sábado, 7 de dezembro de 2024

Raízes do Cedro: os números finais da maior repatriação da história do Brasil

A operação priorizou idosos, mulheres, crianças, gestantes e pessoas com deficiência, oferecendo suporte médico e psicossocial

06.10.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepciona e dá as boas-vindas aos cidadãos brasileiros repatriados do Líbano em voo da FAB na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos - SP. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A Operação Raízes do Cedro, maior repatriação da história do Brasil, trouxe de volta 2.663 pessoas do Líbano, incluindo 1.991 brasileiros e familiares de 13 nacionalidades, além de 34 animais domésticos. Realizada em 13 voos da Força Aérea Brasileira, a ação contou com 300 horas de voo, 27,3 toneladas de medicamentos e 62,5 toneladas de alimentos enviados ao Líbano.

A operação priorizou idosos, mulheres, crianças, gestantes e pessoas com deficiência, oferecendo suporte médico e psicossocial durante os voos e na chegada ao Brasil. Além disso, uma força-tarefa garantiu acolhimento humanitário, com 856 pessoas hospedadas temporariamente em hotéis e assistência para integração às famílias ou novas localidades.

O governo brasileiro também flexibilizou regras para entrada de animais, reforçando o compromisso com o bem-estar humano e animal em situações de emergência humanitária.

Um acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah entrou em vigor em 27 de novembro. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, explicou que o cessar-fogo era necessário para focar na suposta ameaça iraniana e isolar o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza. Ele destacou que Israel retomará as hostilidades se o Hezbollah violar a trégua. O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que, em caso de violação do cessar-fogo, Israel não fará distinção entre o Hezbollah e o Estado do Líbano.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário