O Programa Municipal de Hortas Solidárias, iniciativa coordenada pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana (Semaf), foi selecionado para compor e-book que será publicado no site do Ministério da Saúde (MS) em fevereiro de 2025. Além de Apucarana, no Paraná somente a capital, Curitiba, teve programa selecionado.
“Nossas hortas hoje estão presentes em todas as regiões da cidade, transformando vidas ao promover saúde, inclusão, bem-estar social e geração de trabalho e renda junto à população. É Apucarana mais uma vez em destaque positivo, tendo suas políticas públicas replicadas como referência para todo o Brasil”, enalteceu o prefeito Júnior da Femac, parabenizando toda equipe municipal e horticultores envolvidos no programa.
Segundo explica a secretária da Semaf, Denise Canesin, o processo de mapeamento das experiências da agricultura urbana e periurbana nos serviços de saúde e assistência social por parte do Ministério da Saúde teve início no mês de abril e foi seguido de duas etapas seletivas. Ao final, foram elencados 44 programas desenvolvidos por gestores e/ou servidores públicos, das esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal; integrantes de coletivos ou de organizações e associações da sociedade civil e integrantes de grupos de extensão e/ou pesquisa em universidades.
“Uma vez que contribui para o alcance de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, mais especificamente no âmbito do ODS 2, que se resume em erradicar a fome, alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população e acabar com todas as formas de desnutrição, garantindo sistemas sustentáveis de produção de alimentos, o Programa Municipal de Hortas Solidárias de Apucarana destacou-se no eixo temático “Fortalecimento de práticas integradas em agricultura urbana e periurbana para saúde e assistência social””, detalhou Denise Canesin, secretária da Semaf.
Com o objetivo de contribuir e subsidiar a elaboração e implementação de estratégias e políticas públicas semelhantes em todo o país, o levantamento que referenciou o programa de Apucarana e vai virar um e-book foi realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e apoio da Embrapa Hortaliças.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário