a série de ações da administração municipal no enfrentamento da epidemia da dengue, já foi realizado em 85 bairros, de onde foram coletados 840 caminhões de materiais retirados dos quintais.

A orientação é para população colocar na calçada recipientes que acumulam água e possa servir de criadouro para mosquito Aedes aegypti, a exemplo de garrafas pet, latas, potes, copos, pneus, móveis e inservíveis, entre outros. Esse material é recolhido pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

APUCARANA: Autarquia Municipal de Educação divulga edital com ensalamento de candidatos inscritos em concurso público


 A Autarquia Municipal de Educação divulgou essa semana o edital nº 009/2024, com o ensalamento dos candidatos inscritos em seu concurso público. Ao todo, 1.217 pessoas estão aptas a participar da seleção, que oferece uma vaga para o cargo de Professor de Educação Infantil, mais cadastro de reserva.

As provas objetivas e subjetivas serão aplicadas no dia 7 de abril, no período da tarde. Os portões dos locais de provas serão abertos às 13 horas e fechados, impreterivelmente, às 13h 45min.

Para verificar o ensalamento, o candidato deve acessar o site da empresa organizadora do concurso (www.unifil.com.br), clicar Concursos em Andamento e, na sequência, em Autarquia Municipal de Educação – Apucarana, e imprimir o Cartão de Informação do Local de Prova.

O ingresso nos locais de prova somente será permitido mediante apresentação de documento oficial com foto, como carteira de identidade expedida pelas Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar ou Ministério das Relações Exteriores, cédulas de identidade fornecidas por ordens e conselhos de classe que, por lei federal, valem como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Carteira Nacional de Habilitação.

Além do documento de identidade, o candidato deve comparecer ao local de provas munido de caneta de tinta azul ou preta de corpo transparente.

A íntegra do edital 009/2024 está disponível no site da Prefeitura de Apucarana.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nova presidente da CCJ da Câmara quer obrigar órgãos estatais a exaltar a monarquia

 

Órgãos federais, estaduais e municipais seriam obrigados a promover eventos como debates, palestras e publicações para divulgar a vida de Dom Pedro II e sua obra "Magnânimo"

Dep. Caroline de Toni (PL - SC)
Dep. Caroline de Toni (PL - SC) (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

 

A deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, propôs nesta quinta-feira (21) que órgãos públicos devem homenagear a monarquia brasileira, informa a CartaCapital. A parlamentar sugere que 2025 seja considerado o "Ano Nacional D. Pedro II".

O projeto visa homenagear os 200 anos do nascimento de Dom Pedro II, último imperador do Brasil, que reinou no país entre 1840 e 1889, ano da proclamação da República.

De acordo com a proposta, órgãos federais, estaduais e municipais seriam obrigados a promover eventos como debates, palestras e publicações para divulgar a vida de Dom Pedro II e sua obra "Magnânimo". 

De Toni justifica sua proposta alegando que "o Brasil foi vitorioso em vários conflitos armados na região do Prata” enquanto Dom Pedro II esteve no poder. Além disso, ela afirma que o imperador jamais agiu contra a implementação da República no Brasil.

Fonte: Brasil 247 com informações da Carta Capital

 

Praças de pedágio dos lotes 1 e 2 começam a cobrar tarifa neste sábado: veja locais e valores


No total, 11 praças terão cobrança a partir da 0h deste sábado

pedágio
Foto: Roberto Dziura – AEN

As 11 praças de pedágio dos lotes 1 e 2 começam a cobrar tarifa a partir da 0h deste sábado (23) no Paraná. O início da cobrança foi anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) há dez dias.

O lote 1, com 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais pedagiadas, é administrado pela Via Araucária. O contrato inclui a BR-277 (entre Curitiba e Prudentópolis), a BR-373 (entre Guamiranga e Imbituva), BR-376, a BR-476 (entre Araucária e Lapa), além das PR-418 (Contorno Norte de Curitiba), PR-423 (entre Campo Largo e Araucária) e PR-427 (entre a Lapa e Porto Amazonas).

Já o lote 2 foi arrematado pela EPR Litoral Pioneiro. O trecho sob concessão inclui as BR-153, BR-277, BR-369 e as PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 E PR-855.

Tarifa base do lote 1

  • São Luiz do Purunã (BR-277, km 133) – R$ 8,70
  • Porto Amazonas (BR-277, km 158) – R$ 10,90
  • Irati (BR -277, km 249) – R$ 10,20
  • Imbituva (BR-373, km 217) – R$ 10,00
  • Lapa (BR-476, km 191) – R$ 11,50

Tarifa base do lote 2

  • São José dos Pinhais – R$ 22,60
  • Jacarezinho – R$ 12,00 (três praças)
  • Carambeí – R$ 11,40
  • Jaguariaíva – R$ 7,60
Fonte: BandaB

VÍDEO mostra como foi a audiência de custódia de Robinho

 

Robinho durante a audiência de custódia. Foto: reprodução

A Justiça Federal tornou pública a gravação da audiência de custódia de Robinho, realizada logo após sua prisão em Santos por crime de estupro cometido em 2013, na Itália.

Conduzida pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva nesta sexta-feira (22), a audiência virtual durou cerca de três minutos, durante os quais Robinho esteve acompanhado de seu advogado, Sérgio Henrique Cotrim Moliterno Júnior, e do procurador Felipe Jow Namba.

Questionado pelo juiz sobre as condições de sua prisão, Robinho afirmou que se prontificou a se apresentar na Polícia Federal, mas acabou sendo preso em casa após a ordem judicial.

Durante a audiência, o ex-jogador negou ter sofrido maus tratos durante a operação, confirmou estar bem de saúde e declarou que seus três filhos ficarão sob os cuidados da mãe. Quando questionado sobre algum parente com doença grave, Robinho mencionou seu pai, que mora com ele.

A audiência de custódia é um procedimento realizado para avaliar a conduta policial nas prisões. O objetivo é investigar se houve alguma irregularidade dos agentes na detenção do acusado.

Fonte: DCM

Mauro Cid sai preso após depoimento no STF



Tenente-coronel foi ouvido após criticar atuação do Supremo e da PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do tenente-coronel Mauro Cid. A prisão ocorreu após ele prestar depoimento por uma hora, nesta sexta-feira (22), na sala de audiências do STF. O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi chamado a prestar depoimento após a revista Veja publicar áudios em que o militar critica a atuação do magistrado e da Polícia Federal.

O depoimento durou cerca de uma hora e foi presidido pelo desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete de Moraes. Também esteve presente um representante da Procuradoria-Geral da República (PGR), além da defesa do militar.

A prisão foi determinada por descumprimento de cautelares impostas contra Cid e por obstrução de Justiça. Após ser comunicado da prisão, ele foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para realização de exames.

De acordo com a reportagem da Veja, Cid afirmou que foi pressionado pela PF a delatar episódios dos quais não tinha conhecimento ou “o que não aconteceram”.

O ex-ajudante também afirmou, segundo a publicação, que a Procuradoria-Geral da República e Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre o militar no STF, têm uma “narrativa pronta” e estariam aguardando somente o momento certo de “prender todo mundo”.

Delação premiada

Mauro Cid fechou acordo de colaboração premiada após ter sido preso no âmbito do inquérito que apura fraudes em certificados de vacinação contra covid-19. Além do caso referente às vacinas, Cid cooperou também com o inquérito sobre uma tentativa de golpe de Estado que teria sido elaborada no alto escalão do governo Bolsonaro.

Defesa

Após a divulgação da matéria de Veja, a defesa de Mauro Cid, em comunicado, não negou a autenticidade dos áudios. Os advogados disseram que as falas “não passam de um desabafo em que relata o difícil momento e a angústia pessoal, familiar e profissional pelos quais está passando, advindos da investigação e dos efeitos que ela produz perante a sociedade, familiares e colegas de farda”.

Fonte: Agência Brasil

Gleisi endossa o Supremo: 'Eduardo Pazuello coordenou uma das tragédias mais chocantes do Brasil'

 

Segundo a presidente nacional do PT, 'o bolsonarista e ex-ministro da Saúde é mais um que deve pagar por seus crimes contra o povo brasileiro!'

Gleisi Hoffmann, vacina, Eduardo Pazuello (máscara verde e amarela) e Jair Bolsonaro
Gleisi Hoffmann, vacina, Eduardo Pazuello (máscara verde e amarela) e Jair Bolsonaro (Foto: ABr)

 A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), destacou nesta sexta-feira (22) a importância de se investigar a forma como o general Eduardo Pazuello administrou o Ministério da Saúde quando a população de Manaus (AM) estava sofrendo com a pandemia. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apuram eventuais crimes cometidos pelo ex-ministro. O Ministério Público identificou que 31 pessoas morreram por falta de oxigênio nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021.

"Ao deixar os hospitais do Amazonas entrarem em colapso durante a pandemia, Eduardo Pazuello coordenou uma das tragédias mais chocantes do país: a morte de pessoas por falta de oxigênio", afirmou Gleisi na rede social X. "O bolsonarista, ex-ministro da Saúde, é mais um que deve pagar por seus crimes contra o povo brasileiro!".

Segundo a parlamentar, a "notícia de que ele será investigado pelo STF é um alento para as famílias que perderam seus entes queridos e para quem acredita na justiça e na civilidade".

Em 2021, integrantes da então Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid afirmaram, em relatório, que a Polícia Federal deveria indiciar o ex-ministro por quatro crimes - epidemia com morte, incitação ao crime, prevaricação e genocídio indígena.

Fonte: Brasil 247

Faustão está se adaptando ao novo rim, diz boletim médico

 

 O apresentador foi submetido a um transplante de rim

Fausto Silva, o Faustão

Fausto Silva, o Faustão (Foto: Reprodução/Instagram) 

 O Hospital Albert Einstein divulgou nesta sexta-feira (22) um boletim médico informando que o apresentador Faustão, 73 anos, "vem sendo submetido a sessões de hemodiálise e aguarda adaptação do órgão e recuperação da função renal".

O apresentador foi submetido a um transplante de rim no final de fevereiro por causa do agravamento de uma doença renal crônica. Depois, Faustão passou por embolização, para resolver questões linfáticas que estavam atrasando a recuperação dele. 

De acordo com o boletim, Faustão "está consciente, conversa normalmente e respira sem ajuda de aparelhos". Quatro médicos assinaram o comunicado. 

Fonte: Brasil 247

 

Itamaraty sobre ataque em Moscou: 'o Brasil reitera seu firme repúdio a qualquer ato de terrorismo'

 

A pasta manifestou 'o desejo de pronta recuperação aos feridos' no atentado na capital russa

Mauro Vieira
Mauro Vieira (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

 

O Ministério das Relações Exteriores, comandado por Mauro Vieira, demitiu nesta sexta-feira (22) uma nota lamentando o atentado que deixou 40 mortos e cerca de 100 feridos no subúrbio de Moscou. 

"Ao expressar condolências aos familiares das vítimas e o desejo de pronta recuperação aos feridos, o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Rússia e reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo", escreveu o Itamaraty. 

De acordo com a pasta, "não se tem notícia de nenhum cidadão brasileiro vítima do ataque".

O ataque ocorre dias depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ser reeleito para um novo mandato de seis anos, e em meio à guerra russa contra a Ucrânia. 

A Rússia endureceu a segurança em aeroportos e estações em toda a capital, uma vasta região urbana e que abriga 21 milhões de pessoas. 

O Ministério das Relações Exteriores do país europeu afirmou que se tratou de um "sangrento ataque terrorista".

Fonte: Brasil 247 com informações da Reuters

 

Brasil pode fazer acordo com Argentina para comprar gás mais barato, diz Alckmin


O gasoduto Bolívia-Brasil pode ser estendido até a Argentina para ampliar a oferta de gás nos próximos anos. Negociações são conduzidas pelo Ministério de Minas e Energia

O vice-presidente Geraldo Alckmin
O vice-presidente Geraldo Alckmin (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


RIO DE JANEIRO (Reuters) - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira que o Brasil pode fechar um acordo com a Argentina para comprar gás mais barato do país vizinho, acrescentando que o gás da Petrobras é caro.

Segundo Alckmin, o gasoduto Bolívia-Brasil poderia ser estendido até a Argentina para ampliar a oferta de gás nos próximos anos. As negociações estão em cursos e são conduzidas pelo Ministério de Minas e Energia, acrescentou. "Podemos usar o mesmo gasoduto Argentina, Bolívia, Brasil" para aumentar a oferta de gás no país, disse Alckmin em evento do Senac Rio de Janeiro.

"Claro que a Bolívia quer que pague um ´plus´ para ela... mas vamos poder ter uma grande oportunidade nessa questão do gás natural“, acrescentou.

A declaração ocorre um dia após o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ter dito em entrevista à Reuters que o Brasil está avaliando opções para importar gás natural da enorme formação argentina de Vaca Muerta, enquanto busca aliviar seu déficit do insumo.

“Nós trazemos gás da Bolívia e agora vai ter Vaca Muerta que é importante. Você pode vir por Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, ou utilizar o próprio Gasbol; são as duas alternativas que tem aí e quem está conduzindo é o ministro de Minas e Energia, mas o gás é fundamental“, afirmou Alckmin.

Além da importação, a previsão de Alckmin é que nos próximos seis a sete anos, com a entrada em operação da chamada Rota 3, no Rio de Janeiro, que vai escoar o gás do pré-sal, e a entrada em operação de novos campos de gás, o Brasil possa dobrar a sua oferta do insumo.

Alckmin destacou que o gás será essencial para o Brasil fazer a descarbonização da economia nacional e uma boa transição energética. Ele destacou que além da baixa oferta de gás, o Brasil enfrenta também o problema dos preço elevados do insumo.

Alckmin destacou que o governo tem conversas permanentes com a Petrobras sobre o custo do gás no país e como fazer para barateá-lo. "Podemos fazer um entendimento com a Argentina. O nosso gás não é barato e essa é uma luta que a gente faz com a Petrobras 24 horas por dia. Até está reduzindo, mas lentamente”, afirmou o vice-presidente.

“Uma coisa é ir até 300 quilômetros da costa e a mais de 5 mil metros de profundidade no pré-sal (caso da Petrobras) e outra coisa é o fracking, como é nos Estados Unidos... Vaca Muerta na Argentina também, e, é óbvio que fica mais barato.”

Fonte: Brasil 247