segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Janones manda recado a Carlos Bolsonaro, alvo da PF: 'você estará na Papuda'

 "A pergunta que fica é: o que eles foram descartar no mar?", questionou o parlamentar do Avante-MG

André Janones, do Avante-MG (à esq.), e Carlos Bolsonaro (Republicanos) (Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados | CMRJ)

 O deputado federal André Janones (Avante-MG) mandou nesta segunda-feira (29) um recado a Carlos Bolsonaro (Republicanos) e afirmou que o vereador do Rio de Janeiro estará preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

"Quem ri por último ri melhor: ainda hoje você vai estar na papuda. Bandido!", escreveu Janones na rede social X. "A família Bolsonaro sai de barco quando a Polícia Federal chega na casa que eles estavam em Angra e depois retorna. A pergunta que fica é: o que eles foram descartar no mar?", questionou.

Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços do parlamentar, alvo da Operação Vigilância Aproximada, da Polícia Federal, que apura um esquema de espionagem ilegal feita pela Abin durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Segundo as investigações, a Abin tentou favorecer familiares de Bolsonaro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também lembrou que a Abin foi usada na gestão bolsonarista para monitorar o caso Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018. Cerca de 30 mil pessoas foram monitoradas, informou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no começo do mês.

Fonte: Brasil 247

Reinaldo Azevedo afirma que Bolsonaro e Carlos sabiam da operação da PF

 "Eles sabiam que a polícia estava indo para lá e saíram antes", disse o jornalista

Reinaldo Azevedo, Carlos e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | Reuters)

O jornalista Reinaldo Azevedo afirmou, em participação no programa 'Olha Aqui!', do Uol, que Jair e Carlos Bolsonaro saíram da residência ocupada pelo clã em Angra dos Reis às 06h30 desta segunda-feira (29) porque "sabiam da operação em curso" realizada pela Polícia Federal (PF) contra o vereador do Rio de Janeiro.

"Eles [Carlos e Jair Bolsonaro] sabiam da operação em curso e às 6h30 se mandaram com uma lancha e dois jet skis, foram embora e saíram. (...) não quiseram ficar porque talvez tenham considerado que seria humilhante assistir a um mandado de busca e apreensão e não produzir essas imagens", disse o jornalista. 

Ele explicou que não tem a informação se a dupla já tinha o conhecimento muito antes da operação, mas afirmou que eles souberam das buscas da PF a tempo de sair de casa antes da chegada dos agentes: "não sei se tiveram informação prévia, mas às 6h30 eles sabiam que a Polícia Federal estava no gabinete do Carlos na Câmara de Vereadores e certamente se dirigindo para a casa de Angra. Às 6h30 eles sabiam".

"Eles sabiam que a polícia estava indo para lá e saíram antes. A gente não pode chamar de fuga tecnicamente porque eles não eram alvos de um mandado de prisão ou de condução coercitiva, então não é fuga. Mas que sabiam que a polícia estava chegando e decidiram sair para não assistir a busca e apreensão eu tenho absoluta certeza", concluiu.

Fonte: Brasil 247

Em evento do grupo empresarial do G20, Alckmin ressalta papel do Brasil na segurança alimentar

 O B20 Brasil reúne cerca de 900 representantes do setor industrial e quer propor ao fórum políticas em diversas áreas

Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (Foto: Cadu Gomes/VPR)

Sputnik Brasil - Durante o lançamento do Business 20 (B20 Brasil), grupo empresarial ligado ao G20, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), ressaltou o papel do Brasil em garantir a segurança alimentar do planeta.

Por sediar o principal fórum de cooperação econômica internacional em novembro deste ano, que será no Rio de Janeiro, o Brasil vai realizar ao longo do ano diversos eventos ligados ao G20, quando também preside a entidade.

Durante discurso na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o vice-presidente ressaltou que o mundo atravessa várias dificuldades pós-pandemia, com retração das atividades econômicas, inflação e conflitos. Só na Faixa de Gaza, o número de palestinos mortos até o momento é de quase 27 mil.

"O Brasil pode fazer toda a diferença neste momento nos três temas de hoje: preocupação planetária, segurança alimentar e clima. Nós somos o campeão da produção de proteína animal e vegetal, temos a energia mais limpa do planeta e uma enorme contribuição a dar na descarbonização", acrescentou.

O B20 Brasil reúne cerca de 900 representantes do setor industrial e quer propor ao fórum políticas em áreas como comércio, investimento, emprego, educação, transformação digital, transição energética, clima, finanças, infraestrutura, integridade, compliance, sistemas alimentares sustentáveis, agricultura, mulheres, diversidade e inclusão nos negócios. A presidência do grupo está a cargo desde dezembro da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Além de Alckmin, o evento também contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO - Já o presidente do BNDES ressaltou que o Brasil é protagonista mundial na produção de açúcar, café, suco de laranja, carne bovina, carne de frango, milho, soja e algodão. "Em um momento histórico de grandes desafios, nós precisamos ter uma agricultura cada vez mais com baixo carbono, porque 74% das emissões do Brasil vêm da terra, 24% da produção da agropecuária e metade do desmatamento", defendeu Mercadante.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, lembrou da importância do investimento do governo para o crescimento da indústria. "Não existe economia forte sem indústria forte, e todos os países, como Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha e China estão revisitando suas cadeias de valor", completou.

Fonte: Brasil 247 com Sputnik Brasil

Internautas não dão trégua e "Micheque" fica entre os assuntos mais comentados nas redes

 Perfis nas redes sociais comentaram a operação da PF sobre um esquema de espionagem da Abin e citaram um suposto envolvimento da ex-primeira-dama

Michelle Bolsonaro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Internautas cobraram de investigadores mais apurações em relação a um suposto envolvimento de Michelle Bolsonaro em um esquema de espionagem feita ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). 

Na rede social X, a palavra "Micheque" ficou entre os assuntos mais comentados nas redes. O apelido tornou-se conhecido por causa dos cheques depositados na conta dela, entre 2011 a 2016conforme extratos bancários de Fabrício Queiroz, laranja da família Bolsonaro. A ex-primeira-dama foi citada pelos internautas por causa da menção ao nome dela em outras investigações, como foi o caso das joias.

Nas apurações que envolvem a Abin, investigadores apreenderam aparelhos de um ex-assessor de Alexandre Ramagem (PL), que foi diretor-geral da PF no governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo a corporação, a Abin tentou favorecer familiares de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também lembrou que a Abin foi usada na gestão bolsonarista para monitorar o caso Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018. Cerca de 30 mil pessoas foram monitoradas, informou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no começo do mês.


 

 

Fonte: Brasil 247

Bolsonaro afirma que Carlos prestará depoimento à PF nesta terça, mas sem relação com Abin

 Ainda não houve uma manifestação oficial sobre o convite para que o vereador preste depoimento no âmbito da Operação Vigilância Aproximada

Carlos e Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR | Reprodução)

 Carlos Bolsonaro prestará depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (30), de acordo com uma declaração de seu pai, Jair Bolsonaro (PL), à CNN Brasil nesta segunda-feira (29). 

Vale apontar, contudo, que o depoimento em questão não está relacionado à Operação Vigilância Aproximada, que teve o vereador como alvo de busca e apreensão na manhã de hoje e também resultou em um convite da PF para que Carlos deponha sobre a Abin Paralela.  De acordo com o advogado do clã, Fabio Wajngarten, o depoimento de amanhã já está "marcado desde a última semana" e "Trata-se de uma postagem, dentre as inúmeras, que o Presidente sofreu de ameaça, ataque de decapitação, fotografia de pessoas jogando futebol com a cabeça do Presidente".

Ainda não houve uma manifestação oficial sobre o convite para depor no caso da Abin Paralela. A PF, nesta operação, busca identificar os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, por meio de ações clandestinas. Também apura o uso da agência para fazer espionagem ilegal contra opositores durante o governo Bolsonaro.

Fonte: Brasil 247 com CNN Brasil

Brasil tem recorde de exportação de soja para janeiro, dobra embarque de algodão

 Os embarques do maior exportador e produtor global de soja estão fortes apesar de uma quebra de safra esperada para o Mato Grosso, o principal do Brasil, na temporada 2023/24

(Foto: Agência Brasil)

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil nas quatro primeiras semanas de janeiro atingiram 2,6 milhões de toneladas, mais que o triplo do volume registrado em todo o primeiro mês do ano passado, e já marcando um novo patamar mensal recorde para o período, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O recorde anterior para janeiro, quando os estoques de soja geralmente são menores, uma vez que a colheita está apenas começando, foi em 2022, quando o país exportou 2,5 milhões de toneladas, segundo a Secex, cujos números abrangem uma série histórica iniciada em 1997.

Os embarques do maior exportador e produtor global de soja estão fortes apesar de uma quebra de safra esperada para o Estado de Mato Grosso, o principal do Brasil, na temporada 2023/24.

Esses volumes maiores refletem negócios feitos anteriormente, antes de os preços internacionais registrarem uma queda de patamar. Nesta segunda-feira, contratos futuros na bolsa de Chicago eram contados em uma mínima de dois anos, abaixo de 12 dólares por bushel, considerando fatores como uma forte recuperação na produção da Argentina.

"Isso (as exportações de janeiro) se deve a estoques iniciais herdados da safra passada, que foram negociados antes da queda dos preços observada agora em janeiro. Tem soja nova também, negociada antecipadamente", explicou a analista Daniele Siqueira, da consultoria AgRural, à Reuters.

Ela ressaltou os bons volumes da safra velha, que sobraram da colheita recorde de 2023.

Questionada sobre uma colheita mais antecipada em 23/24 favorecendo os embarques, em meio a um ciclo encurtado pela seca anteriormente em Mato Grosso, a analista minimizou.

"Pouca coisa. Embora o percentual de área colhida seja maior que o de um ano atrás, o volume em toneladas não é necessariamente maior, porque essa primeira soja, especialmente a de Mato Grosso, tem produtividade mais baixa", disse.

A colheita de soja da safra 2023/24 do Brasil alcançou 11% da área estimada até última quinta-feira, contra 6% uma semana antes e 5% no mesmo período do ano passado, disse mais cedo nesta segunda-feira a AgRural.

ALGODÃO, TRIGO, CAFÉ

Os números de janeiro para commodities agrícolas como algodão, trigo e café também já superam o mesmo mês do ano passado antes mesmo do encerramento do período.

Segundo a secretaria do governo, a exportação de algodão do país em janeiro já soma no acumulado do mês cerca de 240 mil toneladas, praticamente o dobro do registrado em janeiro completo de 2023.

O total exportado de café até a quarta semana do mês também já superou janeiro do ano passado, com 211,4 mil toneladas, versus quase 170 mil toneladas em janeiro de 2023.

O trigo registrou fortes números, com os embarques superando 800 mil toneladas, versus 561,5 mil toneladas em janeiro completo de 2023.

O açúcar também superou janeiro de 2023, com embarques de 2,7 milhões de toneladas, ante 2 milhões no mesmo mês do ano passado.

Entre as principais commodities agrícolas, a exceção é o milho, que caminha para uma queda em janeiro, apesar de volumes de quase 4,6 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.

Essa redução na comparação anual aconteceria após embarques recordes em 2023 e com o mercado interno mais competitivo que a exportação, disseram exportadores anteriormente.

(Por Roberto Samora)




Ramagem mandou militar cedido à Abin monitorar "injustificadamente" advogado próximo a Rodrigo Maia, diz PF

 Roberto Bertholdo foi monitorado clandestinamente por Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército cedido à Abin. O advogado também era próximo de Joice Hasselmann

Rodrigo Maia (Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

As investigações da Polícia Federal sobre a Abin Paralela mantida na gestão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), identificaram que o órgão monitorou "injustificadamente" o advogado Roberto Bertholdo, próximo ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (PSDB-RJ), opositor de Bolsonaro à época.

De acordo com o jornal O Globo, Bertholdo foi monitorado clandestinamente por Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército cedido à Abin. O advogado em questão, além da proximidade com Rodrigo Maia, também era próximo da ex-deputada Joice Hasselmann, outra adversária política do clã Bolsonaro.

Giancarlo foi um dos alvos da operação desta segunda-feira (29), em que a PF fez buscas em endereços do militar e de outros investigados, como o vereador Carlos Bolsonaro, filho de Jair e apontado como possível destinatário das informações ilegais obtidas pela Abin Paralela. Ainda de acordo com o Globo, a PGR sustenta que Giancarlo operou diretamente o software First Mile, utilizado para a espionagem ilegal. O militar atuava no Centro de Inteligência Nacional da Abin. 

Na operação de hoje, Giancarlo teve apreendidos uma arma, um HD externo, pelo menos 10 celulares e três computadores.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Genocídio: número de mortos em ataques israelenses na Faixa de Gaza sobe para 26.637

 Número de feridos atingiu 65.387

Campo de refugiados de Jabalia (Foto: Reuters/Fadi Whadi)

 O número de mortos nos ataques israelenses na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023, quando Israel lançou sua guerra genocida contra a Palestina, aumentou para 26.637, enquanto o número de feridos atingiu 65.387, segundo o relatório desta segunda-feira (29) do Ministério da Saúde palestino.

“O número de vítimas da agressão israelita desde 7 de outubro aumentou para 26.637, com 65.387 feridos”, afirmou a autoridade num comunicado no Telegram.

Em 7 de outubro de 2023, o movimento Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque com foguetes em grande escala contra Israel e rompeu a fronteira. Como resultado, mais de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e cerca de 240 outras foram raptadas, segundo a contagem de Israel. Israel lançou ataques indiscriminados contra o povo palestino, ordenou um bloqueio total de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestiniano com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns.

Em 24 de Novembro, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro. Acredita-se que mais de 100 reféns ainda estejam detidos pelo Hamas em Gaza.

Fonte: Brasil 247

Globo corrige erro de Daniela Lima e diz que PF não apreendeu computador da Abin com Carlos Bolsonaro

 Em Salvador, a PF encontrou 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo na casa de um ex-assessor de Alexandre Ramagem

Daniela Lima (Foto: Reprodução)

 Está incorreta a informação divulgada inicialmente pela jornalista Daniela Lima, da GloboNews, e pelo portal de notícias G1 de que a Polícia Federal (PF) teria apreendido um computador da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o vereador Carlos Bolsonaro, em Angra dos Reis (RJ), informou o mesmo portal no fim da tarde desta segunda-feira (29). 

A PF cumpriu novos mandados de busca e apreensão em continuidade à Operação Vigilância Aproximada. A corporação busca identificar os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, por meio de ações clandestinas. Um dos alvos é o filho de Jair Bolsonaro. A PF também realizou buscas e apreensões no Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Formosa/GO e Salvador/BA. 

Em Salvador, a PF encontrou 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues, que era era assessor do ex-diretor da agência e atual deputado federal, Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Fonte: Brasil 247

APUCARANA: Mutirão de Combate à Dengue chega na região da Vila Reis


Após concluir na manhã desta terça-feira o atendimento no Jardim Diamantina, o Mutirão de Combate à Dengue começa atender na parte da tarde de amanhã a região da do distrito Vila Reis, incluindo Jardim Curitiba, Loteamento Eleotério Gloor e Vila Rural Manoel Piassa Sobrinho.

Uma iniciativa da administração municipal no enfrentamento da epidemia de dengue no município, o Mutirão de Combate à Dengue está entrando na quarta semana. Já foram coletados 320 caminhões lotados entulhos e materiais inservíveis.

O mutirão recolhe recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouro do mosquito Aedes Aegypti, como latas, garrafas, peças de plástico e inservíveis, como móveis para descarte. O material deve ser colocado na calçada para serem recolhidos pelos caminhões da prefeitura.

A ação conta com o suporte de caminhões da Secretaria de Serviços Públicos, além de equipes de roçagem e de agentes de endemias, que a partir de hoje estão contando com o reforço de soldados do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado no trabalho de conscientização dos moradores e vistoria dos quintais.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Junior da Femac recebe visita do presidente da Amuvi


O  prefeito Junior da Femac recebeu nesta segunda-feira (29/01) a visita do novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Cambira, Emerson Toledo. Os gestores debatem diversos temas, com destaque para o combate à dengue nos municípios e os recursos liberados pela Itaipu Binacional de apoio a projetos sociais, ambientais e de infraestrutura.

Toledo era vice-presidente da Amuvi e assumiu a presidência da Associação na última sexta-feira, dentro de um acordo de “compartilhamento” da gestão, feito com o prefeito de Jandaia do Sul,  Lauro Júnior. “Estamos assumindo a Amuvi e viemos visitar o prefeito de Apucarana para falar da importância da Amuvi no contexto do Paraná, bem como para tratar de assuntos pontuais como o enfrentamento da dengue e os recursos que estão sendo liberados pela Itaipu aos municípios”, pontua Toledo, que permanecerá à frente da Amuvi pelo restante do mandato.

O prefeito Junior da Femac fez um relato das ações de combate à dengue realizadas em Apucarana, que nesta segunda-feira ganharam o reforço de militares do Exército, através do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec). “Este é um momento de muita união entre os municípios, pois o mosquito não tem fronteira. Nós precisamos que os municípios estejam firmes e unidos para fazer este enfrentamento”, reitera Junior da Femac. 

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Apucarana realiza Torneio Regional de Skate na Praça CEU


Mais de 200 atletas participaram nesse domingo (28/01), na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Apucarana, do torneio regional, denominado de “Capivara Skateboard Session”. A competição foi realizada em comemoração ao 80º aniversário do município e fez parte do lançamento da União dos Skatistas de Apucarana, associação fundada nesse mês de janeiro.

Foram realizadas as categorias iniciante, amador, master 35+, feminino, bomb trick e best trick, com a presença de skatistas de Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Maringá, Londrina, Rolândia, Sarandi, Paiçandu e Curitiba.

O atleta Theo Garcia, de Apucarana, foi o campeão da categoria iniciante, com Matheus Nonato, de Sarandi, ficando em segundo lugar. O também apucaranense Jeferson Stuart obteve a terceira colocação.

Pela categoria amador o primeiro colocado do torneio foi Antônio Júnior, de Sarandi, seguido por Gabriel Santos, de Arapongas, e Ygor Marques, de Apucarana.

O skatista Robson Liberato obteve a primeira posição na categoria master 35+; Tairan Natan, de Sarandi, ficou em segundo lugar e John Alemão, de Cambira, foi o terceiro colocado.

Na categoria feminina, a maringaense Carina Fuji foi campeã e Emily conquistou a segunda colocação. Emerson Cheik, de Paiçandu, foi o vencedor do bomb trik e o apucaranense Henrique Lopes faturou o best trick.

A competição do “Capivara Skateboard Session” teve Bruno Elói, de Arapongas, como locutor, foi coordenada pelo skatista profissional Rogério Lopes, o Febem, e contou com o apoio da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

APUCARANA: Circuito de Vôlei de Praia reúne mais de 20 duplas no “Jaboti”

 Com a presença de 21 duplas, sendo 12 na categoria masculina e nove na feminina, foi disputado nesse domingo (28/01) no Parque do Lago Jaboti, o Circuito Apucarana de Vôlei de Praia, na categoria livre (masculina e feminina). A competição, iniciada às 9 horas, foi promovida pela Associação de Voleibol de Apucarana (Avoap) e contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura.

Na categoria feminina as campeãs foram às atletas araponguenses Emily e Vanessa, que na final venceram as jogadoras Bráz e Nana, também de Arapongas. As apucaranenses Fran e Giovana terminaram a competição em terceiro lugar.

Já pela categoria masculina os primeiros colocados foram os atletas Sampaio e Lucas, de Apucarana. Na disputa do título, eles derrotaram Henrique e Douglas. Os jogadores Gustavo e Caio, de Arapongas, conseguiram a terceira posição no circuito.

As três melhores duplas de cada categoria receberam troféus, com a competição tendo a disputa de 29 partidas. A coordenação geral do evento foi do professor Adilson Franco de Souza, o Sassá.

“Acompanhei uma boa parte do circuito e vi bons jogos nas duas categorias, num evento que fez parte das comemorações dos 80 anos de Apucarana e que teve o incentivo do prefeito Junior da Femac. O professor Sassá e toda a sua equipe de trabalho estão de parabéns pela realização da competição”, destaca o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes de Apucarana.

Fonte: Prefeitura de Apucarana