Presidente eleito dos Estados Unidos exige "um cessar-fogo imediato" e afirma que "a China pode ajudar" nas negociações entre Rússia e Ucrânia
Volodymyr Zelensky e Donald Trump (Foto: Reuters/Shannon Stapleton)
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Ucrânia está disposta a negociar um acordo de paz com a Rússia, pedindo "um cessar-fogo imediato" e o início de conversas diplomáticas entre os dois países, informa a agência TASS. A declaração foi feita por meio de sua conta na plataforma Truth Social, destacando a urgência de uma solução negociada para evitar uma escalada ainda mais grave do conflito.
Segundo Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, "gostaria de fazer um acordo [com a Rússia] e parar a loucura". O presidente eleito também ressaltou que "deve haver um cessar-fogo imediato e as negociações devem começar", sinalizando que "a China pode ajudar" nas conversas de paz.
A declaração ocorre em meio a uma guerra que já se arrasta há quase três anos, com milhares de vítimas e graves impactos geopolíticos e econômicos. Trump alertou que, se as hostilidades continuarem, "pode se transformar em algo muito maior e muito pior", reforçando a necessidade de ação diplomática imediata.
O governo ucraniano tem reiterado que só aceitará conversas de paz se houver uma retirada completa das tropas russas de seu território, incluindo a Crimeia e regiões ocupadas no leste do país.
Fonte: Brasil 247 com agência TASS
Nenhum comentário:
Postar um comentário