quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Relatório de 2020 já apontava problemas graves na ponte entre Maranhão e Tocantins

Ponte que liga o Tocantins ao Maranhão desabou neste domingo Foto: Reprodução

O desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), deixou quatro mortos e ao menos 13 desaparecidos no último domingo (22).

A estrutura, construída na década de 1960, já apresentava graves problemas estruturais identificados em documentos de 2020 e em um edital de concorrência de maio deste ano, divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

Em um termo de licitação de 2020, o DNIT indicou fissuras, rachaduras e inclinações nos pilares da ponte, recomendando intervenções para “recuperação, reforço e reabilitação”. Em maio de 2024, o órgão abriu um edital para contratação de serviços de reabilitação da ponte, mas nenhuma empresa foi habilitada e classificada para realizar a obra.

O edital já alertava que a ponte apresentava vibrações excessivas, desgaste estrutural e necessidade urgente de recuperação. “A reabilitação desta OAE [Obra de Arte Especial] se faz necessária para que sua integridade e segurança passem a ser compatíveis com as normas atuais”, dizia o documento.

Além do colapso estrutural, a queda da ponte causou a liberação de cargas perigosas no Rio Tocantins. Cerca de 70 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de agrotóxicos caíram no rio. Amostras de água estão sendo analisadas por órgãos ambientais federais para determinar possíveis contaminações.

Equipe de resgate depois do desabamento da ponte JK. Foto: Divulgação

Por precaução, o governo do Maranhão pediu que a população e as prefeituras evitem usar a água do rio para abastecimento. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estima que 18 cidades nos estados do Maranhão e Tocantins possam ter sido afetadas.

Equipes do Corpo de Bombeiros retomaram as buscas pelos desaparecidos na manhã desta terça-feira (24). O desabamento ocorreu enquanto oito veículos atravessavam a ponte, levando ao colapso completo da estrutura.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, sobrevoou a região na segunda-feira (23) e anunciou um decreto de emergência para destinar R$ 100 milhões à reconstrução da ponte. Segundo o ministro, as obras serão iniciadas em 2025, com previsão de entrega no mesmo ano.

Além disso, uma sindicância foi aberta para investigar as causas do acidente e identificar responsabilidades. Técnicos do DNIT estão no local desde o dia do acidente para realizar uma análise detalhada da estrutura e apontar os motivos do colapso.

Fonte: DCM

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