segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Quaest: a nova pesquisa sobre a aprovação do governo Lula


O presidente Lula (PT). Foto: reprodução

A nova pesquisa Genial/Quaest, que avaliará a aprovação do governo Lula (PT), será realizada nesta semana. A partir de hoje, a Quaest começará a coletar opiniões de forma presencial, ouvindo 2 mil eleitores com 16 anos ou mais em diversas regiões do país, conforme informações do colunista Lauro Jardim, do Globo.

Na pesquisa anterior, realizada em outubro, os números não foram animadores para o governo. Pela primeira vez desde junho de 2023, a avaliação positiva não ficou à frente da negativa. Os resultados mostraram que 32% avaliaram o governo como positivo, 33% classificaram como regular, e 31% deram uma avaliação negativa. Esses dados apontaram uma tendência de queda na popularidade.

Desta vez, a pesquisa ocorre em um cenário misto para o governo. Entre as dificuldades, o dólar a R$ 6 se destaca como uma questão crítica. Por outro lado, a redução da miséria e da extrema pobreza em 2023 é um dado positivo, embora aliados de Lula considerem que o governo falhou em comunicar essa conquista de forma eficaz.

A divulgação da pesquisa acontece pouco depois de Lula criticar abertamente a estratégia de comunicação do governo. Em um discurso ao PT na última sexta-feira, o presidente, sem mencionar nomes diretamente, fez referência ao trabalho do ministro Paulo Pimenta ao abordar os problemas na área.

“Há um erro do governo na questão da comunicação e sou obrigado a fazer as correções necessárias. Alguma coisa precisa ser mudada para que as pessoas tenham acesso àquilo que nós estamos fazendo. Nós não estamos conseguindo colocar as coisas que estamos fazendo. E essa é uma das minhas preocupações que quero começar a resolver no começo de ano e quero resolver junto com o partido”, afirmou Lula

Viagem de Lula para a China está mantida, diz Pimenta

O ministro Paulo Pimenta e o presidente Lula durante reunião no Palácio do Planalto. Foto: reprodução

Fonte: DCM com informações do jornal Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário