Funcionários da multinacional participaram de uma paralisação reivindicando por uma nova forma de trabalho
Ato contra a escala 6 x 1 no Brasil (Foto: Letycia Bond / Agência Brasil)
Empresa americana de alimentos e dona das marcas como Toddy, Gatorade e Pepsi, a Pepsico entrou em um acordo com os funcionários que promoveram desde o dia 24 de novembro uma greve nas fábricas de Sorocaba (interior de São Paulo) e na unidade de Itaquera (bairro de São Paulo). Funcionários da multinacional participaram de uma paralisação reivindicando por uma nova forma de trabalho. A categoria demonstrou posição favorável a um projeto em análise no Congresso para acabar com a escala 6 x 1, em que a pessoa trabalha 6 dias e folga 1.
Pelo acordo entre a Pepsico e seus trabalhadores, os funcionários da fábrica de Itaquera, em São Paulo. A escala 6x1 continuará, mas os funcionários ganharão 1 dia de folga no sábado por mês. O relato foi publicado na Exame.
Em nota, a empresa afirmou que o Tribunal Regional de Justiça do Trabalho e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (Stilasp) aprovaram o processo de negociação.
A Pepsico, que gera cerca de 12 mil empregos diretos e 44 mil indiretos no país. “Importante esclarecer que a escala 6X1 está vigente há anos na companhia - assim como em diversos setores da indústria e do comércio no Brasil - e que está prevista na legislação em vigor no país. A PepsiCo reconhece a importância de seu papel socioeconômico, atuando há mais de 70 anos no Brasil, e reafirma o seu compromisso e respeito com as pessoas, sempre baseada em relações éticas e responsáveis, que orientam as suas decisões.”
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário