segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

População idosa cresce no Brasil e abre novas oportunidades para pequenos negócios

Dados publicados pelo IBGE mostram um salto de 75,5 para 76,4 anos. Como os pequenos negócios podem lidar com aeconomia da longevidade

(Foto: Freepik/Jpramxs)

André Luiz Gomes, Agência Sebrae - A quantidade de pessoas acima dos 60 anos não para de crescer no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados nesta sexta-feira (29), a expectativa de vida do brasileiro chegou a 76,4 anos. Os dados são da Tábua de Mortalidade, apurada em 2023. No ano anterior, a projeção de vida das pessoas no país ao nascer era de 75,5 anos. As informações levam em conta a média entre homens e mulheres.

Ao observar este movimento, o Sebrae orienta os pequenos negócios em relação à economia da longevidade – também conhecida como economia prateada. Em pouco mais de duas décadas, a quantidade de idosos no país dobrou. Saiu de 15,2 milhões, em 2000, para 33 milhões, em 2023. A previsão é de que, em 2070, mais de um terço da população nacional será de pessoas acima dos 60 anos (37,8%).

"É necessário que os pequenos negócios estejam adaptados a este momento da sociedade. Por isso, é importante capacitar os funcionários para atender este público e torná-lo fiel", afirma Flávio Barros, analista de Competitividade do Sebrae.

O analista ressalta que é importante que os pequenos negócios tornem a experiência do consumidor mais prazerosa, para fazer com que ele volte mais vezes. Pensar em estratégias como filas e estacionamentos especiais, equipe cordial e tempo de espera reduzido podem contribuir com a satisfação do idoso.

Saiba mais sobre a economia prateada e as tendências para este mercado:

Para atrair o público formado por pessoas acima dos 60 anos, é importante que os pequenos negócios levem em consideração três aspectos:

1) Atendimento: O atendimento a uma pessoa acima de 60 anos não pode ser feito da mesma forma que o serviço que é oferecido a uma pessoa jovem. É necessário um atendimento especial. Pode ser que a velocidade de processamento e tomada de decisão de uma pessoa com mais de 60 anos seja diferente e ela precise de um tempo a mais para tomar a decisão de compra.

2) Comunicação: É necessário que o público sênior se enxergue em suas ações de marketing. É interessante que as redes sociais também estejam adaptadas a estes possíveis clientes.

3) Respeito: O cliente com mais de 60 anos é muito mais fiel do que um consumidor jovem. Isso é importante também para o empreendedor, afinal, fidelizar cliente é uma garantia e um diferencial no mercado. O etarismo é algo que desrespeita e incomoda profundamente este público.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário