domingo, 7 de janeiro de 2024

Um ano após ataques golpistas às sedes dos três poderes, STF mantém 66 presos


 Dos mais de dois mil detidos por terem participado da invasão e depredação das sedes dos três poderes, em 8 de janeiro do ano passado, 66 investigados continuam presos pela incitação, financiamento e execução dos atos. Os dados foram levantados pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações.

Os demais investigados foram soltos e tiveram a prisão substituída por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair do país, suspensão de autorizações de porte de arma e de certificados de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), entrega do passaporte e apresentação semanal à Justiça.


Até o momento, 25 réus foram condenados pelo Supremo. As penas definidas variam de 10 a 17 anos de prisão em regime inicial fechado.


Eles respondem por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e depredação de patrimônio protegido da União.  


Cerca 1,1 mil investigados terão direito ao acordo de não persecução penal (ANPP) e não serão denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A medida vale somente para quem foi preso em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, em 9 de janeiro, dia seguinte aos atos, e não será aplicada para quem participou da invasão e depredação das sedes.


Pelo acordo, acusados de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça podem confessar os crimes em troca de medidas diversas da prisão, como reparação do dano provocado, entrega dos bens que são frutos do crime, pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade.


Fonte: Agenda do Poder com informações da Agência Brasil

Sob aplausos, é enterrado no Rio corpo de Zagallo, ex-jogador e ex-treinador e único tetracampeão mundial de futebol

 O Brasil se despediu neste domingo (7) de Mário Jorge Lobo Zagallo, um dos maiores nomes do futebol nacional. O ex-jogador e ex-técnico, que morreu na sexta-feira (5), aos 92 anos, foi enterrado sob aplausos no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o fim de dezembro com problemas de saúde.

O velório aconteceu na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, onde o corpo de Zagallo foi velado ao lado das cinco taças de Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil, quatro delas com a participação do Velho Lobo. Uma estátua de cera de Zagallo, feita pelo museu da CBF em 2022, também foi exposta pela primeira vez ao público.


O evento reuniu diversas personalidades do futebol, como o técnico do Flamengo, Tite, o ex-atacante Grafite e os campeões mundiais Cafu, Zinho, Bebeto, Jorginho e Mauro Silva. Dirigentes de clubes, como Marcos Braz, do Flamengo, e Mario Bittencourt, do Fluminense, também prestaram suas homenagens.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o técnico do tetra, Carlos Alberto Parreira, enviaram coroas de flores para prestar condolências à família.


Cafu, capitão da seleção brasileira pentacampeã do mundo em 2002, contou como era o Velho Lobo nos bastidores.


“O Zagallo cobrava quando tinha que cobrar, era paizão quando tinha que ser paizão, era amigo quando tinha que ser amigo e era treinador quando tinha que ser treinador. Era um treinador que era respeitado, e isso que era o mais importante”, afirmou o lateral.


“Quando você tem respeito do grupo, a tendência é fazer o que fizemos, conquistar títulos e fazer com que o Zagallo seja reconhecido e conhecido da maneira que tem que ser, como um herói brasileiro.”


Emocionado, o atacante Bebeto, um dos destaques do tetra em 1994, declarou: “Toda a minha história como jogador de futebol e como homem, eu tive ele como referência. Ele foi o meu segundo pai. Ele transcende o futebol. Temos um amor muito grande pela família dele”.

Dorival diz que realiza um “sonho pessoal”, ao aceitar convite para ser novo técnico da seleção brasileira de futebol


 Ao confirmar que aceitou o convite para ser o novo técnico da seleção brasileira de futebol, Dorival Júnior disse em nota que está realizando “um sonho pessoal” e agradeceu ao São Paulo, equipe da qual era treinador até este domingo (7).

“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso, tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria”, disse o treinador, em um comunicado divulgado pelo clube


O presidente do São Paulo, Júlio Casares, elogiou o trabalho de Dorival e desejou boa sorte ao treinador. “O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, pontuou o dirigente. “Resta desejar boa sorte em seu novo desafio”, afirmo Casares.


Dorival Júnior virou o principal alvo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) depois que Ednaldo Rodrigues voltou ao comando da entidade na última quinta-feira (4). O técnico Fernando Diniz, que também dirige o Fluminense, foi demitido no dia seguinte ao retorno de Ednaldo.


Fonte: Agenda do Poder com informações do Metrópoles

VÍDEO: Goianos viralizam ao avistar o mar pela 1a vez


Goianos vendo o mar pela primeira vez. Foto: Reprodução

Em um vídeo que viralizou na web, um grupo de goianos aparece em euforia após verem o oceano pela primeira vez na vida. Uma cena que está no imaginário do todo aquele que mora distante do litoral e vive uma experiência assim.

Filmado por uma agência de turismo, as imagens mostram os goianos dentro de um veículo a caminho da cidade de Maceió, capital alagoana.

No trajeto, eles passam por uma praia e ficam eufóricos com a paisagem. Muitos tiraram os celulares do bolso para filmar a cena.

“Meu Deus! É o mar!”, gritam várias mulheres. “Misericórdia!”, pede um rapaz da excursão. Ao fundo ainda dá para ouvir um homem em tom de brincadeira: “Ó os goianos!”.

Goiás é um dos nove estados brasileiros que não têm saída para o mar.

Além dele, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas e mais o Distrito Federal não possuem litoral.

Confira o vídeo:

Fonte: DCM 

VÍDEO: Bebaça, Maiara cai no palco e encerra show antes da hora em Florianópolis

 

Maiara durante show em Florianópolis (SC). Foto: Reprodução

Fãs de Maiara e Maraisa estão reclamando da dupla sertaneja após um show em Florianópolis, em Santa Catarina, na noite de sábado (6).

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram Maiara aparentemente bêbada e não conseguindo cantar direito.

A apresentação foi encerrada antes do previsto e fãs criticaram a postura da cantora no palco.

“No mínimo um pedido de desculpas. Não teve show de Maiara. Completamente alcoolizada. Eu que já fui em outros shows fiquei decepcionado. Imagina quem juntou o dinheiro para prestigiar seu ídolo”, escreveu um fã em uma publicação de Maiara no Instagram.

Segundo os espectadores, a participação da cantora Simone Mendes salvou o show.

“Cair no palco, tratar mal pessoas a equipe, desrespeitar a Maraisa, cantar errado, não respeitar a ordem das coisas. Achei um absurdo. A Simone precisou voltar ao palco para salvar um pouco pelo menos do show, que vergonha. Foi inacreditável o que presenciamos, nada profissional por parte da Maiara”, disse outro fã.

Essa não é a primeira vez que Maiara aparece “alterada” no palco. Na última segunda-feira (1º), a cantora confundiu o microfone com uma garrafa de bebida alcoólica.

Veja o vídeo:

Fonte: DCM

Latino desbaratina e explica sumiço após ter mansão confiscada por calote

 

Cantor Latino. Foto: Reprodução


Após ter sua mansão confiscada e leiloada pela Justiça para liquidar uma dívida superior a R$ 700 mil, o cantor Latino utilizou as redes sociais neste domingo (7) para explicar aos seguidores o motivo de sua ausência. Segundo o cantor, o afastamento não está relacionado às dificuldades financeiras que enfrenta, mas sim ao fato de não se considerar um “blogueiro” como outros artistas.

Ele começou esclarecendo que recebeu diversas perguntas dos seguidores e quer evitar parecer desatento aos fãs que ainda não o conhecem bem e estão chegando agora ao seu perfil.

“Há artistas que nasceram para brilhar no palco e vão morrer no palco, enquanto outros tiveram momentos de sucesso, mas não acreditaram em suas carreiras e se tornaram blogueiros. Não julgo, inclusive hoje essa é uma profissão muito respeitada e valorizada. No entanto, eu não nasci nessa era e não gosto de ficar expondo minha vida”, afirmou Latino, que também compartilhou Stories onde aparece desfrutando de um momento na piscina.

“Isso não significa que eu não vá aparecer aqui de vez em quando e mostrar algum detalhe, uma festa de Natal, de aniversário… Vou fazer isso, mas sem a pressão diária que recebo aqui. Não tenho esse perfil, não tenho essa paciência. Prefiro construir minha história dentro do estúdio que tenho em casa”, concluiu.

Fonte: DCM

8/1: entre as 6,2 mil, aqui as mais emblemáticas decisões de Alexandre de Moraes em 2023

 

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Carlos Moura/SCO/STF


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu mais de 6,2 mil decisões nos processos relacionados aos eventos golpistas de 8 de janeiro, quando ocorreu a invasão e depredação de bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

As informações constam em um relatório divulgado neste domingo (7) pelo gabinete do ministro, que é o relator dos processos. De acordo com o balanço, até abril de 2024, 146 réus serão julgados em 10 sessões virtuais.

Além desses réus, o STF retomará, a partir de fevereiro, o julgamento de outras 29 ações penais.

Desde setembro, quando o julgamento dos casos teve início, a Corte já condenou 30 pessoas acusadas de envolvimento nos atos antidemocráticos.

Em dezembro, o STF determinou a execução da primeira pena, referente ao condenado Matheus Lima de Carvalho Lázaro, julgado em setembro. Para o caso dele, não há mais possibilidade de recursos.

Ao todo, foram instauradas 1.345 ações penais, com mais 1.113 ações penais suspensas para avaliação de acordos de não-persecução penal.

A análise das demais ações penais contra os réus envolvidos na destruição de 8 de janeiro continuará ao longo do ano.

Entre os agentes públicos, integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) foram denunciados em agosto. Segundo o Ministério Público, eles tinham conhecimento “antecipado dos riscos de atentados aos Poderes da República em 8 de janeiro de 2023.”

Ministro de Bolsonaro diz que número de mortos por cloroquina na pandemia passa dos 17 mil

 Durante a pandemia, Teich alertou sobre os riscos da droga sem comprovação científica

Nelson Teich, ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL). Foto: Evaristo Sa/AFP

Nelson Teich, ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou neste domingo (7) que o número de mortos por uso de cloroquina no tratamento da Covid-19 é maior do que os 17 mil apontados em um estudo publicado na revista “Biomédicine et Pharmacotherapy” na última terça-feira (2).

Durante a pandemia, Teich alertou sobre os riscos da cloroquina. “Felizmente o tempo mostrou que a minha decisão de se posicionar contra a liberação e recomendação da cloroquina foi correta”, escreveu o ex-ministro no X (antigo Twitter).  

Tornozeleira e pausa na medicina: aluna da USP trancou curso para participar dos atos golpistas


Roberta Jérsyka Oliveira Brasil Soares com tornozeleira eletrônica. Foto: Reprodução

 Roberta Jérsyka Oliveira Brasil Soares, de 36 anos, foi uma das mais de 2 mil pessoas presas pelos atos golpistas de 8 de janeiro, que completa um ano nesta segunda-feira (8).

Filha de militar, a engenheira trancou a faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) para viajar até Brasília para participar dos atos antidemocráticos.

Após sete meses na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, sua prisão foi revogada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto de 2023.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que Roberta se reencontra com a mãe.

Nas imagens, a bolsonarista sorri para a câmera, ergue a perna e exibe uma tornozeleira eletrônica customizada com a bandeira do Brasil.

“Agora eu tenho do que me orgulhar”, disse.

Além da tornozeleira e da matrícula trancada na USP, Roberta enfrenta diversas restrições: está proibida de usar as redes sociais, sair à noite, viajar para fora do país ou se comunicar com outras pessoas que participaram dos atos golpistas.

Fonte: DCM

Relatos do Exército expõem posse de armas e provocação de golpistas nos acampamentos antes do 8/1


Atos terroristas de 8 de janeiro. Foto: Reprodução

 Em registros do quartel-general do Exército, localizado em Brasília, membros das Forças Armadas documentaram o aumento dos protestos pró-Bolsonaro após as eleições de 2022, confrontos e a presença de um canivete e uma arma de choque nas mãos dos manifestantes golpistas nos acampamentos em frente ao QG.

Dois meses antes dos eventos golpistas de 8 de janeiro, os registros já indicavam que carros, barracas e estabelecimentos comerciais estavam causando “desordem” em frente à sede do comando da força terrestre. Os documentos também registraram questões menores, como um vaso sanitário utilizado por militares entupido e a ausência de portas nos boxes dos banheiros.

“Em decorrência da manifestação na Praça dos Cristais [em frente ao quartel], foram observadas diversas barracas, tendas, banheiros químicos e demais estruturas de apoio por toda a área adjacente. Observou-se, ainda, comércio de gêneros alimentícios e vestuários no local. Por fim, existiam diversos veículos estacionados por toda a área verde da região, gerando desordem”, afirma o documento sobre a passagem do dia 7 para 8 de novembro.

Os relatórios também apontaram o aumento da violência entre os manifestantes acampados.

Durante a madrugada de 31 de dezembro de 2022, militares precisaram pedir reforço para conter manifestantes que tentaram parar um veículo e estavam fazendo “provocações”.

A equipe chegou tarde ao local, quando os apoiadores de Bolsonaro já haviam retornado ao acampamento, segundo as anotações feitas pelos militares.

Unesp expulsa quatro alunos por participação em trote violento

 Uma aluna foi internada depois de ingerir bebida alcoólica em excesso

Unesp (Foto: UNESP)

Agência Brasil - A Universidade Estadual Paulista (Unesp) expulsou quatro estudantes que participaram de um trote violento em julho de 2023. O caso ocorreu em uma república estudantil de alunos da Faculdade de Engenharia e Ciências, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. Na ocasião, uma aluna precisou ser hospitalizada depois de ser obrigada a ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

Outros quatro estudantes receberam suspensão de 120 dias e um quinto foi punido com 45 dias de suspensão por participação no trote.

Glauber Braga quer responsabilização de Bolsonaro e Augusto Heleno por espionagem da Abin

 "É inconcebível que esse sujeito não seja responsabilizado junto com Bolsonaro", cobrou o parlamentar

Glauber Braga e Augusto Heleno (Foto: ABr)

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) já acionou a Polícia Federal após as revelações de que aproximadamente 30 mil indivíduos foram clandestinamente monitorados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão Jair Bolsonaro (PL).

"A Abin monitorou aproximadamente 30 mil pessoas durante o governo Bolsonaro. A Abin estava subordinada a quem? Ao GSI e consequentemente ao próprio ex-presidente. Quem comandava o GSI? O general Heleno. É inconcebível que esse sujeito não seja responsabilizado junto com Bolsonaro", cobrou o parlamentar em sua página nas redes sociais.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, em entrevista à GloboNews, disse que as investigações realizadas pela Polícia Federal descobriram que dados monitorados estavam armazenados em Israel em uma nuvem -- forma remota de armazenamento de dados.

"A investigação tem apurado que de fato houve o monitoramento de muitas pessoas -- estima-se em 30 mil pessoas -- clandestinamente, ou seja, de maneira ilegal", afirmou Andrei.

Fonte: Brasil 247

Especialistas apontam intenções por trás da tentativa de golpe em 8/1

 De intervenção à jogo de força, passando por interesses econômicos

Atos Golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

Agência Brasil - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro aprovou em outubro de 2023 o relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O documento pediu o indiciamento de 61 pessoas por crimes como associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros como Walter Braga Neto, da Defesa, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Anderson Torres, da Justiça.

Para a senadora Eliziane Gama, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, “foi autor intelectual e moral” dos ataques perpetrados contra as instituições que culminaram no dia da intentona da extrema direita. Conforme a parlamentar apresenta nas conclusões do relatório da CPMI, o ex-mandatário “usou seus seguidores” para tentar “escapar aos próprios crimes”.

Extrema direita e centrão terão mais que o dobro do Fundo Eleitoral nas eleições municipais

 Partidos de direita receberão cerca de R$ 2,4 bilhões dos R$ 4,9 bilhões do fundo para as eleições municipais deste ano.

Os registros de candidatos da área de saúde aumentaram nas eleições municipais deste ano (Foto: Arquivo/247)

Os partidos da direita e extrema direita como o PL, PP e Republicanos terão mais que duas vezes o valor do Fundo Eleitoral em 2024 na comparação com os partidos que se apresentam como de esquerda.

De acordo com levantamento feito pela consultoria Action Relgov com base na Lei Orçamentária Anual apontam que os partidos de direita receberão cerca de R$ 2,4 bilhões dos R$ 4,9 bilhões do fundo para as eleições municipais deste ano.

Os partidos de centro terão aproximadamente R$ 1,3 bilhão e a esquerda, R$ 1 bilhão. Em 2020, o fundo era de R$ 2 bilhões, menos da metade do estipulado para 2024.

Fonte: Brasil 247

Requião lamenta falta de posicionamento mais nacionalista no governo Lula

 Ex-governador do Paraná também criticou a política econômica, que, segundo ele, atende aos interesses do mercado financeiro

Roberto Requião (Foto: Reprodução)

Neste fim de semana, a jornalista Denise Assis conduziu uma entrevista com o ex-senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião. O vídeo, transmitido pela TV 247, destaca a trajetória política de Requião, que se propôs a apoiar o Partido dos Trabalhadores (PT) nas últimas eleições. A entrevista abordou temas como a política externa, a Lava Jato, a rejeição ao PT no Paraná e a avaliação do primeiro ano do governo Lula.

Requião expressou sua decepção em relação à Lava Jato, destacando sua iniciativa de convidar o ex-juiz Sérgio Moro para expor suas posições no Senado. No entanto, ele argumentou que a operação não se preocupou com a corrupção, mas sim em destruir grandes empresas brasileiras. Além disso, criticou a política econômica atual, destacando a influência do mercado financeiro.

O ex-senador também abordou a privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel) durante o governo da "frente da esperança", expressando sua desaprovação. Requião destacou a rejeição ao PT no estado e apontou a necessidade de uma posição soberana em relação aos Estados Unidos.

Quanto ao governo Lula, Requião lamentou a ausência de figuras mais nacionalistas, mencionando a dificuldade de comunicação com o atual presidente e expressando suas opiniões sobre a política econômica. Ele ainda abordou a situação do Supremo Tribunal Federal, mencionando que, apesar de exageros, a atuação do tribunal foi uma reação necessária para evitar um golpe no Brasil. Assista:

Lenio Streck: "Não conseguimos punir os que mandaram e financiaram o golpe"

 "Escapamos e temos que comemorar, mas refletir muito sobre o que aconteceu e os cuidados que temos que ter com a democracia", diz o jurista

Lênio Streck e os atos golpistas em Brasília (Foto: Reprodução | Reuters)

O jurista e professor Lenio Streck publicou um vídeo nas redes sociais em que faz uma reflexão sobre o um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Lenio afirma que "esse país é incrível" porque "escapamos da Lava Jato, escapamos de todas as perseguições políticas, escapamos dos golpistas e passou-se um ano ainda com problemas".

"Não conseguimos punir os que mandaram fazer o golpe, os que financiaram o golpe. Portanto, comemoremos, mas sempre com o pé atrás", advertiu.

O jurista ainda indaga que se os chefes e financiadores do golpe não forem punidos "será que estaremos de fato fazendo acerto de contas com o passado e com o passado recente?". "Será que poderemos dizer nunca mais?", disse.

E conclui: "Escapamos e temos que comemorar, mas refletir muito sobre o que aconteceu e os cuidados que temos que ter com a democracia".

Fonte: Brasil 247

Movimentos e partidos fazem ato em Brasília em defesa da democracia

 Manifestantes criticaram ataques de 8 de janeiro de 2023

Centrais sindicais finalizam os preparativos para o chamado dia nacional de paralisação, marcado para 10 de novembro, sexta-feira da semana que vem, na véspera da entrada em vigor da Lei 13.467, de "reforma" da legislação trabalhista; com manifestações em locais de trabalho, a atividade inclui ainda atos de protesto, como o de São Paulo, que terá concentração às 9h30 na Praça da Sé, com passeata para a Avenida Paulista (Foto: Aquiles Lins)

Agência Brasil - Movimentos sociais e partidos políticos aproveitaram a manhã de sol deste domingo (7) para mobilizar suas bases e promover um ato suprapartidário em defesa da democracia em Brasília. A manifestação ocorreu em um trecho do Eixo Rodoviário Norte, às vésperas do evento que o governo federal organizou para marcar um ano do ataque aos Três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), em 8 de janeiro de 2023.

Batizado de “Ato em Defesa da Democracia – Sem Anistia Para Golpistas”, a mobilização foi promovida por organizações como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e partidos de esquerda (PCdoB; PDT; PSB; PSOL; PT; PV e Rede). O trânsito de veículos na avenida (DF-002) é interrompido aos domingos, dando vez às pessoas.

Dorival Júnior aceita proposta e será o novo técnico da seleção brasileira

 O técnico comunicou sua decisão à diretoria do São Paulo neste domingo (7)

Dorival Júnior (Foto: Divulgação SPFC)

Dorival Júnior aceitou o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e será o novo técnico da seleção brasileira. 

O técnico comunicou sua decisão à diretoria do São Paulo neste domingo (7), após convite de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. O anúncio deve ocorrer até quarta-feira.

O São Paulo trabalha para encontrar um substituto para 2024. Dorival vai acertar os últimos detalhes de sua rescisão com o clube paulista para iniciar o trabalho visando a Copa do Mundo de 2026.

Fonte: Brasil 247

Na véspera do 8 de Janeiro, PT e aliados fazem em Brasília ato em defesa da democracia


 PT e partidos aliados realizaram em Brasília, neste domingo (7), um ato em defesa da democracia e contra os ataques golpistas que ocorreram há um ano na Praça dos Três Poderes. O evento, que ocorreu na véspera do grande ato que reunirá os chefes dos poderes no Senado, contou com a presença de lideranças políticas, sociais e religiosas, que discursaram no Eixão Norte.

O presidente Lula, que não compareceu ao ato, foi lembrado pelos oradores, que destacaram sua trajetória de resistência e sua vitória nas eleições de 2022. Eles também criticaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a prisão de Lula, que consideraram injustos e antidemocráticos.

Lula e Janja enviam coroa de flores para homenagear Zagallo em velório; estátua do tetracampeão acompanha a despedida (vídeo)


O corpo de Zagallo está sendo velado neste domingo (7), no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A despedida ao maior vencedor de Copas do Mundo será aberta ao público. Fãs, familiares e amigos do “Velho Lobo” já estão no local.

A cerimônia deve acontecer até às 14h (horário de Brasília). Na sequência uma missa restrita à família será realizada. O sepultamento está previsto para 16h, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.


O presidente Lula e a primeira-dama Janja, o Cafu, Bebeto e Ronaldo Fenômeno, ex-companheiros de Zagallo na Seleção Brasileira, prestaram suas últimas homenagens e enviaram coroas de flores ao velório do tetracampeão mundial.


O velório acontece em uma sala do museu com uma estátua de cera de Zagallo, além das quatro taças do Mundial conquistadas pelo “Velho Lobo” (1958,1962,1970 e 1994). O espaço estava fechado desde 2020 por conta da pandemia de COVID-19 e será uma chance do público conhecer de perto a história de um dos maiores nomes do futebol brasileiro.