quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Presidente da CUT tem expectativa otimista para 2025

“A luta tem que ser feita com muita alegria e muito otimismo. Tenho certeza que 2025 será grande ano”, afirma Sérgio Nobre, presidente da CUT

Sergio Nobre (Foto: Roberto Parizotti/CUT)

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, afirmou durante podcast gravado poucos dias antes do Natal, faz uma avaliação otimista sobre o ano que se encerra e as perspectivas para 2025. Para ele, o governo popular de Luiz Inácio Lula da Silva não mediu esforços para reconstruir o país, apesar de um Congresso Nacional conservador e um Banco Central que a todo momento boicotou a economia brasileira, mantendo em patamar elevado a taxa de juros Selic.De acordo com reportagem da página da CUT, o presidente da entidade comemorou o fato de que o Brasil “está caminhando para o pleno emprego”.

Sérgio Nobre afirmou também que 2025 é um ano importante para as pautas sindicais. Entre os desafios está o de reforçar o modelo sindical. “No começo do ano, teremos um Projeto de Lei que vai tramitar no Congresso, depois de dois anos de negociação para que a gente consiga definitivamente ratificar a Convenção 151 [da OIT], para que os servidores púbicos tenham direito de negociação”, afirmou.

Além da Convenção 151, Sérgio Nobre afirmou estar convencido que será aprovado um projeto de fortalecimento sindical que ampliará a representação dos trabalhadores. “Hoje, nosso modelo sindical, só está dentro dele, tem proteção sindical, quem tem carteira assinada ou é concursado. A gente sabe que metade da classe trabalhadora não está nessa condição. Temos um modelo que não protege 100% [os trabalhadores] e precisamos fazer isso. Quem trabalha merece ter direitos”, disse.

Entre as expectativas, o dirigente disse estimar que a economia do Brasil crescerá ainda mais e isso impactará na atuação sindical de forma positiva, por meio das negociações coletivas.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário