Sucessão de Gleisi Hoffmann deve ser marcada por disputa entre José Guimarães e Edinho Silva
(Foto: Lula Marques)
Começa neste sábado (7), em Brasília, a reunião do diretório nacional do PT que dará início ao processo sucessório da presidente da sigla, Gleisi Hoffmann. A disputa interna, prevista para culminar na eleição de julho de 2025, deve opor dois nomes de peso: o prefeito de Araraquara e ex-ministro Edinho Silva, favorito ao posto, e o deputado federal José Guimarães, líder do governo na Câmara. Apesar de especulações sobre a possível entrada de Paulo Okamoto, histórico aliado petista, na corrida pela presidência do partido, dirigentes próximos descartaram sua candidatura.
Segundo Lauro Jardim, do jornal O Globo, José Guimarães reúne apoio de um grupo próximo à atual direção partidária, encabeçado por Gleisi Hoffmann e pela tesoureira Gleide Andrade. Esse bloco está mais alinhado às correntes tradicionais do PT e a setores identificados com a ala mais à esquerda do governo Lula.
Por outro lado, Edinho Silva é visto como o nome preferido de figuras influentes que ocupam cargos estratégicos no governo federal, como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Fernando Haddad (Fazenda).
O presidente Lula (PT) não declarou, ainda, apoio a nenhum candidato. Até o momento, Lula adota uma postura de “deixa correr”, segundo relatos de aliados próximos. A interlocutores que apoiam Guimarães, o presidente teria respondido apenas um enigmático “vai tocando” ao ser questionado sobre a eleição interna do partido, enquanto informações de bastidores sugerem que seu favorito seja Edinho.
A principal missão de Edinho Silva, segundo líderes petistas, será costurar acordos internos e superar as resistências do bloco que hoje está sob influência direta de Gleisi. O clima de confronto interno já começa a se desenhar, e nos próximos sete meses, a expectativa é de disputas e negociações até a escolha do próximo presidente do partido.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário