Para o deputado, "esse grupo, em um modelo de cartel, está visando lucros à custa da estabilidade econômica e monetária do País"
Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) (Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara )
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) protocolou nesta quinta-feira (12) uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), solicitando a abertura de um inquérito administrativo para apurar possível manipulação do câmbio. A petição foi motivada por especulações no mercado financeiro que teriam prejudicado o valor do Real, especialmente após a divulgação, no final de novembro, do pacote fiscal do governo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Segundo Caio Junqueira, da CNN Brasil, Dirceu sugere em sua representação que um grupo de operadores financeiros ligados à região da “Faria Lima”, em São Paulo, tenha agido de maneira especulativa e ilegal, impondo perdas à economia brasileira e à sociedade. O deputado afirma que, logo após o anúncio das medidas de ajuste fiscal, começou um ataque à moeda nacional, que culminou na desvalorização do real frente ao dólar. "Esse grupo, em um modelo de cartel, está visando lucros à custa da estabilidade econômica e monetária do País", destaca Zeca Dirceu.
O parlamentar também destacou os danos causados pela queda do valor da moeda nacional, que, segundo ele, eleva a inflação e prejudica o poder de compra da população. Por isso, ele pede ao Cade que adote medidas para investigar a prática de eventuais infrações à Ordem Econômica, como abuso de poder econômico e formação de cartel.
Além da investigação, Dirceu requisita que o Cade tome medidas cautelares para impedir que as ilegalidades continuem ocorrendo. Ele também solicita que o Ministério Público Federal seja notificado para tomar as providências necessárias, tanto no campo civil quanto penal.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário