quinta-feira, 14 de março de 2024

Deputado que agrediu Marielle lidera pesquisas em Belém

 

Delegado Éder Mauro tem mais de dez pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado. Números da Paraná Pesquisas

Éder Mauro
Éder Mauro (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

 O deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) lidera a corrida pela Prefeitura de Belém com 26,0% das intenções de voto. O levantamento foi publicado pela Paraná Pesquisas. O parlamentar foi o mesmo que agrediu verbalmente a ex-vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL). 

De acordo com os números, Cassio Andrade (PSB) e José Priante (MDB) têm 12,8% cada. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), tem 11,1% das intenções de voto.

 Rodrigues empata tecnicamente com Cássio e Priante, dentro da margem de erro da pesquisa, de 3,5 pontos percentuais. Eis a íntegra do estudo (PDF – 601 kB).

O levantamento foi realizado de 7 a 12 de março de 2024. Foram entrevistadas 800 pessoas com 16 anos ou mais em Belém (PA). O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº PA- 07656/2024. 

Fonte: Brasil 247

 

 

APUCARANA: Rua Ponta Grossa ganha asfalto novo, a partir desta sexta-feira


 A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Obras, começa a ganhar hoje um novo revestimento asfáltico. As obras serão iniciadas a partir da esquina com a Rua Guarapuava e seguem até a Rua Osvaldo Cruz, no primeiro lote, com aplicação de uma camada de cinco centímetros de asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente, o “CBUQ”.

Os serviços na “Ponta Grossa” terão continuidade no sábado, no domingo e, possivelmente, no início da próxima semana, até a Rua Severino Cerutti. “Pedimos a compreensão e apoio aos moradores e comerciantes da via, além de todas as pessoas que circulam pela Ponta Grossa, em função dos transtornos que devem ocorrer com a execução deste serviço, e também que todos obedeçam às sinalizações para evitar acidentes”, solicita o prefeito Junior da Femac.

Os agentes municipais de trânsito estarão de prontidão em toda a extensão da rua, durante a limpeza e aplicação do novo revestimento asfáltico. E, no período noturno e madrugada, já serão executadas as novas sinalizações de trânsito horizontais.

Segundo ele, trata-se de uma obra importante, viabilizada com recursos do município. “A nova capa asfáltica faz parte da revitalização da Rua Ponta Grossa, dentro da proposta planejada juntamente com a governança da via, que é uma das mais importantes do comércio na área central”, assinala o prefeito.

Após a conclusão do novo asfalto, a Ponta Grossa já irá receber nova iluminação, com padrão LED e rebaixada, além de novo mobiliário urbano, que inclui floreiras, lixeiras e bancos para descanso.

A empresária Aída Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e também integrante da Governança da Rua Ponta Grossa, diz que o início da obra é comemorado por todos os comerciantes da área. “É o início da revitalização da nossa rua, que é uma das mais importantes do comércio varejista de Apucarana”, diz a empresária.

“Temos muita satisfação e uma grande expectativa com a realização desta primeira obra, após todas as etapas do projeto de revitalização desenvolvido em parceria com o Sebrae, a Fecomércio e a Prefeitura”, diz Aída Assunção, acrescentando “que os lojistas da Ponta Grossa estão muito otimistas com este grandioso projeto, que prevê uma rua comercial ao estilo de um shopping a céu aberto”.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

APUCARANA: Conselho reafirma convite para eventos de atualização do Plano Diretor


Durante reunião deliberativa realizada nesta quinta-feira (14/03), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Apucarana (CMDU), Dr. Ivan Silva, voltou a destacar a importância da participação do cidadão e de representantes de entidades junto aos eventos técnicos de atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.

Dr. Ivan, que também responde pela diretoria-presidência do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan), frisa que o conselho segue com agenda intensa visando definir o maior número de propostas para apreciação. “Temos desenvolvido inúmeras reuniões preparatórias com foco na oficina e audiência pública agendadas para este mês, com grande participação de todos os conselheiros do CMDU”, diz.

Os eventos técnicos visam, segundo ele, explanações iniciais e coleta de sugestões da sociedade civil organizada e segmentos diversos para atualização do plano. A primeira agenda é uma oficina pública que acontecerá às 17 horas do dia 22, sexta-feira da próxima semana no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. “Momento em que vamos explanar o trabalho desenvolvido para a atualização do Plano Diretor e as propostas já deliberadas. Também iremos estar abertos ao recebimento de sugestões e novas ideias”, esclarece o presidente do conselho.

Já a audiência pública ocorre dias 26 e 27 de março, sempre a partir das 17 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana e será um momento de debate das propostas já deferidas. “O Plano Diretor é um importante pacto social, que define os instrumentos de planejamento para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população. Estamos dando início a uma caminhada que esperamos contar com a parceria do maior número possível de segmentos”, reforça Dr. Ivan, lembrando que a legislação determina que os Planos Diretores Municipais devem ser atualizados a cada 10 anos.

Serviço – Mais detalhes sobre os eventos técnicos de Apucarana podem ser obtidos no Idepplan pelo telefone 3422-4000 – ramal 411, com o servidor municipal e secretário Executivo do CMDU, Thiago Henrique Bernardi.

Fonte: Prefeitura de Apucarana 

Habib's é condenado a pagar R$ 300 mil por vincular funcionários a manifestações golpistas contra Dilma

 

A empresa foi denunciada por causa da campanha "Fome de mudança" e condenada por unanimidade pelo Tribunal Superior do Trabalho

Habib’s
Habib’s (Foto: Habib's / Divulgação)

O Habib’s foi condenado a pagar R$ 300 mil de indenização por dano moral coletivo após vincular os próprios funcionários à manifestação política em prol do golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. O julgamento foi realizado nesta quarta-feira (13) em São Paulo (SP), de acordo com o G1.

A campanha analisada foi a “Fome de mudança”, lançada em 2016, que decorou lojas da empresa de verde e amarelo e compartilhou dizeres como “Quero meu país de volta”. Apesar do posicionamento, o Habibs’s alegou durante o processo que a mobilização não possuía relação com siglas partidárias ou conotações políticas ideológicas.

A ação contra a empresa foi apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares de Águas de Lindóia e Região. O sindicato havia perdido em primeira instância, mas recorreu. Agora, a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a rede de fast food por unanimidade. 

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Agentes da Lava Jato é que deveriam estar presos, diz Gleisi

 

Deputada afirmou que é acintoso ler acusações contra Lula de alguém que esteve envolvido na operação que "quebrou toda a engenharia brasileira e destruiu 3,5 milhões de empregos"

Gleisi Hoffmann e Carlos Fernando dos Santos Lima
Gleisi Hoffmann e Carlos Fernando dos Santos Lima (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | REUTERS/Rodolfo Buhrer)

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) respondeu veementemente às declarações do ex-procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, sugeriu que o presidente Lula (PT) deveria estar preso.

Hoffmann chamou a atenção para o fato de Santos Lima, um dos arquitetos da Operação Lava Jato, estar agora trabalhando para empresas que ele mesmo investigou - incluindo atuação na área de compliance de empresas afetadas pela operação. Ela ressaltou que é "acintoso" ouvir tais afirmações de alguém que esteve envolvido na Lava Jato, que "quebrou toda a engenharia brasileira, destruiu 3,5 milhões de empregos e trouxe a fome e a miséria de volta ao Brasil".

A líder do PT enfatizou que, enquanto Santos Lima e sua equipe estão "no rodapé da História", o presidente Lula, reconhecido pelos brasileiros como o maior presidente da história do país e por outros países como um dos maiores estadistas internacionais, está focado na reconstrução da economia brasileira após os estragos causados pela Lava Jato.

Ela também criticou o que chamou de "perseguição política" contra Lula durante os processos judiciais, nos quais, segundo ela, foram negados todos os direitos constitucionais do ex-presidente. Hoffmann lembrou que as sentenças contra Lula foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e ressaltou que não foi encontrado "um centavo de dinheiro ilegal" nas contas do ex-presidente, ao passo que os responsáveis pela Lava Jato foram pegos "com a boca na botija", em referência à tentativa de criar uma fundação privada com dinheiro público.

Fonte: Brasil 247

 

APUCARANA: Prefeito e secretários fazem visita de cortesia ao 30º BIMec


Atendendo convite feito pelo comandante do 30º BIMec, tenente-coronel  Alexandre Pereira Figueiredo, o prefeito Junior da Femac, acompanhado de secretários e superintendentes, fez hoje uma visita de cortesia ao quartel do Exército Brasileiro, em Apucarana.

Conforme explica o comandante Figueiredo, o convite foi formulado para que o prefeito e sua equipe conhecessem a estrutura, equipamentos e as instruções do dia a dia dos soldados. A comitiva da Prefeitura de Apucarana, também almoçou no rancho dos oficiais e encerrou a visita percorrendo alguns trechos do quartel, a bordo de três blindados Guarani (anfíbios) que são veículos de transporte de tropas e de combate.

O prefeito Junior da Femac agradeceu o convite do tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo e reiterou agradecimento à instituição do Exército Brasileiro, pelas boas parcerias mantidas com o Município.

“Apucarana enfrenta uma epidemia de dengue, e também nesta batalha, estamos atuando em todos os bairros da cidade contando com o apoio de soldados do 30º BIMec, nas vistorias feitas nas residências, visando eliminar possíveis focos do mosquito da dengue”, cita Junior da Femac, manifestando seus cumprimentos à instituição.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

APUCARANA: Mutirão da Dengue segue no Distrito do Pirapó nesta sexta-feira


A Prefeitura de Apucarana informa que o Mutirão de Combate à Dengue segue no Distrito do Pirapó nesta sexta-feira (15). O trabalho neste bairro começou hoje, onde já foram recolhidos 12 caminhões de materiais inservíveis.

A orientação é para população limpar seu quintal e colocar o que for jogado fora na calçada para ser recolhido pelos caminhões da prefeitura. O objetivo é que seja descartado todo material que possa ser servir de criadouro para o mosquito da dengue, como garrafas, pneus, latas, potes, copos, pneus, móveis e inservíveis, entre outros.

Uma das ações da administração municipal no enfrentamento da epidemia de dengue, o mutirão já percorreu 81 bairros e foram retirados do meio ambiente 762 caminhões de materiais inservíveis.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

APUCARANA: 11º Grupamento de Bombeiros e prefeitura reafirmam parcerias

 O prefeito Júnior da Femac esteve nesta quinta-feira (14/03) no quartel central do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana. Acompanhado do assessor municipal para Assuntos de Segurança, tenente-coronel da reserva PMPR, Marcos José Facio, na ocasião manteve reunião de planejamento com o comandante interino da unidade, major Élcio José de Meira. “O 11º GB é um dos orgulhos de Apucarana. Os bombeiros militares realizam um trabalho fundamental para a sociedade. Independente do momento, da ocorrência, sabemos que a unidade está de prontidão, com oficiais e praças preparados. O Bombeiro também é grande parceiro da prefeitura, em especial na Saúde e na questão da fiscalização de obras”, disse o prefeito, pontuando que o diálogo que já era próximo ganhou ainda mais “qualidade” com a chegada do tenente-coronel à prefeitura. “Temos hoje o Coronel Facio fazendo interlocução com as forças de segurança, com isso temos verificado mais agilidade na resolução de vários assuntos que permeiam as relações entre esses órgãos e a prefeitura. Precisando de algo da prefeitura, Coronel Facio é nosso interlocutor direto. A prefeitura está à disposição do grupamento”, pontuou o prefeito.

Júnior da Femac também deu boas-vindas aos aspirantes a oficial recém integrados ao 11º GB de Apucarana, Leonardo Szlachta Cavalvanti dos Santos, que chega de Londrina, e Abner Veronez Henrique, vindo de Curitiba, expressando o valor que a cidade e região conferem aos bombeiros. “A cidade e região têm profunda admiração e respeito por vocês bombeiros. Com certeza irão perceber isso e serão abraçados por todos”, observou.

Major Élcio Meira, comandante interino do 11º Grupamento de Bombeiros enalteceu a disponibilidade do prefeito da cidade comparecer ao quartel. “Um encontro onde podermos repassar algumas necessidades, reafirmar a continuidade de parcerias em andamento e falarmos sobre projetos futuros, inclusive de construção de um novo quartel para o 11º GB de Apucarana”, disse Major Meira.

Também participaram da reunião de planejamento pelo 1º Subgrupamento o 1º tenente Waner de Paula Ferreira e a chefe da seção de Pessoal do 11º Grupamento, 1ª tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi. Pela prefeitura, acompanharam o diálogo o superintendente da Indústria, Comércio e Emprego, Adan Lenharo, e o superintendente de Iluminação Pública, Lafayete dos Santos Luz.

O 11º Grupamento de Bombeiros do Paraná, com sede em Apucarana, é responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de Defesa Civil nos municípios de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Borrazópolis, Cruzmaltina, Faxinal, Grandes Rios, Kaloré, Mauá da Serra, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São Pedro do Ivaí. Para atender a toda a região são dois quartéis em Apucarana, um em Arapongas, um em Mandaguari e outros dois Postos de Bombeiros Comunitários localizados nas cidades de Jandaia do Sul e Faxinal. Atualmente a unidade conta com 87 servidores, entre oficiais e praças.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

APUCARANA: Prefeitura oferta curso gratuito de Auxiliar Administrativo


O Programa Municipal Portas Abertas, da Prefeitura de Apucarana, iniciou hoje mais um curso gratuito, o de Auxiliar Administrativo. A oportunidade de qualificação, com 160 horas de aulas, está sendo ofertada para adolescentes de 14 anos a 17 anos atendidas pelo Centro para o Resgate à Vida Esperança (Cepes) e ao público em geral.

Oferecido de forma gratuita pelo município de Apucarana, o curso é ministrado pelo Senai, nas dependências do Cepes, sob a coordenação do Centro de Qualificação, departamento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego.

Em Apucarana há mais de 20 anos, o Cepes é uma associação civil sem fins lucrativos de caráter beneficente, filantrópico, educacional, cultural e de assistência social.

“Nosso público alvo são crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, do sexo feminino e que residem em Apucarana. Ressaltamos a importância de parcerias que venham a somar com o trabalho da instituição. O conhecimento e a educação são os alicerces para construirmos um futuro próspero e igualitário a todos”, afirma a coordenadora do Cepes, Karina Marques.

Investindo recursos municipais, a prefeitura implantou o Programa Portas Abertas em meados 2021. A gestão do prefeito Junior da Femac compra cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente para os apucaranenses pelo Senai e Senac.

Abertura do curso, na manhã de hoje, teve a participação do diretor do Centro de Qualificação Total, Luiz Vilas Boas, e do coordenador do Centro de Qualificação Total, Dorival Miguel da Silva.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Handebol feminino de Apucarana garante participação na “Maringá Cup”


O time feminino adulto de handebol de Apucarana confirmou participação nessa semana na “Maringá Cup”, competição regional promovida pela Atlética Eventos e que começará no dia 23 de março. A informação foi dada nessa quinta-feira (14/03) pela treinadora Beatriz Gonçalves Moreira Klava.

Segundo ela, a copa terá dez equipes. “Apucarana está no Grupo B ao lado de Uraí, Marialva, Sarandi e Rolândia. O Grupo A contará com Ourizona, Barbosa Ferraz, Astorga, Jussara e Universidade Estadual de Maringá. A nossa equipe, que é mesclada com jovens e experientes jogadoras, está praticamente montada para esse desafio, com a expectativa de realizar uma boa campanha na competição. Estamos treinando desde o mês passado e ansiosas para a estreia”, destaca Beatriz, ex-atleta das equipes de Assis Chateaubriand, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Apucarana.

A técnica apucaranense disse que a competição terá a primeira rodada no próximo dia 23 em Marialva, mas a organização ainda não divulgou a tabela de jogos, o que deverá ocorrer no início da semana que vem. “Ao todo temos mais de 30 atletas no elenco, mas somente podemos inscrever 21, sendo que apenas 16 serão relacionadas por rodada. Os jogos acontecerão nos finais de semana”, frisa Beatriz.

Na primeira fase da “Maringá Cup” as agremiações jogam entre si em turno único dentro dos grupos, classificando-se as duas melhores para a semifinal e consequentemente para a final.

Já estão acertadas para defender a equipe de Apucarana as atletas Maria Luisa, Louise, Aline, Raquel, Stefany, Danielle, Jéssica, Maricéia, Talita, Letícia, Sarina, Fernanda, Juliane, Gabriela, Katia, Milena, Júlia e Maria Eduarda.

“É mais uma equipe de Apucarana que disputará um campeonato regional e que tem o incentivo do prefeito Junior da Femac. As nossas meninas estão confiantes e prontas para representar bem o município”, disse o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Apucarana repassa 304 toneladas de calcário para produtores rurais


 As ações da Prefeitura estão contribuindo para a produção de alimentos, especialmente na agricultura familiar. Uma destas ações é o repasse subsidiado de calcário, com o objetivo de fazer a correção do solo e aumentar a produtividade. Através do Programa Terra Forte, a Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (14/03) a entrega da primeira remessa. Neste semestre, serão repassados 304 toneladas do insumo que atenderão cerca de 50 produtores.

O prefeito Junior da Femac lembra que, para o segundo semestre, serão disponibilizadas mais 300 toneladas. “A agricultura é uma mola propulsora importante da economia de Apucarana, seja através da fruticultura, da cafeicultura, da produção de soja, de milho ou de frango. E dentro deste contexto, a agricultura familiar tem grande importância e recebe o apoio da Prefeitura com diversas ações”, pontua Junior da Femac.

O apoio à agricultura familiar – continua Junior da Femac – contribui com a geração de emprego e renda no campo, além de proporcionar as condições necessárias para garantir a sucessão familiar nas pequenas propriedades rurais e a diversificação de culturas.

O ato que marcou o início da entrega ocorreu no antigo IBC da Vila Nova e contou ainda com a presença de produtores, lideranças do setor e representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), além da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura.

Antônio Ronaldo da Silva, produtor rural e presidente da Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros e Agroindústria Familiar (Coohafa), destaca que o fornecimento de calcário fomenta a cadeia produtiva. “O calcário é um produto básico e de nada adianta investir em alta tecnologia se o solo estiver degradado”, avalia.

Ronaldo afirma que os pequenos produtores têm dificuldades de fazer investimentos. “Por isso, eles necessitam do apoio do poder público para continuar abastecendo os mercados com produtos de qualidade e saudáveis”, reforça o presidente da Coohafa.

O produtor João Miquelão, que possui propriedade na região do Distrito de Caixa de São Pedro, afirma que costuma fazer periodicamente a reposição na sua propriedade, com cerca de 10 toneladas de calcário. “O calcário é um corretivo essencial para o desenvolvimento das lavouras. Apesar do nosso solo ter uma fertilidade muito boa, é preciso fazer o corretivo periodicamente. Com isso, o pequeno produtor consegue aumentar a produção e a rentabilidade”, frisa Miquelão.

O secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, afirma que o insumo está disponível para retirada no IBC da Vila Nova. “Neste primeiro semestre, são 152 toneladas de calcário calcítico e 152 toneladas do dolomítico, que é rico em magnésio. O produtor que reservou o insumo deve procurar a Secretaria de Agricultura para pegar a ordem de carregamento, sendo que o calcário fica acondicionado em sacos bags, o que facilita o transporte”, reforça Canuto, lembrando que os agricultores pagarão o calcário recebido posteriormente com produtos, que são destinados à merenda escolar e entidades sociais.

Fonte: Brasil 247

Deputados da base e da oposição reclamam do valor do pedágio no Paraná: “Preços próximos da antiga concessão”

 

Praça de pedágio na BR-277, em São José dos Pinhais (Foto: Franklin de Freitas)

A divulgação dos preços dos novos pedágios no Paraná, cujas cobranças serão retomadas nos próximos dias, virou assunto na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta quarta-feira (13 de março). E tanto entre deputados da base como entre aqueles da oposição, houve reclamação com relação aos valores a serem praticados.

Luiz Claudio Romanelli (PSD), por exemplo, destacou que os valores que serão cobrados a partir de agora estão muito próximos daqueles que já eram praticados no fim da antiga concessão, em novembro de 2021. Já o líder da oposição, Requião Filho (PT), também chamou a atenção para os valores do novo modelo de pedágio – segundo ele, criado no Governo Bolsonaro, com apoio do Governador Ratinho Júnior, e assinado sem questionamentos pelo Governo Lula.

“Os custos do pedágio continuarão em patamares elevados, com preços parecidos com os da antiga concessão, com poucas exceções”, avaliou Romanelli, citando que algumas tarifas divulgadas ficaram acima das projeções calculadas por sua assessoria técnica. “A ANTT deliberou por uma correção de 15,75% sobre o preço que foi à leilão, cuja referência era outubro de 2021”, apontou.


Requião Filho, por sua vez, também lamentou a tabela anunciada. E é só o início! Não tem tarifa mais barata. Aconteceu exatamente o que nós havíamos alertado. Nem começou e já tem correção de preço em cima da tarifa. É uma cópia do pedágio antigo, sem garantia de obras e que vai gerar problemas para a economia paranaense. O Paraná, nas próximas três décadas, vai sofrer com esse pedágio e não foi por falta de aviso”, declarou.


Impacto do novo pedágio sobre o transporte


Uma das preocupações já manifestadas pelo parlamentar governista é o impacto do novo pedágio sobre o transporte. “A questão do transporte é complexa, porque onera a economia como um todo. O setor de cargas sofrerá um impacto significativo nesta nova concessão, pois agora não haverá aquele desconto automático para eixos comerciais, que chegava a 15%. Agora, vale a tarifa cheia para os caminhões”, explicou.


Romanelli exemplifica a situação ao comparar o pedágio anterior na descida da Serra do Mar, para um caminhão de seis eixos, e a nova tarifa que será cobrada. “Antes esse caminhão de seis eixos pagava R$ 117,00 e agora vai pagar R$ 135,60. São valores retirados de tabelas oficiais”, destacou. Ele também citou que em São Luiz do Purunã, um veículo de seis eixos pagava R$ 53,40 e passará para R$ 52,20, uma diferença a menor de 2,3%.


Patamar das tarifas reflete a modelagem construída


Ainda segundo Romanelli, o patamar das tarifas reflete a modelagem que foi construída, que exige investimentos significativos na modernização dos principais trechos do sistema rodoviário paranaense. “Agora o Paraná tem um contrato de concessão mais moderno, com obrigações objetivas e muito mais controle sobre as concessionárias. A expectativa é que o contrato seja efetivamente executado”, disse.


O deputado também pontuou a condição ruim das rodovias e a decisão de início da cobrança do pedágio antes da recuperação completa dos trechos. “Sempre foi anunciado pelos órgãos envolvidos que antes do início da cobrança do pedágio haveria uma completa recuperação da via, inclusive com nova sinalização. Isso não vai acontecer e as melhorias devem ser feitas ao longo do ano”.


Fonte: Bem Paraná

Beto Richa recusa ida para o PL e mantém pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba pelo PSDB

 

Possível saída do PSDB gerou mal estar entre as legendas

 

Arquivo Bem Paraná

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa decidiu permanecer no PSDB e recusar o convite para ingressar no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a assessoria de Richa, “O PSDB não liberou a saída do deputado federal Beto Richa e com isso, para não correr o risco de perder o mandato, ele decidiu ficar no partido. Mas mantém a pré-candidatura a prefeito de Curitiba”, diz a nota.


A notícia de que o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) esteve reunido na quarta-feira (13 de março) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para negociar uma possível troca de partido para disputar a Prefeitura de Curitiba gerou mal estar dentro do Partido Liberal.


Fonte: Bem Paraná

 

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

 O decreto terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença. Entre os principais pontos estão a intensificação das visitas domiciliares, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias.

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Estado decretou nesta quinta-feira (14) situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

Entre os principais pontos do documento estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS), entre as quais o dever da população facilitar a aplicação de medidas sanitárias relativas às doenças transmissíveis, como visitas domiciliares.

A declaração permite, ainda, dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos. 

“Essa é uma medida preventiva, de caráter excepcional. O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Somente no último boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (12), foram registradas 34.996 novas notificações, 17.044 casos e 12 mortes. Agora o Paraná soma 222.590 notificações com 90.972 confirmações e 49 óbitos no período sazonal 2023/2024, iniciado em agosto.

Dentre os 399 municípios paranaenses, 397 já registraram notificações por dengue. Destes, 366 já possuem casos confirmados, quase 92% do Estado.  A incidência de casos autóctones (transmitidos dentro do Estado) chegou a 697 casos por 100 mil habitantes. Vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência no Paraná.

O Paraná é atualmente o 4º estado do País com a maior incidência de dengue, atrás do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, conforme dados do Informe nº 5 do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

MOBILIZAÇÃO – O secretário também confirmou uma mobilização entre Estado e municípios, no próximo sábado (16), para reforçar as ações de limpeza e conscientização contra a dengue. A ação unirá equipes municipais e estaduais e deverá, ao longo do dia, fortalecer a prevenção e controle da doença, sobretudo com a orientação da população para remoção de criadouros.

“O combate à dengue acontece diariamente no Paraná, mas pedimos uma atenção especial para este sábado, quando teremos uma grande união em prol dessa luta. É um apelo a todos os cidadãos e cidadãs paranaenses para que continuem seguindo as medidas orientativas, principalmente para a remoção dos possíveis focos do mosquito em ambientes domiciliares”, disse.

RECURSOS – Na última semana, a Sesa anunciou um pacote de R$ 93 milhões em recursos para fortalecer o combate à dengue nos municípios. O montante tem como finalidade fortalecer ações de prevenção, promoção e proteção da saúde dos municípios, garantindo incrementos para compra de medicamentos, incentivo a hospitais de referência e aquisição de tablets para otimizar o trabalho de agentes de campo.

DENGUE – A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

A pasta alerta ainda para os principais sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária. Caso tenha algum desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.


Fonte: AEN

Fifa confirma Brasil como candidato à sede do Mundial Feminino 2027


Escolha ocorrerá em 14 de maio, em votação no Congresso anual

Fifa, entidade máxima do futebol, confirmou nesta quinta-feira (14) a candidatura do Brasil à sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, durante o Conselho . A escolha ocorrerá em 17 de maio, após votação das 211 associações nacionais afiliadas à entidade, durante o 74º Congresso Anual em Bangkok (Tailândia).  Ao fim do pleito, cada voto será revelado ao público.

O Brasil, que nunca recebeu o Mundial feminino, concorrerá com candidaturas conjuntas da Europa (Alemanha, Holanda e Bélgica) e da América do Norte (Estados Unidos e México). A competição mundial reunirá 32 seleções, entre elas a brasileira, que sonha com um título inédito.

A candidatura do Brasil à sede do próximo Mundial feminino tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março do ano passado, durante a apresentação da taça no Palácio da Alvorada, Lula foi enfático ao defender a realização da Copa 2027 no país.

“Será um evento extraordinário, motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar, onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem”, disse Lula na ocasião. E completou: "Agora, você tem quase tudo pronto. Tem uma obra de infraestrutura urbana melhor do que a gente tinha em 2014. Tem estádios muito bons".  

Fonte: Agência Brasil

Anvisa: 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


Entre as categorias consideradas críticas estão muçarela e requeijão

Relatório divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que 28% dos produtos industrializados monitorados por autoridades brasileiras em 2020 e 2021 não atingiram as metas estabelecidas para redução de sódio. De acordo com a Anvisa, as categorias classificadas como críticas são biscoito salgado, bolos prontos sem recheio, hambúrgueres, misturas para bolo aerado, mortadela conservada em refrigeração, pães de forma, queijo muçarela e requeijão.

O relatório cita, entretanto, “alentador progresso” observado em algumas categorias, como o caso de biscoitos doces tipo maria e maisena, indicando “uma tendência positiva”. “Ao ponderarmos sobre a oscilação nas amostras de batatas fritas e palhas industrializadas e a conformidade consistente dos cereais matinais, torna-se evidente que diferentes categorias demandam abordagens específicas”, pontuou a Anvisa.

Já a análise das categorias caldos em pó e em cubo, temperos em pasta, temperos para arroz e demais temperos, segundo o relatório, aponta dificuldades e avanços no monitoramento do teor de sódio em alimentos industrializados, com algumas categorias mantendo a conformidade e outras exigindo esforços adicionais.

“No cenário mais amplo, identificamos tanto progressos quanto desafios persistentes na redução do teor de sódio em alimentos industrializados. A análise abrangente do panorama brasileiro revela que o país enfrenta obstáculos significativos para atingir as metas regionais estabelecidas na diminuição do consumo de sódio, apresentando a menor adesão em comparação com outros países da América Latina e do Caribe.”

“Isso sublinha a urgência de reavaliar e aprimorar as estratégias atualmente em vigor. A colaboração contínua entre órgãos reguladores, a indústria alimentícia e a sociedade civil permanece fundamental para atingir as metas preestabelecidas e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis”, destacou a agência.

O monitoramento se pautou na determinação do teor de sódio de amostras de produtos industrializados coletados em estabelecimentos comerciais e agrupadas conforme categorias pactuadas em acordos estabelecidos entre o Ministério da Saúde e o setor regulado.

A coleta e análise das amostras ocorreram de janeiro de 2020 a dezembro de 2021. Nesse processo, um fiscal da vigilância sanitária estadual foi responsável pela coleta em locais estratégicos, como mercados e estabelecimentos de venda de alimentos industrializados, seguindo um plano amostral nacional.

As amostras foram enviadas aos laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen) e ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), onde foram realizadas análises de sódio conforme metodologias oficiais, além da verificação da rotulagem.

Açúcar

A Anvisa divulgou ainda uma análise detalhada do monitoramento do teor de açúcares em alimentos industrializados no ano de 2021. Entre as 11 categorias avaliadas, constatou-se que 81,8% exibiram um teor médio de açúcares dentro dos limites definidos. As duas categorias que não atingiram as metas estabelecidas foram biscoitos doces sem recheio e biscoitos tipo wafers.

De acordo com o relatório, categorias como refrigerantes, néctares e refrescos estão em conformidade com os padrões estabelecidos, sugerindo uma tendência positiva no setor. Além disso, as categorias biscoitos maria e maisena e biscoitos recheados apresentaram 100% de conformidade com os limites estabelecidos para o teor de açúcares, destacando “uma aderência satisfatória por parte dos fabricantes”.

“No entanto, é crucial destacar que o segmento de biscoitos da indústria alimentícia ainda carece de melhorias significativas, uma vez que biscoitos sem recheio e do tipo wafer excederam os limites estabelecidos para teor de açúcares, indicando um menor nível de adesão às diretrizes regulatórias em comparação com outras categorias analisadas.”

“É fundamental reforçar a importância de políticas públicas eficazes voltadas para a redução do consumo de açúcares e a promoção de uma alimentação saudável. A implementação de estratégias educativas e de conscientização, aliada à regulamentação e fiscalização, desempenha um papel crucial na proteção da saúde da população e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis”, concluiu a Anvisa.

O monitoramento baseou-se na quantificação dos níveis de açúcares presentes em amostras de alimentos coletados em estabelecimentos comerciais e categorizados conforme acordo voluntário estabelecido entre o Ministério da Saúde e o setor regulado. Os resultados das análises foram documentados no Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais.

A condução desse processo foi realizada de forma colaborativa pela Anvisa e vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal. No período compreendido entre janeiro e dezembro de 2021, foram conduzidas atividades de coleta e análise de amostras alimentares em conformidade com um plano amostral nacional preestabelecido. As amostras obtidas foram posteriormente encaminhadas aos laboratórios oficiais de saúde pública.

Fonte: Agência Brasil