"Achei que tinha rachado o cérebro, rachado o casco, sabe? Eu fui direto para o Sírio-Libanês", disse Lula, na época
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia no Palácio do Planalto 25/10/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
O acidente doméstico sofrido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 19 de outubro foi o ponto de partida para a hemorragia intracraniana que resultou na cirurgia desta madrugada. Um mês atrás, o presidente Lula relatou o que ocorreu, durante uma entrevista. Segundo Lula, a queda ocorreu enquanto ele cortava as unhas no banheiro do Palácio da Alvorada. “Eu estava sentado em um banco que eu sempre sentei. Quando eu fui guardar o estojo [com o kit de cortar unhas], ao invés de eu mexer com o banco, eu mexi só com o corpo. Bom, e aí, o dado concreto é o seguinte, é que não teve mais espaço, ou seja, a minha bunda não levitou, então, eu caí e bati com a cabeça", relatou.
O impacto foi significativo, causando uma batida forte na cabeça que, segundo o presidente, resultou em muito sangramento. "Achei que tinha rachado o cérebro, rachado o casco, sabe? Eu fui direto para o Sírio-Libanês", relembrou. Apesar do susto inicial, exames realizados no momento não apontaram a necessidade imediata de cirurgia.
Entretanto, o presidente passou a realizar ressonâncias magnéticas regularmente, conforme orientação médica, para monitorar possíveis complicações. As lesões decorrentes da queda levaram Lula a cancelar três viagens internacionais importantes, seguindo recomendações médicas para evitar voos longos que pudessem agravar sua condição.
A evolução até a cirurgia
Ontem, após relatar dores de cabeça, Lula realizou nova ressonância magnética no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, onde foi diagnosticada uma hemorragia intracraniana. Ele foi transferido para a unidade de São Paulo do mesmo hospital, onde foi submetido à craniotomia para a drenagem do hematoma. Segundo o ministro Paulo Pimenta, a cirurgia transcorreu sem intercorrências, e o presidente está em recuperação.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário