quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Vereador que jogou dinheiro pela janela ao ser preso é filiado a partido de extrema-direita

Fontes da investigação apontam que os recursos desviados eram direcionados a esquemas sofisticados de lavagem de dinheiro

(Foto: Reprodução)

O vereador eleito de Campo Formoso (BA), Francisco Manoel do Nascimento Neto, conhecido como Francisquinho Nascimento (União Brasil), protagonizou uma cena inusitada nesta terça-feira (10) ao ser alvo de mandado de prisão preventiva pela Polícia Federal (PF). Antes de ser detido, ele arremessou uma sacola cheia de dinheiro pela janela de um apartamento. As informações são do Metrópoles.

Francisquinho foi eleito em 2024 com 2.250 votos, sendo o quarto mais votado da cidade. Antes de sua eleição, atuava como secretário-executivo na Prefeitura de Campo Formoso, comandada por Elmo Nascimento, irmão do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), primo do vereador eleito.

Elmar, figura influente no Centrão da Câmara dos Deputados, tentou viabilizar sua candidatura à presidência da Casa, mas desistiu após perder o apoio do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Operação Overclean

A ação que levou à prisão de Francisquinho faz parte da Operação Overclean, uma força-tarefa que reúne a PF, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, o grupo investigado teria movimentado aproximadamente R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos com órgãos públicos apenas em 2024. A operação cumpre 17 mandados de prisão preventiva, 43 de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens em cinco estados: Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Fontes da investigação apontam que os recursos desviados eram direcionados a esquemas sofisticados de lavagem de dinheiro, e a atitude de Francisquinho ao tentar descartar uma sacola de valores reforça a suspeita de ocultação de provas.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário